Paraná
Com balões colorindo o céu, Castro dá as boas-vindas ao Festival da Primavera
Começou nesta sexta-feira (12) o tão aguardado Festival de Primavera, que vai movimentar Castro e os Campos Gerais com música, gastronomia, exposições, campeonatos e atividades com dezenas de balões – que são os carros-chefe do evento. A cerimônia oficial de abertura aconteceu no Castrolanda Expo Center, palco do evento até o domingo (14), com uma decolagem coletiva de balões, colorindo o céu e encantando os visitantes.
A expectativa é de receber ao longo da programação milhares de visitantes e turistas, que vão movimentar também os hotéis e serviços do município e região. A solenidade inicial contou com a presença de autoridades, como o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos; o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes; e o prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso.
“Os eventos do turismo geram alegria, lazer e entretenimento. Hoje o setor é uma grande fonte de arrecadação para muitos municípios. Com uma programação dessa, conseguimos aquecer toda a cadeia que envolve o turismo, desde hotéis, postos de gasolina e muito mais. Esse é um setor bom para quem investe e o desenvolvimento dessa atividade no Paraná se deve muito ao Estado, aos municípios e à iniciativa privada, que entende esse alcance e importância”, ressaltou Leonaldo Paranhos.
A programação é organizada, de maneira inédita, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e com apoio do Viaje Paraná – órgão de promoção do setor. Serão três dias com atividades gratuitas culturais e educacionais, shows musicais, comidas e bebidas, produtos regionais e muitas outras opções.
- Foz do Iguaçu terá 64 voos extras da Azul na temporada de verão 2025/2026
- Turismo do Paraná tem o maior crescimento do Brasil em julho, mostra pesquisa do IBGE
“Não é só Castro. Os Campos Gerais como um todo ganham com essa programação. Por muito tempo a nossa região tem tentado desenvolver o turismo, mas, com a atual gestão, por meio da criação da Secretaria de Estado do Turismo e do Viaje Paraná, finalmente estamos conseguindo integrar tudo isso. Os Campos Gerais que devem receber uma média de 100 mil turistas por ano. Tenho certeza que em um futuro próximo, com ações assim, vamos passar de 1 milhão de visitantes anualmente”, ressaltou o prefeito Reinaldo Cardoso.
Os balões são o destaque, com voos cativos (quando o balão fica preso ao solo por cordas de segurança, subindo e descendo de forma limitada até 15 metros de altura para oferecer uma vista panorâmica e a sensação de voar), voos livres e também balões instagramáveis.
Também acontece neste sábado (13) um Night Glow Show (show de luzes com balões) e a Copa Paranaense de Balonismo – etapa Castro, com competições em sete categorias. Com 50 balões, este é o segundo maior campeonato de balonismo do Brasil (em número de balões), atrás apenas da Copa realizada em Torres (RS), e o maior da história do Paraná.
PROGRAMAÇÕES E ATRAÇÕES – O evento contará com um grande festival gastronômico promovido pela seção paranaense da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), parceira do evento. Serão 12 operações gastronômicas, entre alimentos e bebidas.
A música também tomará conta do centro de exposições durante os três dias, com apresentações de grupos de samba e pagode, duplas sertanejas, além de grupos de dança folclórica.
O evento contará ainda com exposições das Forças de Segurança. Representantes das polícias Civil, Militar, Científica e Penal, além do Corpo de Bombeiros, vão apresentar equipamentos e veículos históricos das instituições.
O público também poderá participar de atividades recreativas, receber orientações e prestigiar a apresentação musical da Banda da Polícia Militar do Paraná. Confira os horários e programação completa AQUI.
“O turismo precisa e se beneficia de outras atividades complementares, porque elas tornam a experiência do turista ainda mais completa. Teremos aqui esporte, cultura, gastronomia e segurança, atraindo turistas ao município e proporcionando aos Campos Gerais um grande fluxo”, destacou Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.
PRESENÇAS – Também participaram da solenidade de abertura a secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; o presidente da Federação Paranaense de Balonismo, Mauro Chemin; o diretor de Eventos da Federação Paranaense de Balonismo, Lucas Chemin; o presidente da Abrasel Paraná, Luis Fernando Menuci; e o diretor executivo da Abrasel/PR, Luciano Bartolomeu, além de outras autoridades.
Fonte: Governo PR
Paraná
Ministério Público do Paraná emite recomendação administrativa ao Município de Arapongas para regularização de cessão de túmulos no Cemitério Municipal
O Ministério Público do Paraná expediu recomendação administrativa ao prefeito do município de Arapongas, no Norte Central do estado, para que sejam adotadas providências para sanar irregularidades identificadas na concessão e transferência de terrenos no Cemitério Municipal. A medida administrativa, encaminhada no dia 15 de setembro último pela 1ª Promotoria de Justiça de Arapongas, decorre de apuração conduzida no âmbito de inquérito civil, que ainda está em trâmite, sobre um possível esquema de comercialização clandestina e transferências irregulares de titularidade de túmulos.
Áudio da promotora de Justiça Flávia Simon Fagundes dos Santos
As investigações apontam até o momento que as transferências de titularidade dos terrenos estariam sendo feitas em desacordo com a legislação municipal. Por se tratar de bens públicos de uso especial, os terrenos em cemitérios municipais possuem regras específicas de concessão e a legislação municipal (Decreto Municipal 338/04) proíbe expressamente a negociação comercial de jazigos entre terceiros, admitindo a transferência apenas entre parentes consanguíneos ou afins até o terceiro grau e mediante prévia autorização administrativa. Nos casos de desinteresse na manutenção do espaço, o imóvel deve retornar ao município.
Possíveis crimes – Ao emitir a recomendação, a Promotoria de Justiça sustenta que ficou demonstrado “o descumprimento contumaz da legislação municipal, com a reiterada validação administrativa de transferências fundadas em meras declarações de parentesco, sem a devida conferência documental, viabilizando a apropriação e negociação privada do espaço público”. Além disso, teria sido revelado, ainda, um possível modus operandi que consiste na participação direta de servidores públicos nas negociações, mediante fraude documental e laudos forjados de abandono de sepulturas, inclusive com captação de vantagem financeira indevida depositada em contas de intermediários. Os fatos também são objeto de apuração de um inquérito policial em trâmite na Divisão Estadual de Combate à Corrupção (Deccor).
Correções – Como medidas a serem adotadas para que sejam corrigidas as ilegalidades, a Promotoria de Justiça aponta que deve ser cessado, imediatamente, toda e qualquer autorização ou validação de transferência de terrenos sem a comprovação documental de parentesco até o 3º grau. Além disso, é recomendada a instituição, em até 30 dias, de um novo fluxo administrativo de controle rigoroso dos pedidos de transferência, que deverá ser realizada por servidores efetivos e estáveis diversos daqueles atualmente lotados na administração direta do Cemitério Municipal, garantindo a divisão de funções e a transparência do processo.
Foi concedido prazo de 15 dias para a Administração Municipal informar ao Ministério Público sobre o acatamento da recomendação administrativa e as providências adotadas, podendo o não atendimento resultar na adoção de eventuais medidas judiciais, como a proposição de ação civil pública para responsabilização dos gestores envolvidos.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264
Fonte: Ministério Público PR
-
Esportes7 dias agoFlamengo vence o Corinthians no Maracanã e reassume a liderança do Brasileirão
-
Agro6 dias agoChina vem avaliar frigoríficos e exiger controle maior de resíduos no campo
-
Educação6 dias agoMEC disponibiliza painel com dados do Ideb para análise da aprendizagem
-
Paraná5 dias agoSérie especial sobre eleições prossegue com programa que trata das principais novidades para o pleito deste ano, como o uso da IA
-
Agro7 dias agoRenegociação rural ainda esbarra em laudos e exigências bancárias
-
Educação6 dias agoEducação de jovens e adultos é tema de episódio do PodMEC
-
Paraná5 dias agoMinistério Público do Paraná deflagra Operação Aurora para apurar possíveis crimes de tortura e cárcere privado em clínica terapêutica de Terra Roxa
-
Brasil6 dias agoSUS realiza 7,5 milhões de cirurgias eletivas no primeiro semestre e cresce 8% em relação a 2025
