Educação
Corrida MEC 95 anos tem 6 mil pessoas inscritas
O Ministério da Educação (MEC) promoverá, neste domingo (28), a Corrida e Caminhada MEC 95 Anos, evento que une esporte, saúde e celebração pelos 95 anos da pasta na construção de políticas públicas educacionais no Brasil. A prova reúne cerca de 6 mil inscritos, entre servidores, terceirizados, estagiários, atletas amadores e a comunidade em geral, que disputarão em categorias como masculino, feminino e paratletas.
Os inscritos se distribuem da seguinte forma: 20% no percurso de 3 km, 63% nos 5 km e 17% nos 10 km. Do total de participantes, 51% são trabalhadores do MEC e 49% são do público externo. Quanto ao gênero, a corrida registrou uma ampla participação feminina no evento: 58% de mulheres inscritas e 42% de homens.
Kits – Os kits da corrida, compostos por um número de peito, chip de cronometragem, pulseira de identificação, camiseta e medalha de participação (pós-prova) começaram a ser entregues na última quinta-feira (25) e seguem até sábado (27), das 10h às 20h, no Jardim Urbano do Shopping Conjunto Nacional, Piso 3, em Brasília. A retirada dos kits ocorre mediante apresentação de documento de identificação com foto e comprovante de inscrição.
Para a retirada, é necessário doar um caderno capa dura brochura (80 a 100 folhas) ou uma caixa de lápis de cor (12 cores). Alternativamente, o kit poderá ser retirado mediante a doação de um tênis esportivo usado em bom estado. A doação é obrigatória. As informações completas sobre a retirada de kits estão disponíveis na página da corrida, no portal do MEC, e podem ser conferidas aqui.
Percurso – A largada será por blocos, com prioridade para os paratletas, em frente ao edifício-sede do MEC, com percursos de 3 km (caminhada), 5 km e 10 km. O trajeto passa por alguns dos principais cartões-postais da capital, como a Catedral Metropolitana e o Congresso Nacional. A chegada também será em frente ao ministério.
Programação especial – A realização da corrida foi uma sugestão dos trabalhadores do ministério, que participaram de uma pesquisa interna para dar sugestões sobre como queriam comemorar os 95 anos da pasta. Desse modo, a Corrida e Caminhada MEC 95 anos representa um momento coletivo de pertencimento, orgulho e conexão com quem esteve, está e seguirá fazendo parte da educação brasileira. Confira a programação do evento:
6h30 – Abertura oficial e concentração dos participantes;
6h45 – Aquecimento coletivo;
7h – Largada das provas de 5 km e 10 km;
7h15 – Largada da prova de 3 km;
8h30 – Fit dance: mexa-se ao som da música;
9h30 – Cerimônia de premiação e sorteios;
10h – Show com Adriana Samartini;
11h30 – Sorteios especiais;
12h – Samba dos amigos e encerramento.
Assessoria de Comunicação Social do MEC
Fonte: Ministério da Educação
Educação
MEC fará seminário sobre política de educação superior
Com o intuito de construir diretrizes para a formulação da Política Nacional de Educação Superior (Pneds), o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), promoverá o Seminário Pneds, com o tema “Educação Superior como Política de Estado: fundamentos, objetivos e compromissos institucionais”. O objetivo é escutar especialistas e a sociedade para a elaboração da política, com ênfase na diversidade, equidade e inclusão. O encontro ocorrerá na sexta-feira, 17 de abril, das 8h às 13h (horário de Brasília), no Plenário do Conselho Nacional de Educação (CNE), em Brasília (DF).
Estão confirmadas as presenças do secretário de Educação Superior, Marcus David; da secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão, Zara Figueiredo; da diretora de Desenvolvimento Acadêmico da Sesu, Lucia Pellanda; e do diretor de Políticas de Acesso à Educação Superior, Adilson Carvalho. A mediação será feita pelo coordenador-geral de Políticas Estudantis da Sesu, Artur Araujo.
O evento contará também com a presença de estudantes, docentes e técnicos-administrativos, gestores de instituições de educação superior, pesquisadores, especialistas, representantes de movimentos sociais, da sociedade civil e de órgãos governamentais e de participação social. O seminário integra uma série de atividades de escuta, com participação social, que estão acontecendo desde agosto de 2025, visando à formulação da política.
A programação conta com as palestras “Educação Superior Indígena: diversidade sociocultural e políticas educacionais” e “Povos Quilombolas e Educação Superior: reconhecimento, inclusão e justiça educacional”. Essa última discutirá a educação superior a partir do reconhecimento dos direitos dos povos quilombolas, da valorização de seus saberes tradicionais e epistemologias próprias, da necessidade de revisão curricular, incluindo disciplinas obrigatórias, metodologias inclusivas e estratégias institucionais para o enfrentamento da reprovação, evasão e abandono.
Outra palestra será “Relações Étnico-Raciais e Educação Superior: desafios e perspectivas institucionais”. Nela, será analisada a educação das relações étnico-raciais na educação superior, com ênfase na incorporação de epistemologias negras nos currículos, na obrigatoriedade de disciplinas específicas e no enfrentamento de práticas acadêmicas excludentes que naturalizam a reprovação e aprofundam desigualdades, especialmente para estudantes cotistas e negros.
A programação inclui, ainda, a palestra “Pessoas com Deficiência na Educação Superior: acessibilidade, inclusão e responsabilidade institucional”, que abordará a inclusão de pessoas com deficiência na educação superior, com foco na acessibilidade, revisão de práticas avaliativas, metodologias de ensino inclusivas e superação da cultura acadêmica que associa qualidade à exclusão, com responsabilização institucional pelos resultados acadêmicos e pelo sucesso estudantil.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu
Fonte: Ministério da Educação
-
Educação6 dias agoDesempenho de cotistas na graduação é superior à média
-
Agro6 dias agoInadimplência no crédito rural atinge recorde e reforça necessidade de gestão financeira no campo
-
Paraná6 dias agoFrancisco Zanicotti é reconduzido ao cargo de Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Paraná
-
Polícial6 dias agoPCPR e IAT interrompem descarte irregular de carcaças bovinas e poluição ambiental em Carambeí
-
Agro6 dias agoAgrotins volta em maio e consolida vitrine de tecnologia no Norte
-
Paraná7 dias agoTribunal do Júri de Medianeira condena a 19 anos e 3 meses de prisão homem denunciado pelo MPPR por tentativa de feminicídio contra ex-companheira
-
Entretenimento4 dias agoCarlos Alberto de Nóbrega conhece bisneto recém-nascido e se emociona na web
-
Política Nacional6 dias agoDívidas rurais: projeto no Senado prevê refinanciamento; veja quem tem direito
