Cidades
Centro domina trabalho da GM: veja bairros de Curitiba com mais ocorrências em 2019

Em três anos, de 2016 e 2019, a Guarda Municipal (GM) de Curitiba registrou aumento de 77,8% nas ocorrências. O número saltou de 18.984 em 2016 para 33.762 em 2019. E a grande parte dos atendimentos ocorre no Centro. Só em 2019, 37% das ocorrências foram na região central.
O número na região central é bem maior do que no segundo bairro com mais ocorrências, o São Francisco, com apenas 7% das ocorrências em 2019 (veja lista de atendimentos por bairros abaixo). Entretanto, com a contratação de novos guardas, a GM garante que vai levar mais agentes aos bairros.
O superintendente da Guarda Municipal, o inspetor Carlos Celso dos Santos, explica que a regional Matriz, a qual pertence o Centro, é a mais populosa. “A média é de 2,5 milhões pessoas circulando nesta área. Por isso o maior número de ocorrências”, explica. Dentre as ocorrências no Centro, o inspetor destaca que foram encontrados 161 foragidos da justiça ao longo das abordagens ano passado.
O número de atendimentos da Guarda Municipal em outros bairros é bem menor do que no Centro. O São Francisco é o segundo bairro com mais ocorrências, com 7% do total. Em terceiro lugar estão empatados o Cajuru, CIC e Sítio Cercado, cada um com 6%. O Boqueirão , com 5% das ocorrências, em quarto lugar.
Na sequência vem Jardim Botânico e Tatuquara na quinta posição com 3% cada. Depois, com 2% das ocorrências atendidas pela GM, estão Alto Boqueirão, Portão, Rebouças, Capão Raso, Fazendinha, Uberaba, Bacacheri, Santo Inácio, Boa Vista, Santa Cândida, Centro Cívico, Água Verde, Santa Felicidade e Pinheirinho.
Mais guardas nos bairros
O inspetor Celso explica que dos 380 novos guardas municipais de Curitiba, 290 vão atuar fora do Centro, nas regionais dos bairros. Outros 90 devem ser realocados pela cidade após o fim da Operação Verão. “Nenhuma área ficará descoberta. Estamos aumentando o efetivo para que todas as regionais tenham capacidade de atuar. Lembrando que os parques da cidade e os equipamentos públicos seguem sendo cuidados pela GM”, disse.
Além dos novos guardas, as regionais contam com módulos, armas e viaturas. “São quatro viaturas em cada regional. Isso facilita o rápido atendimento, pois elas são regionalizadas”, explica o inspetor Celso.
Além disso, cada regional conta um com um módulo. “São equipamentos que ficam acompanhando o comércio, festividades, eventos. São um ponto de referência para a comunidade”, ressalta o superintendente da GM.
Abordagens dominam
Dentre 33 mil ocorrências atendidas em 2019, as abordagens a suspeitos dominam a atuação da Guarda Municipal. Foram 7.047 no ano passado. “No Centro nosso trabalho é mais de abordagem, há um efetivo maior para isso”, explica o Inspetor Celso. Na sequência está a categoria apoio, com 6.672 registros. Em terceiro lugar estão ocorrências relacionadas a substâncias ilícitas (uso, porte e tráfico): 2.050 registros. Dano (1.961), atitude suspeita (1.424) e roubo (1.366) aparecem logo depois.

Araucária
Duas pessoas desaparecem após barco virar em Represa na Grande Curitiba

Caso ocorreu na Represa do Passaúna, em Araucária. Bombeiros fazem as buscas
Dois homens foram vítimas de afogamento na manhã desta quarta-feira (27), na Represa do Passaúna, em Araucária.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, um homem ouviu gritos de pedido de socorro e, na sequência, viu um barco virado sobre o rio.
As equipes estão há fazendo as buscas. As vítimas não foram localizadas até o momento.
Informações preliminares apontam que as vítimas são vigilantes de uma empresa que realiza patrulhamento de barcos. De acordo com os bombeiros, os coletes foram encontrados na embarcação.