conecte-se conosco

Paraná

Combinação de tempo seco e frio potencializa a ocorrência de queimadas no Paraná

Publicado

Bem Paraná

O inverno também tem mais frequência das ocorrências e incêndios ambientais graças à combinação de tempo seco, frio e imprudência. O frio deixa a vegetação rasteira com pouca umidade, o clima seco também favorece o fogo e por fim a imprudência humana, que por causa de uma bituca de cigarro atirada ou uma fogueira, pode provocar grandes incêndios.

Nesta quinta-feira (11), uma área na Avenida das Torres, entre Curitiba e São José dos Pinhais, pegou fogo e provocou muita fumaça na via. A tarde foi baixa umidade do ar. Em Curitiba o nível chegou perto dos 30%, quando se entra em atenção. No Norte Pioneiro o índice bateu em 28%. Abaixo dos 20% entra-se no nível de alerta e, abaixo dos 12%, em emergência.

O clima mais seco deve durar até o fim de semana, quando uma frente fria provoca chuvas no Estado. A segunda-feira também deve ter chuva. Depois esfria, e novas geadas podem ocorrer na quarta-feira na parte Sul do Paraná.

Comentários Facebook
Leia mais:  Licitação para comprar urnas atrasa e TSE aumenta eleitores por seção

Paraná

Paraná se aproxima dos 470 mil casos de Covid-19 e mortes já são 8.676

Publicado

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste domingo (10) 1.625 casos confirmados e 7 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 469.538 casos confirmados e 8.676 mortos em decorrência da doença.

Os casos deste informe referem-se à pacientes que estiveram ou estão com a doença entre 24 de outubro de 2020 e 8 de janeiro de 2021. Os casos por data de confirmação do diagnóstico, ou encerramento (fechamento) do caso no sistema estão distribuídos nos meses: janeiro de 2021 são 1.541, os demais de 2020 nos meses de outubro 1, novembro 24 e dezembro 59. O detalhamento completo está no arquivo csv.

INTERNADOS – 1.350 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 1.075 pacientes em leitos SUS (585 em UTI e 490 em leitos clínicos/enfermaria) e 275 em leitos da rede particular (140 em UTI e 135 em leitos clínicos/enfermaria).

Há outros 1.251 pacientes internados, 458 em leitos UTI e 793 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

Leia mais:  Agência de Energia Elétrica inicia campanha contra as queimadas

ÓBITOS – A secretaria estadual informa a morte de mais 7 pacientes. São 4 mulheres e 3 homens, com idades que variam de 40 a 90 anos. Os óbitos ocorreram nos dias 8 e 9 de janeiro.

Os pacientes que foram a óbito residiam em: Ponta Grossa (3), Arapongas (2). A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que morava em cada um dos seguintes municípios: Ampére e Santa Mariana.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 3.741 casos de residentes de fora, 73 pessoas foram a óbito.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana