Connect with us


Paraná

Começa nova etapa da construção do terminal metropolitano de São José dos Pinhais

Publicado em

O Governo do Estado, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná – AMEP, deu início à construção do novo Terminal de Ônibus Metropolitano de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A obra, muito aguardada pela população, representará um salto na qualidade do atendimento do transporte coletivo para o município e região.

A nova estrutura substituirá o terminal Afonso Pena e será construída em terreno cedido pela Prefeitura de São José dos Pinhais, na Avenida Rui Barbosa, a mesma do atual terminal, na esquina com a Rua Anneliese Gellert Krigsner. Ele ocupará uma área de 18.389,57m2, dos quais 5.979,12m2 serão de área coberta, mais de três vezes maior do que aquele que hoje atende o público.

Além da ampliação, o novo terminal será mais seguro e confortável para os usuários. Terá uma estrutura totalmente nova e contará com 16 lojas internas, estacionamento, bicicletário, área de recreação, parque infantil e academia ao ar livre.

Leia mais:  Electrolux investe R$ 700 milhões em fábrica 100% sustentável em São José dos Pinhais

O atendimento também será mais eficiente. O atual possui 11 plataformas de embarque que atendem 10 linhas urbanas e cinco metropolitanas, causando sobreposição de linhas e concentração de passageiros, principalmente nos horários de pico.

O novo terminal terá 26 plataformas, permitindo uma redistribuição das linhas. Além de trazer mais conforto para a população, isso possibilitará a ampliação do atendimento no futuro.

O investimento do Governo do Estado na obra é de R$ 21.318.612,53 e beneficiará mais de 25 mil usuários que utilizam o Terminal Afonso Pena todos os dias, fazendo conexões com os terminais do Boqueirão, de Pinhais, de Piraquara e Guadalupe.

Os trabalhos seguem em ritmo acelerado. São mais de 50 profissionais atuando diretamente no planejamento, coordenação e na construção. Já foram executados cerca de 5,2 mil m2 de terraplanagem e a etapa de cravação das estacas da fundação e execução dos blocos de concreto armado atingiu 72%.

Somente nesta etapa foram utilizados 72 metros cúbicos de concreto usinado e 2.525 quilos de aço. Após a conclusão dos blocos, terá início a execução das superestruturas que contemplam os pilares para sustentação da cobertura.

Leia mais:  Protagonista nacional, Paraná reforça conscientização no Dia da Doação de Órgãos

De acordo com o presidente da AMEP, Gilson Santos, o novo terminal reforça o compromisso do governo estadual com a melhoria do transporte coletivo.

“Este tem sido um Governo atento às principais demandas da população, garantindo uma tarifa justa, a ampliação do atendimento e a realização de obras importantes para a melhoria deste sistema”, destacou.

“O Terminal de São José dos Pinhais, ao lado da construção do novo Terminal de Piraquara e de outras obras importantes que estamos realizando, demonstra esse compromisso, e com certeza farão a diferença na vida destas pessoas”, ressaltou Santos.

Segundo o cronograma, a obra deverá ser entregue em junho de 2024 e seu andamento pode ser acompanhado no site da AMEP (AQUI).

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Caminhonete com família de MT capota e jovem de 18 anos morre em rodovia no Paraná

Published

on

Com o impacto, Ludmylla Moreno morreu no local.

O acidente aconteceu na madrugada de terça-feira (04), entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR).

 

A jovem mato-grossense Ludmylla Moreno Taramelli, de 18 anos, morreu na madrugada de terça-feira (04), após a caminhonete S10 em que estava capotar na PR-445, entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR). Os pais dela e os irmãos de 16 e 2 anos, ficaram feridos.

A caminhonete era conduzida pelo pai de Ludmylla, Alex Sandro Alberto Moreno Taramelli, de 41 anos. A família, moradora de Rondonópolis (212 m de Cuiabá), estava a caminho de uma praia em Santa Catarina quando aconteceu o acidente.

No trajeto, o pai da jovem perdeu o controle da direção devido ao desnível entre o acostamento e a pista de rolamento, e o carro capotou por cerca de 30 metros. O veículo parou com as quatro rodas para cima.

Com o impacto, Ludmylla morreu no local. Já o pai dela, a mãe Valéria Antônio Moreno Alberto, de 39 anos, e os outros dois filhos do casal, ficaram gravemente feridos.

Leia mais:  MPPR em Cornélio Procópio cumpre mandados de busca e apreensão em depósito com suspeita de existência de criadouros do mosquito da dengue

Os irmãos mais novos foram socorridos por um casal que passava pelo local no momento do acidente e levados para o Hospital da Zona Norte, em Londrina (PR).

Pouco tempo depois, já com a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o casal também foi encaminhado para a unidade hospitalar.

O atual estado de saúde dos feridos não foram divulgados. O corpo de Ludmylla foi encaminhado à Polícia Científica para perícia.

A Polícia Civil investiha o caso.

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262