Paraná
Confira a programação completa de maio na Biblioteca Pública do Paraná
Exposições e lançamentos de livros são os destaques da agenda de eventos de maio na Biblioteca Pública do Paraná (BPP). Instalações nos três andares do prédio proporcionam cenários imersivos, que variam de painéis com traduções subversivas de poemas a um varal que convida os visitantes a explorarem um labirinto perfumado de alfazema, além de uma exposição fotográfica do ritual Jawari.
A BPP também oferece atividades para crianças e uma agenda cultural diversificada para todas as idades, incluindo a Roda de Leitura destinada ao público acima dos 60 anos.
Confira a programação completa:
Ler Junto
Encontro de leitura de contos com o professor de literatura Guilherme Shibata
Toda segunda-feira do mês
Horário: 18h30 às 20h
Local: Auditório
Capacidade máxima: 132 pessoas
Oficina Permanente de Poesia
Oficina de poesia coordenada por Lilia Souza
Toda quinta-feira do mês
Horário :18h às 19h45
Local: Coworking
Exposição “Beijo de Língua”, de Thadeu Wojciechowski
30 painéis com traduções subversivas de poemas escolhidos pelo autor
Até 22 de maio (quarta-feira)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h, e aos sábados, das 8h30 às 13h
Local: Hall Térreo
Samba do Compositor Paranaense
Roda de Samba aberta ao público geral com apresentações todo o primeiro sábado do mês
4 de maio, sábado (todo primeiro sábado do mês)
Horário: 10h
Local: Hall Térreo
Roda de Leitura 60+
Roda de leitura e interação para o público acima dos 60 anos
6 e 20 de maio (segundas-feiras)
Horário:15h às 16h
Local: Sala de Reuniões do 2º andar
Observação: Evento fechado para inscritos
Lançamento de livro e abertura da exposição As Lavadeiras, de Edra Moraes
7 de maio (terça-feira), com a exposição na BPP até 24/5
Horário: lançamento e abertura, às 17h; a visitação permanece de segunda a sexta, das 8h30 às 20h, e aos sábados, das 8h30 às 13h
Local: Seção de Belas Artes
Lançamento de livro Nasci em 62 sonetos, de Giuseppe Caonetto
8 de maio (quarta-feira)
Horário: lançamento e abertura, às 17h
Local: Hall Térreo
Lançamento do livro História De Um Nome, de Pedro Pacheco
9 de maio (quinta-feira)
Horário: 17h
Local: Auditório
I Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas com os Gestores Municipais de Cultura do Paraná
10 de maio (sexta-feira)
Horário: 09h00 às 17h30
Local: Auditório
Observação: Este evento é restrito aos gestores municipais de cultura
Sábado Lúdico
Evento para crianças de 6 a 12 anos, voltado para o aprendizado de RPG e card games
11 e 25 de maio (sábados)
Horário: 10h às 12h30
Local: Gibiteca/Multimeios
Lançamento de livro, exibição de filme e abertura da exposição Kozák e os Povos Indígenas no Brasil, de Fernanda Maranhão e Marcelo Miguel
Dia: 14 de maio (terça-feira), com exposição na BPP até 31/5
Horário: lançamento e abertura, às 16h; a exposição permanece de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h, e aos sábados, das 8h30 às 13h
Local: Auditório e Hall do 2º andar
Lançamento do livro Crônicas de uma Jornada Florestal, de Joema Carvalho
18 de maio (sábado)
Horário: 10h
Local: Hall Térreo
Encontro de Eficientes
Roda de conversa e debate para pessoas com deficiência visual, amigos e familiares, sobre temas de interesse dos participantes
24 de maio (sexta-feira)
Horário: 14h às 17h
Local: Coworking
Capacidade máxima: 30 pessoas
Lançamento do livro Missão, de Evelin Corrêa
27 de maio (segunda-feira)
Horário: 17h
Local: Hall Térreo
SEÇÃO INFANTIL
Oficina de origami
Oficina de origami para crianças com Denise Krukoski
4 de maio (sábado)
Horário: 11h30 às 12h45
Leitura Amiga
Leitura de livros com a autora Célia Cris e animais adestrados da ONG Cãopanheiro.
11 de maio (sábado)
Horário: 10h às 11h15
SEÇÃO BRAILLE
Projeto Cine Inclusivo (filmes)
Sessões com exibição de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual
Títulos disponíveis:
“Os Olhos do Pianista” – Curta-metragem com audiodescrição e janela de Libras – Duração: 5 minutos – Classificação indicativa: livre.
“Retrovisor” – Curta-metragem com audiodescrição e janela de Libras – Duração: 1h45 – Classificação indicativa: +10 anos.
“Menina da Chuva” – Curta-metragem com audiodescrição e janela de Libras – duração: 6 minutos – classificação indicativa: livre.
Horário: 8h30 às 18h – Segunda a sexta-feira.
O agendamento é feito pelo telefone (41) 3221-4985
Festival Inclusão em Cena
A Seção Braille da BPP participa da 3ª edição do evento que, construído com muitas mãos, reúne iniciativas que destacam, discutem e despertam para as questões que envolvem a inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) na sociedade.
De 23 a 25 de maio
Local externo: Museu Oscar Niemeyer (MON)
Serviço:
Cândido Lopes, 133
Curitiba – PR / Centro
41 3221-4900
Horário de Atendimento
Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h
Sábados, das 8h30 às 13h
Fonte: Governo PR
Paraná
Excelência ambiental: Aterro da Sanepar mantém selo internacional ISO 14.001
Operado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), o Aterro Sanitário de Resíduos Sólidos de Cianorte alcançou um marco de excelência ao renovar a certificação NBR ISO 14.001:2015, com registro de zero não conformidades em auditoria externa. A ISO 14.001 se refere a uma norma internacional que estabelece diretrizes para sistemas de gestão ambiental.
O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, destaca o compromisso ambiental como fundamento da sua atuação em todas as áreas da Companhia. “As atividades da Sanepar são pautadas no compromisso com a conservação ambiental. A gestão dos processos é feita com respeito e cumprimento de todas normas que têm o objetivo de promover a sustentabilidade”, diz.
O Aterro de Cianorte foi o pioneiro do Paraná e o primeiro do Brasil, sob a gestão de uma empresa estatal de saneamento, a obter essa certificação internacional. “Isto significa um resultado perfeito em relação às exigências da certificação. Também demonstra a maturidade e a alta competência da gestão ambiental no local, que mantém a certificação ISO 14.001, alcançada pela primeira vez em 2013 e mantida desde então”, explicou o gerente de Gestão Ambiental da Sanepar, Ronald Gervasoni.
ESTRATÉGIA E GESTÃO DE RISCOS – Para Gervasoni, o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da Sanepar aplicado no aterro é a chave para a excelência na operação. “O SGA é o framework da Companhia, sendo essencial para a sua sustentabilidade. Sua implementação vai além dos escopos certificados, sendo um alinhamento estratégico que blinda o negócio contra riscos operacionais e fortalece nossa governança ambiental em toda a Sanepar”, detalhou o gerente.
A metodologia do SGA proporciona a identificação e o gerenciamento de riscos ambientais, além de promover a conscientização dos empregados sobre a preservação ambiental. O resultado reflete diretamente a competência técnica e o empenho da equipe em zelar pela excelência operacional e pelo desenvolvimento responsável das atividades.
O desempenho foi reconhecido pelo Auditor Líder da QMS Certification, Neimar Ricardo. “O resultado de zero não conformidades nesta auditoria é de extrema importância e serve como um poderoso indicador da maturidade do SGA. Isso demonstra também, de forma inequívoca, a eficácia dos controles implementados pela Sanepar, o alto nível de excelência da equipe e a robustez do SGA do Aterro de Cianorte”, comentou Ricardo.
ENGAJAMENTO – Para os empregados do aterro, a manutenção da certificação ISO 14001 é garantia de que todos os processos operacionais sejam padronizados e acompanhados por sistemas de controle ambiental, em conformidade com as normas legais, promovendo segurança à população e respeito ao meio ambiente.
“Ela não apenas valida nossos padrões rigorosos de engenharia e controle ambiental, mas também assegura a prevenção contínua de contaminações, refletindo nosso compromisso com a excelência operacional”, afirmou o gerente da Sanepar que integra a alta direção do Comitê do Sistema de Gestão Ambiental do Aterro, Marcos Moretto.
Lutero Eduardo Lucio, químico responsável pela implementação do SGA no Aterro, reforça que a excelente performance na auditoria externa é mérito, em especial, da equipe operacional que trabalha no local e que conta com empregados dedicados como Marcio Benitz, Paulo Cesar Martins, José Jadir Correia Barros, Marcio Santos e Pedro Fortunato. “A excelência na gestão é resultado direto do envolvimento e da dedicação da equipe. Este resultado de zero não conformidades, após 13 anos de certificação, é um testemunho da responsabilidade e da competência”, comentou Lutero.
GESTÃO DO LIXO – O aterro de Cianorte é operado pela Sanepar desde 2002, por meio de concessão entre a Companhia e o município de Cianorte. O aterro trata ainda, com contratos específicos, os resíduos sólidos urbanos coletados nos municípios de Terra Boa, São Tomé, Indianópolis e Guaporema.
Além do Aterro de Cianorte, a Sanepar opera mais dois aterros no estado: em Apucarana, no Vale do Ivaí, e em Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro, ambos operados com a mesma metodologia de gestão ambiental. Em Cornélio Procópio, assim como em Cianorte, a Sanepar atua também na coleta dos resíduos.
CERTIFICAÇÃO – Neste ano, a auditoria externa foi realizada pela QMS Brasil, na última semana de maio, com a participação de auditores externos, dos empregados do aterro, das áreas de gestão ambiental da Sanepar e do coordenador Industrial, Ismael Vasquez.
A QMS Certification é um organismo de certificação em processos de qualidade que teve origem na Austrália, atualmente com a matriz nos Estados Unidos e forte atuação global com presença em mais de 30 países.
Fonte: Governo PR
-
Esportes6 dias agoSeleção Brasileira define numeração dos jogadores para a Copa de 2026
-
Agro7 dias agoCafé fecha maio com pressão sobre o arábica e valorização do conilon no Brasil e no mercado internacional
-
Agro6 dias agoJunho deve ter temperaturas elevadas e risco de seca no Centro-Sul
-
Esportes5 dias agoAncelotti confirma seleção titular para amistoso do Brasil contra o Panamá no Maracanã
-
Educação7 dias agoMEC inaugura arco cirúrgico do Hospital Universitário de Lagarto
-
Agro6 dias agoExportações do agro atingem R$ 29,6 bilhões o primeiro quadrimestre
-
Política Nacional7 dias agoComissão aprova critérios para colação de grau antecipada em universidades
-
Agro6 dias agoComeça a colheita da safrinha com projeção de 109 milhões de toneladas
