Paraná
Contra a dengue: ações de combate ao mosquito foram redobradas no Paraná, neste sábado
Profissionais de saúde, gestores municipais, crianças, adultos e instituições se uniram neste sábado (16) em todo o Estado para o combate à dengue. A ação fez parte da mobilização estadual da Secretaria de Estado da Saúde, Defesa Civil, integrantes do Comitê Intersetorial para o Controle da Dengue e da primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa, que convocaram os paranaenses a participarem ativamente do enfrentamento à doença, em várias frentes, como limpeza de locais onde o mosquito transmissor pode se reproduzir e ações educativas.
Mesmo com as altas temperaturas registradas em todo o Paraná, as equipes municipais, em parceria com as Regionais de Saúde, realizaram remoções de focos do mosquito Aedes aegypti em casas, terrenos baldios e espaços públicos, como praças. Os profissionais também realizaram entrega de material impresso com orientações sobre a doença e sobre prevenção, em ruas e escolas do Estado.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, ressaltou a importância da iniciativa e da dedicação de todos que participaram das ações. “O combate à dengue no Paraná acontece todo dia, mas neste sábado o esforço foi dobrado. Temos de fortalecer as ações também dentro de casa, no fundo do quintal, contamos com a colaboração de todos para vencermos essa batalha”, disse.
EMERGÊNCIA – o Paraná está em situação de emergência em saúde pública para a dengue desde quinta-feira (14). A medida foi tomada pela Secretaria de Estado da Saúde devido ao aumento no número de casos e óbitos confirmados pela doença nas últimas semanas. O decreto 5.183/2024 terá vigência por 90 dias e tem como finalidade reforçar ações adotadas para o controle e combate à doença.
Nesta sexta-feira (15), o Governo do Estado lançou mais uma campanha para combater a dengue. Dessa vez, como forma de chamar atenção para o tema, recorreu à inteligência artificial para falar sobre a importância das medidas simples de combate ao mosquito, como não deixar água parada, ambiente propício para a criação do Aedes Aegypit.
Fonte: Governo PR
Paraná
Estado divulga classificação definitiva de concurso público da Secretaria da Saúde
As secretarias estaduais da Administração e da Previdência (Seap) e da Saúde (Sesa) publicaram nesta segunda-feira (22) a classificação definitiva dos candidatos aprovados no concurso público da Sesa (Edital nº 265/2025). O documento consolida as notas das provas e o resultado dos recursos das etapas complementares. Confira a classificação para Ampla Concorrência, Pessoas com Deficiência e Heteroidentificação.
O certame, realizado pela Fundação Fafipa, ofertou 641 vagas para contratação sob o regime estatutário. As oportunidades foram distribuídas entre as Macrorregionais de Saúde do Estado para profissionais de nível técnico e superior, com salários iniciais que variam de R$ 4.231,60 a R$ 7.616,88.
“Esse concurso é um passo importante para fortalecer a assistência à saúde no Paraná. Com servidores efetivos e valorizados, estamos oferecendo atendimento de qualidade e humanizado aos paranaenses de todas as regiões do Estado”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves. Ela enfatizou ainda que o concurso acabou com um hiato de quase dez anos nas contratações do quadro próprio.
Os candidatos aprovados ingressam em duas principais carreiras da saúde pública estadual, sendo “Promotor de Saúde Profissional (Nível Superior)”, com 325 vagas para médicos (diversas especialidades), enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, entre outros, e para “Promotor de Saúde Execução (Nível Técnico)”, com 316 vagas voltadas para técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório e demais funções de suporte em saúde.
A secretária da Administração e da Previdência em exercício, Maria Carmen Carneiro de Melo Albanske, destacou a importância deste certame para a saúde do Paraná. “Ficamos felizes de possibilitar que o serviço público do Estado receba ainda mais profissionais qualificados para dar continuidade ao trabalho de excelência que já vem sendo realizado pelos profissionais de Saúde do Paraná, que cuidam da nossa população”, disse.
O candidato poderá consultar individualmente seu desempenho na Área do Candidato. O próximo passo será a homologação do concurso pelo órgão responsável, o que deve ocorrer nos próximos dias.
Fonte: Governo PR
-
Paraná6 dias agoMPPR empossa dois Procuradores de Justiça nesta sexta-feira (19)
-
Agro7 dias agoBrasil amplia promoção do agronegócio durante a África Food Show 2026
-
Política Nacional7 dias agoProjeto do governo destina R$ 24 milhões para despesas administrativas de agências reguladoras
-
Política Nacional6 dias agoCâmara aprova projeto que garante atestado para funcionário que acompanhar criança doente
-
Esportes5 dias agoColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
Educação7 dias agoPublicação debate intersetorialidade na educação integral
-
Agro6 dias agoPreço da maçã segue em queda no Brasil com estoques elevados e mercado saturado
-
Esportes6 dias agoHaaland brilha em estreia e Noruega goleia Iraque na Copa do Mundo
