conecte-se conosco

Paraná

Casamentos, negócios, viagens: os sonhos adiados dos curitibanos pelo coronavírus

Publicado

Certamente você conhece alguém que iria casar nos próximos meses, fazer a viagem dos sonhos ou que acabou de abrir um negócio. Todo mundo está sendo afetado de alguma forma pelo coronavírus.

Aqui na Tribuna do Paraná, você já leu como a crise atinge as pessoas mais pobres, os trabalhadores autônomos, os profissionais da saúde, os infectados pela convid-19, entre outros. Mas a pandemia também atrapalha os planos de longa data. Por isso, ouvimos quatro histórias de como o coronavírus adiou sonhos pessoais.

O casamento adiado

Desmarcar um casamento dá tanto trabalho quanto agendá-lo. Além da frustração pelo adiamento do matrimônio, várias questões burocráticas precisam ser resolvidas: o contrato com o buffet, com a decoração, os fotógrafos, a igreja, as datas disponíveis. Sem falar na lua de mel, as passagens, os hotéis, as férias programas.

O engenheiro Pedro Henrique Gaio, 27 anos, e a advogada Luana Rutz, 27 anos, estavam com tudo pronto para casar no final de maio. Mas o adiamento foi inevitável com a chegada da pandemia. A data passou para o final de agosto, mas eles ainda não fazem ideia se até lá já será possível realizar a festa.

Leia mais:  Contagem regressiva para a chegada do frio intenso no Paraná

Comentários Facebook

Paraná

Paraná se aproxima dos 470 mil casos de Covid-19 e mortes já são 8.676

Publicado

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste domingo (10) 1.625 casos confirmados e 7 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 469.538 casos confirmados e 8.676 mortos em decorrência da doença.

Os casos deste informe referem-se à pacientes que estiveram ou estão com a doença entre 24 de outubro de 2020 e 8 de janeiro de 2021. Os casos por data de confirmação do diagnóstico, ou encerramento (fechamento) do caso no sistema estão distribuídos nos meses: janeiro de 2021 são 1.541, os demais de 2020 nos meses de outubro 1, novembro 24 e dezembro 59. O detalhamento completo está no arquivo csv.

INTERNADOS – 1.350 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 1.075 pacientes em leitos SUS (585 em UTI e 490 em leitos clínicos/enfermaria) e 275 em leitos da rede particular (140 em UTI e 135 em leitos clínicos/enfermaria).

Há outros 1.251 pacientes internados, 458 em leitos UTI e 793 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

Leia mais:  PRF prende ex-policial do 10°BPM por descaminho

ÓBITOS – A secretaria estadual informa a morte de mais 7 pacientes. São 4 mulheres e 3 homens, com idades que variam de 40 a 90 anos. Os óbitos ocorreram nos dias 8 e 9 de janeiro.

Os pacientes que foram a óbito residiam em: Ponta Grossa (3), Arapongas (2). A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que morava em cada um dos seguintes municípios: Ampére e Santa Mariana.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 3.741 casos de residentes de fora, 73 pessoas foram a óbito.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana