Connect with us


Paraná

Casamentos, negócios, viagens: os sonhos adiados dos curitibanos pelo coronavírus

Publicado em

Certamente você conhece alguém que iria casar nos próximos meses, fazer a viagem dos sonhos ou que acabou de abrir um negócio. Todo mundo está sendo afetado de alguma forma pelo coronavírus.

Aqui na Tribuna do Paraná, você já leu como a crise atinge as pessoas mais pobres, os trabalhadores autônomos, os profissionais da saúde, os infectados pela convid-19, entre outros. Mas a pandemia também atrapalha os planos de longa data. Por isso, ouvimos quatro histórias de como o coronavírus adiou sonhos pessoais.

O casamento adiado

Desmarcar um casamento dá tanto trabalho quanto agendá-lo. Além da frustração pelo adiamento do matrimônio, várias questões burocráticas precisam ser resolvidas: o contrato com o buffet, com a decoração, os fotógrafos, a igreja, as datas disponíveis. Sem falar na lua de mel, as passagens, os hotéis, as férias programas.

O engenheiro Pedro Henrique Gaio, 27 anos, e a advogada Luana Rutz, 27 anos, estavam com tudo pronto para casar no final de maio. Mas o adiamento foi inevitável com a chegada da pandemia. A data passou para o final de agosto, mas eles ainda não fazem ideia se até lá já será possível realizar a festa.

Comentários Facebook
Leia mais:  MPPR obtém liminar que determina que Estado e Município de Piraí do Sul providenciem acolhimento em residência inclusiva a pessoa com deficiência

Paraná

Governador Ratinho Junior sanciona lei que prevê auxílio para famílias de Rio Bonito do Iguaçu

Published

on

O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou na noite deste domingo (9) a lei ( 22.766/2025 ) que altera o Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap) e agora prevê auxílio mais célere às famílias das cidades atingidas pelo tornado de sexta-feira (7). A Assembleia Legislativa aprovou o texto de maneira unânime em duas sessões extraordinárias neste domingo (9) em um esforço coordenado para auxiliar as vítimas.

Até então a lei permitia apenas repasse fundo a fundo com municípios e a mudança vai permitir o repasse direto de recursos financeiros às famílias que tiveram as casas destruídas, especialmente no município de Rio Bonito do Iguaçu. Os critérios serão estabelecidos por decreto, mas a ideia é liberar até R$ 50 mil por família. O investimento inicial deve ser de R$ 50 milhões.

“O objetivo era ser rápido e concluímos essa etapa com apoio fundamental dos nossos deputados estaduais. Esse esforço coletivo mostra que a união ajudará a reconstruir Rio Bonito do Iguaçu e outras localidades atingidas pelo tornado e os temporais dos últimos dias”, afirmou Ratinho Junior.

Leia mais:  Paraná lidera criação de empregos para mulheres via rede Sine no 1º semestre

O Estado já iniciou o planejamento para a reconstrução de casas, da sede da Apae e das escolas de Rio Bonito do Iguaçu, na região Centro-Sul. A reconstrução vai iniciar assim que as equipes de engenharia finalizarem os diagnóstico técnico e estrutural das residências. Cerca de 200 engenheiros da Cohapar e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA/PR) iniciaram já neste domingo a avaliação dos prejuízos e também da condição estrutural das construções. 

Em paralelo, a Cohapar também está elaborando um programa para a construção de novas casas na cidade, que teve 90% de sua estrutura comprometida, incluindo residências, comércio e prédios públicos. 

O Governo do Estado do Paraná também está mobilizando um grande aparato de maquinários e equipes para o trabalho de limpeza e remoção de entulhos em Rio Bonito do Iguaçu. Desde a madrugada de sábado (8), mais de trinta equipamentos, entre escavadeiras, pás-carregadeiras, caminhões, pantaneiras e tratores, estão sendo utilizados para desobstruir vias, remover destroços e reorganizar os espaços públicos. Os maquinários foram cedidos pela Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu, por municípios vizinhos e também por órgãos do Governo do Estado, como o DER-PR e a Defesa Civil Estadual.

Leia mais:  Novo Trevo Gauchão alcança 90% de execução e previsão é liberar as pistas em maio

CALAMIDADE – A Assembleia Legislativa também homologou o decreto estadual reconhecendo a situação de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu, o que vai agilizar a reconstrução das moradias e garantir apoio imediato à população afetada.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262