Connect with us


Paraná

Com investimento de R$ 9,4 milhões, Estado planeja concluir seis parques urbanos em 2026

Publicado em

O Governo do Estado planeja entregar seis novos parques urbanos em 2026. Os projetos, financiados com recursos do Instituto Água e Terra (IAT) com apoio das prefeituras municipais, estão em execução em Ouro Verde do Oeste, no Oeste do Paraná; Nova Londrina, Santa Cruz de Monte Castelo e Querência do Norte, no Noroeste; e Arapongas e Assaí, no Norte.

A proposta visa recuperar áreas sujeitas a ações erosivas ou regiões de fundo de vale que sofrem degradação ambiental, alinhando a preservação do ecossistema local ao turismo e lazer. O investimento é de R$ 9.491.216,69.

Desde a implementação do projeto, em 2019, 51 parques foram construídos em municípios de diferentes regiões do Paraná, com aplicação de R$ 51.233.294,66. Para o novo ciclo, entre 2027 e 2029, a previsão é de concluir mais 31 estruturas, com investimento de R$ 60.072.396,80. O IAT é vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).

“São recursos com impacto direto na conservação do meio ambiente do Paraná, o Estado mais sustentável do Brasil. Além de promover o turismo responsável, garantimos o nosso patrimônio verde, a preservação da natureza”, afirmou o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca.

O projeto Parques Urbanos é uma parceria entre o IAT e as prefeituras paranaenses, que incentiva a criação de parques em regiões de fundo de vale ou áreas com ações erosivas. Uma das características comuns às áreas de fundo de vale é a presença de recursos hídricos, o que aponta para a existência de Áreas de Preservação Permanente Ecológica (APP).

Leia mais:  Paraná alcança 3 certificações Ouro em boas práticas no combate à violência contra as mulheres

Além das funções de recuperação ambiental, os parques urbanos contam com outras iniciativas de promoção da sustentabilidade. Uma delas é o Poliniza Paraná, que desde 2021 é presença obrigatória em todos os espaços ligados ao projeto. A iniciativa prevê a instalação de colmeias de abelhas sem ferrão para auxiliar na conservação de espécies nativas e para complementar as ações de educação ambiental dos locais.

Outro projeto parceiro é o Espaço Educador Sustentável, que consiste na implementação de atividades de promoção da educação ambiental. Por meio da ação, os locais ganham hortas urbanas, que estimulam o engajamento da população com o meio ambiente, e jardins dos sentidos, que desenvolvem a sensibilidade sensorial-ambiental dos visitantes.

“As mudanças já são claras: áreas antes marcadas por erosão, assoreamento e descarte irregular foram recuperadas e deram lugar a parques modernos e áreas verdes revitalizadas. Além de melhorar o meio ambiente, esses espaços trazem benefícios sociais, oferecendo lazer, convivência e bem-estar à população”, explicou a chefe de Divisão do Setor de Projetos Especiais da Diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do IAT, Melissa Assis Teixeira.

Leia mais:  Líderes de turismo de Foz do Iguaçu participam de curso inédito promovido pelo Estado

“Iniciativas como hortas urbanas, jardim dos sentidos e os meliponários do Poliniza Paraná reforçam o caráter educativo e comunitário dos parques urbanos”, completou.

COMO FUNCIONA – Após a identificação de uma área apropriada, os municípios enviam um pré-projeto ao Setor de Projetos Especiais do IAT para avaliação do Instituto. Uma vez aprovado, o IAT repassa os recursos financeiros para a execução do projeto por meio de um convênio, conforme o andamento da obra. É necessário que o município tenha a licença ambiental e a outorga ou dispensa de outorga para o uso da água emitidas pelo Instituto.

De acordo com os convênios já estabelecidos com o Estado, os 30 municípios que serão beneficiados com o projeto Parques Urbanos entre 2027 e 2029 são: Assis Chateaubriand, Astorga, Bela Vista da Caroba, Boa Esperança, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Corumbataí do Sul, Cruzeiro do Sul, Ipiranga, Ivaté, Jaguapitã, Jaguariaíva, Jataizinho, Lapa, Lindoeste, Loanda, Lunardelli, Marechal Cândido Rondon, Mariluz, Mirador, Moreira Sales, Nova Tebas, Paiçandu, Pérola, Planaltina do Paraná, Porto Amazonas (2 parques), Quedas do Iguaçu, Santa Mariana, Santo Antônio do Sudoeste e Terra Roxa.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Estado divulga classificação definitiva de concurso público da Secretaria da Saúde

Published

on

As secretarias estaduais da Administração e da Previdência (Seap) e da Saúde (Sesa) publicaram nesta segunda-feira (22) a classificação definitiva dos candidatos aprovados no concurso público da Sesa (Edital nº 265/2025). O documento consolida as notas das provas e o resultado dos recursos das etapas complementares. Confira a classificação para Ampla Concorrência, Pessoas com Deficiência e Heteroidentificação.

O certame, realizado pela Fundação Fafipa, ofertou 641 vagas para contratação sob o regime estatutário. As oportunidades foram distribuídas entre as Macrorregionais de Saúde do Estado para profissionais de nível técnico e superior, com salários iniciais que variam de R$ 4.231,60 a R$ 7.616,88.

“Esse concurso é um passo importante para fortalecer a assistência à saúde no Paraná. Com servidores efetivos e valorizados, estamos oferecendo atendimento de qualidade e humanizado aos paranaenses de todas as regiões do Estado”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves. Ela enfatizou ainda que o concurso acabou com um hiato de quase dez anos nas contratações do quadro próprio.

Leia mais:  Paraná alcança 3 certificações Ouro em boas práticas no combate à violência contra as mulheres

Os candidatos aprovados ingressam em duas principais carreiras da saúde pública estadual, sendo “Promotor de Saúde Profissional (Nível Superior)”, com 325 vagas para médicos (diversas especialidades), enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, entre outros, e para “Promotor de Saúde Execução (Nível Técnico)”, com 316 vagas voltadas para técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório e demais funções de suporte em saúde.

A secretária da Administração e da Previdência em exercício, Maria Carmen Carneiro de Melo Albanske, destacou a importância deste certame para a saúde do Paraná. “Ficamos felizes de possibilitar que o serviço público do Estado receba ainda mais profissionais qualificados para dar continuidade ao trabalho de excelência que já vem sendo realizado pelos profissionais de Saúde do Paraná, que cuidam da nossa população”, disse.

O candidato poderá consultar individualmente seu desempenho na Área do Candidato. O próximo passo será a homologação do concurso pelo órgão responsável, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Leia mais:  Estado investe R$ 1,4 bilhão em rodovias de concreto na região Central do Paraná - e vem mais

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262