Brasil
Centro de Vacinação do Ministério da Saúde aplica mais de mil doses em dois meses de funcionamento
Em seus primeiros meses de funcionamento, o Centro de Vacinação Viviane Rocha de Luiz aplicou 1.190 doses de vacinas em cidadãos que passaram pela Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). Foram 710 aplicações em agosto e 480 em setembro. O imunizante contra a covid-19 foi o mais procurado, representando 31,7% do total.
Instalado de forma permanente no subsolo do bloco O do Ministério da Saúde, o Centro está aberto para a população em geral. A iniciativa amplia o acesso à imunização para adolescentes, adultos, gestantes e pessoas idosas de qualquer região do Brasil e do exterior, fortalecendo as ações de prevenção em saúde.
Até agora, a procura pelo serviço foi maior entre mulheres, que representaram 758 das doses aplicadas, ou seja, 63,7% do total, enquanto os homens corresponderam a 36,3%.
Segundo a enfermeira Emelise Gobbi Otilia, coordenadora do Centro, o resultado superou as expectativas iniciais, embora ainda haja espaço para crescimento. “Temos capacidade para atender mais de mil usuários por mês, mas é preciso superar desafios como o desconhecimento da população sobre a disponibilidade do serviço no Ministério da Saúde”, explica.
Entre as vacinas aplicadas, destacam-se os imunizantes contra influenza (261 doses), hepatite B (217 doses) e difteria e tétano (126). Também foram administradas vacinas contra febre amarela (73 doses), tríplice viral (84), tríplice bacteriana acelular para adultos (33) e HPV (16). Já a vacina contra varicela (catapora) foi aplicada duas vezes e a de pneumococo, uma.
Para ser atendido(a), não é necessário agendamento prévio, basta apresentar documento de identificação com foto. É possível atualizar todas as vacinas de uma só vez, exceto em casos de comorbidades específicas.
O Centro reafirma o princípio da universalidade do SUS. Pessoas de outros estados ou países que estejam em Brasília — residentes ou de passagem — também podem se vacinar. A unidade integra a rede de imunização do Distrito Federal, em parceria do Ministério da Saúde com a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF). O serviço respeita o calendário estipulado pelo governo local e está sujeito a variações na disponibilidade de imunizantes.
Serviço
Centro de Vacinação Viviane Rocha de Luiz
Local: Ministério da Saúde – Bloco O, subsolo (entradas pela via N2 e pela portaria principal na Esplanada dos Ministérios)
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (aberto no horário de almoço)
Thaís Ellen S. Rodrigues
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde
Brasil
Luiz Marinho visita expansão da Omnisys do Brasil em São Bernardo do Campo (SP)
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participa, nesta terça-feira (28), em São Bernardo do Campo (SP), da cerimônia de inauguração da expansão da unidade da Omnisys do Brasil, empresa voltada à produção de radares de controle de tráfego aéreo.
Durante a visita, o ministro conhecerá as novas instalações da empresa, que ampliam a capacidade de produção e exportação de radares, fortalecendo a atuação da indústria nacional no setor de alta tecnologia.
Serviço
Luiz Marinho visita expansão da Omnisys do Brasil em São Bernardo do Campo (SP)
Data: 28 de julho (terça-feira)
Horário: 15h
Local: Rua Professor Rubião Meira, 50 – São Bernardo do Campo (SP)
-
Paraná6 dias agoMPPR oferece denúncia criminal contra três pessoas investigadas por crimes de fraude fiscal e lavagem de dinheiro apurados na Operação Enxágue
-
Esportes6 dias agoAtlético-MG e Bahia ficam no empate pela 19ª rodada do Brasileirão
-
Brasil6 dias agoPortaria regulamenta o trabalho no comércio durante os feriados
-
Esportes4 dias agoGrêmio perde para o Bolívar na altitude de La Paz e terá de reverter desvantagem na Arena
-
Política Nacional5 dias agoJustiças do Trabalho e Federal poderão receber R$ 21,5 milhões em crédito
-
Educação4 dias agoProrrogado prazo para submissão em edital de projetos de extensão
-
Esportes5 dias agoPalmeiras vence o Coritiba e segue isolado na liderança do Brasileirão
-
Paraná6 dias agoEm Jaguapitã, homem denunciado pelo MPPR por matar ex-companheira na frente dos filhos menores e da mãe dela é condenado a 52 anos e 6 meses de prisão
