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Coronavírus: A Revista Paraná mostra o que foi cancelado ou adiado no Paraná

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Ações do poder público e da iniciativa privada visam prevenir a transmissão do vírus. Segundo os últimos dados do Ministério da Saúde, no estado são 80 casos suspeitos e seis confirmados.

Com o intuito de prevenir a transmissão do novo coronavírus, autoridades públicas e organizadores de atividades particulares, com aglomeração de pessoas, decidiram suspender ou adiar os eventos.

Os últimos dados do Ministério da Saúde, divulgados no domingo (15), mostraram que no Paraná há 80 casos suspeitos do novo coronavírus; seis pessoas testaram positivo; e 50 suspeitas foram descartadas.

Não há confirmação de transmissão comunitária – que são aqueles casos em que não é possível identificar a trajetória de infecção do vírus.

UNIVERSIDADES

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) suspenderam as aulas por duas semanas por causa do novo coronavírus.A medida é válida para as atividades letivas acadêmicas presenciais, a partir desta segunda-feira (16).

A Universidade Estadual de Londrina (UEL), no norte do Paraná, suspendeu, por recomendação do Ministério da Saúde, todos os eventos com aglomerações de pessoas como uma das medidas de prevenção ao novo coronavírus. Palestras, simpósios, congressos e outros eventos acadêmicos.

Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) anunciou que palestras, seminários, eventos culturais e desportivos, previstos para março e abril, devem ser cancelados.

Os campi de Realeza, no sudoeste do Paraná, e de Laranjeiras do Sul, na região central do estado, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) estão com as atividades acadêmicas presenciais suspensas a partir desta segunda-feira (16).

Universidade Positivo anunciou que vai seguir as recomendações das autoridades públicas de saúde e que as aulas presenciais dos alunos de graduação e pós-graduação foram suspensas de 17 a 29 de março.

RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS

Universidade Federal do Paraná vai fechar os Restaurantes Universitários (RUs) a partir desta segunda-feira (16). O objetivo da medida, de acordo com a UFPR, é evitar o aglomerado de pessoas nos RUs e a contaminação de alimentos e utensílios de cozinha.

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Primeira Jornada Regiões Turísticas fortalece potencial do setor no Sudoeste

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Mais de 150 empreendedores, agentes turísticos, entidades municipais e regionais do setor participaram nesta sexta-feira (19) da primeira edição das Jornadas Regiões Turísticas do Paraná, realizada em Pato Branco, no Sudoeste do Estado. A programação contou com oficinas, orientações do programa Turismo na Escola e dinâmicas de rodadas de negócios, uma forma de capacitar os envolvidos para que explorem de maneira segura, consciente e com visão de mercado, o potencial turístico de seus municípios.

O evento é idealizado e promovido pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu), com apoio da Instância de Governança Regional (IGR) Vales do Iguaçu. A abertura reuniu prefeitos, secretários municipais e pessoas ligadas ao trade local. A proposta da iniciativa, que deve acontecer em todas as regiões do Estado, é fortalecer o turismo local e ampliar a rede de profissionais que atuam na área. 

Para a diretora-geral da Setu, Camila Aragão, escolher a região turística Vales do Iguaçu como sede da primeira edição das jornadas é um passo importante para ampliar as atividades neste setor. “Escolhemos essa região porque observamos o potencial do turismo aqui. Além disso, o evento serve para mostrar como o Governo do Paraná pode ajudar a alavancar esses atrativos únicos que existem no Sudoeste”, disse.

As oficinas ofertadas ao longo do dia abordaram diferentes questões envolvendo o potencial turístico do Sudoeste paranaense. Foram ministrados workshops sobre roteirização turística, marketing, capacitação no projeto Turismo na Escola e orientações sobre linhas de crédito para trabalhar o turismo desde a base.

O presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, Rogério Sidral, disse que o evento é fundamental para unir a iniciativa privada, as entidades públicas e os moradores do entorno na ampliação da atividade turística. “Os participantes, com certeza, estarão preparados e com condições de propagar esse conhecimento pelos municípios. Os cases apresentados são similares às situações que temos na região. Esse evento foi um divisor de águas, com ações que vão fazer a diferença na vida do empreendedor” afirmou.

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OPORTUNIDADES – Para o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Itapejara d’Oeste, Leonardo Lucine, os micro e pequenos empreendedores, espalhados pelos 42 municípios que fazem parte da região Vales do Iguaçu, encontraram nas oficinas novas ferramentas e conhecimentos para entrar de fato na cadeia do turismo. “A troca de experiências e conhecimentos vão fazer a diferença no trabalho diário”, afirmou.

“Os cases de sucesso que foram apresentados se somam aos que já pensamos para o turismo na região. É importante ter cada vez mais integração, conhecendo pessoas do mesmo ramo de outros municípios vizinhos e motivando a população a acreditar no potencial. Quando um município ganha destaque, devido à proximidade, os outros também são promovidos”, disse.

A professora e coordenadora educacional Silvana Machado participou da oficina de qualificação do projeto Turismo na Escola, Governo do Estado, que visa despertar nos alunos e professores o interesse em trabalhar com o turismo local. Para ela, os temas abordados vão agregar em suas atividades em sala de aula, que agora contam com o turismo como ferramenta de estudo. 

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“Hoje tivemos contato com muito aprendizado por meio da oficina. Já estou com muitas ideias, o turismo vai fazer com que as crianças aprendam e conheçam novos lugares da própria cidade. Temos na nossa cidade, Salgado Filho, muitos locais para conhecer com as crianças”, disse.

A rodada de negócios também oportunizou aos participantes ampliarem contatos, proporcionando uma interação coletiva, com propósito de gerar novas redes. O guia de turismo Franck Aflanio garante que a interação vai render bons frutos ao seu trabalho. “Acho que fiz 20 contatos em questão de 15 minutos de dinâmica e fiquei com o contato destas pessoas. Caso algum interesse dessas pessoas combine com as minhas intenções no turismo, eu posso falar com elas”, explicou.

EXPOSIÇÕES – Em paralelo aos debates, a secretaria estadual do Turismo montou um espaço no auditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná de Pato Branco. O local foi pensado para oferecer aos empreendedores locais a possibilidade de expor seus produtos turísticos e trabalhos artesanais.

A produtora de chocolates exóticos de Ampére Camila Crestani viu nesse espaço uma boa oportunidade de venda. “Além do chocolates exóticos, investimos nas embalagens bem feitas. As pessoas até se surpreendem com a qualidade dos produtos feitos no Sudoeste do Paraná. Por isso, expor no evento é extremamente válido, pois fomos apresentados a um marketing turístico que de fato pensa nos pequenos negócios, diferente de outras oficinas, que priorizam apenas os grandes empreendimentos”, comentou.

Fonte: Governo PR

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