Paraná
Circuito de Corridas Sanepar reúne mais de mil participantes em Foz do Iguaçu
Mais de mil atletas participaram neste domingo (09) do Circuito de Corridas Sanepar, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. Foz foi a primeira cidade do Interior a receber o evento. Até o fim do ano o Circuito de Corridas passará por mais nove cidades. A ação é realizada em comemoração aos 60 anos da Companhia e dá sequência às fases realizadas no projeto Verão Maior Paraná 2022/2023, no Litoral.
- Sanepar abre consultas públicas para Parcerias Público-Privadas nas regiões Oeste e Centro-Leste
-
Programa Sanepar Startups está com inscrições abertas até 30 de julho
O objetivo é aproximar a Companhia da comunidade de forma a estimular a prática de atividades saudáveis. “É o que a Sanepar faz no dia a dia: leva saúde à população”, afirma o diretor-presidente da Companhia, Claudio Stabile.
A engenheira Priscila Donadello Figueiredo, de Foz do Iguaçu, participou pela primeira vez de uma corrida de rua. Ela conta que foi motivada por uma amiga a cumprir o desafio. “Gostei muito, atendeu as expectativas e acredito que vou participar de outras. A gente tem uma satisfação diferente”, disse ela.
Além dos percursos de 5 km e 10 km para os adultos, crianças com mais de cinco anos participaram da etapa Kids. Todos receberam medalhas e os três primeiros colocados de cada categoria levaram para casa um troféu.
A próxima etapa do calendário regional será em 24 de setembro na cidade de Pato Branco (Sudoeste). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site www.corridassanepar.com.br.
Confira o calendário regional das demais cidades:
24/09- Pato Branco
08/10 – Santo Antônio da Platina
22/10 – Londrina
29/10 – Maringá
12/11 – Cascavel
19/11 – Guarapuava
03/12 – Ponta Grossa
10/12 – Umuarama
17/12 – Curitiba
Fonte: Governo PR
Paraná
Alunos paranaenses do ensino médio participam da Genius Olympiad, nos EUA
As estudantes Beatriz Maria Ferreira dos Santos e Fernanda Graciele Jank, ambas de 17 anos, do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre – Ensino Integral, em Toledo, embarcaram neste fim de semana para os Estados Unidos, onde participam da Genius Olympiad, uma das maiores feiras de ciências do mundo. A competição tem início nesta segunda-feira (08) e segue até 12 de junho.
A conquista é resultado do comprometimento das estudantes e do trabalho desenvolvido no colégio. No período destinado às atividades complementares do ensino integral, Beatriz e Fernanda desenvolvem pesquisas voltadas a desafios ambientais e agrícolas. As alunas estão acompanhadas pela técnica pedagógica do Integral, professora Ingrid Kautzmann.
Para o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, além de ampliar a permanência dos estudantes na escola, a Educação em Tempo Integral oferece oportunidades para aprofundar conhecimentos e desenvolver atividades que fazem diferença na formação acadêmica.
“A participação das estudantes em uma das maiores feiras de ciências do mundo reforça o reconhecimento do sucesso do Programa Paraná Integral e do trabalho inovador desenvolvido nas escolas estaduais”, afirma o secretário.
Beatriz investiga o uso de extratos vegetais para acelerar a germinação e o enraizamento de orquídeas cultivadas in vitro. A pesquisa busca ampliar a reprodução dessas plantas, cujo desenvolvimento é considerado lento e complexo, já que poucas sementes conseguem germinar naturalmente e a primeira floração pode levar de três a dez anos.
Já Fernanda desenvolveu uma pesquisa voltada ao controle biológico de pragas que afetam os bananais. Segundo a estudante, os extratos vegetais analisados apresentaram resultados mais acessíveis e menos agressivos ao meio ambiente e à saúde humana em comparação aos agroquímicos convencionais.
INTERCÂMBIO CULTURAL – A Genius Olympiad é uma competição internacional voltada a estudantes do Ensino Médio, com foco em questões ambientais e sustentabilidade. Realizada anualmente em Nova York, a feira reúne jovens de mais de 70 países para apresentar soluções inovadoras.
Além da premiação, com medalhas e reconhecimento internacional, o evento também é um espaço de intercâmbio cultural, permitindo que os participantes compartilhem experiências e debatam temas relacionados às mudanças climáticas e aos desafios do futuro.
Fonte: Governo PR
-
Esportes6 dias agoAncelotti confirma seleção titular para amistoso do Brasil contra o Panamá no Maracanã
-
Esportes7 dias agoSantos vence o Vitória e deixa a zona de rebaixamento do Brasileirão
-
Esportes6 dias agoBrasil goleia o Panamá no Maracanã e se despede da torcida antes da Copa de 2026
-
Polícial6 dias agoFutebol e Solidariedade: PMPR e Amigos do Macaris entram em campo contra o frio
-
Esportes7 dias agoCorinthians vence o Grêmio e ganha fôlego antes da pausa no Brasileirão
-
Educação6 dias agoMEC leva investimentos em saúde e educação ao Cariri cearense
-
Esportes6 dias agoFluminense empata com Cruzeiro e segue no G-4 do Brasileirão
-
Esportes6 dias agoSão Paulo perde para o Remo e chega a cinco jogos sem vitória no Brasileirão
