Paraná
Casa Gomm abre excepcionalmente nesta terça-feira para visitação noturna
A Casa Gomm, sede da Coordenação do Patrimônio Cultural (CPC) da Secretaria estadual da Cultura, abre excepcionalmente nesta terça (25) ao público em horário noturno, das 19h às 21h, para a visitação da exposição coletiva intitulada “Espeleo Artes Visuais”. Essa oportunidade permitirá aos visitantes apreciar as obras de arte em um horário não convencional.
Além deste horário excepcional, a exposição estará aberta ao público para visitação até o dia 15 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. A entrada livre é e gratuita.
A mostra traz uma diversidade de expressões artísticas inspiradas na temática espeleológica, estudo das cavernas e do universo subterrâneo. Explorando mistérios e belezas das cavernas, a mostra coletiva conta com obras de André Brik, Birgitte Tummler, Carlos Alberto Colzato, Claudia Lara, Emerson Oliveira, Hortencia Bueno, Julia Ishida, Lavalle, Luiz Gustavo Vardânega Vidal, Luiz de Souza, Márcia Széliga, Osmar Carboni, Pirilo, Raro de Oliveira, Regina Nunes, Rogério Borges e Sandra Hiromoto.
Algumas obras são inspiradas em experiências próprias dos artistas em cavidades, outras em uma imersão de dois dias em cavernas do Paraná, no Parque Natural Municipal das Grutas do Bacaetava em Colombo e no Parque Estadual de Campinhos em Tunas do Paraná (Região Metropolitana de Curitiba), assim como de um minicurso teórico ministrado pelo espeleólogo Paulo Rodrigues Simões.
A mostra faz parte da programação EspeleoArte, que se propõe a divulgar o universo subterrâneo por meio de eventos artístico-culturais para a população de um modo geral e inserida nas atividades do 37º Congresso Brasileiro de Espeleologia, que este ano está sediado na capital paranaense até 29 de julho.
Serviço:
“Espeleo Artes Visuais”
Visitação noturna: 25 de junho, das 19h às 21h
Período da exposição: até 15 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h
Casa Gomm – Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel, Curitiba – Paraná
Fonte: Governo PR
Paraná
Passagens aéreas da nova rota entre Curitiba e Lisboa já estão à venda
As passagens aéreas para a nova rota entre Curitiba e Lisboa, que passam a ligar as duas cidades a partir de 2 de julho de 2026, começaram a ser vendidas nesta terça-feira (11) no site da companhia e agências de turismo. Para marcar o início da comercialização dos tíquetes, a TAP Air Portugal anunciou tarifas promocionais para trechos de ida e volta a destinos europeus – a partir de US$ 498, mais taxas.
Os voos vão ocorrer três vezes por semana, sempre às terças, quintas e sábados. O trajeto em direção ao Velho Mundo prevê saída do Aeroporto Internacional Afonso Pena, com uma parada técnica no Rio de Janeiro (Galeão), para então seguir rumo ao Aeroporto Humberto Delgado, na capital lusitana. O percurso entre Lisboa e Curitiba, por sua vez, será direto.
As aeronaves selecionadas para a rota são Airbus A330-200, com capacidade para 269 passageiros. O novo serviço internacional representa um marco histórico para o turismo e os negócios no Estado, o que promete ampliar o fluxo de turistas europeus para o Paraná, além de facilitar o deslocamento de turistas e empresários paranaenses para o velho continente.
Com a entrada de Curitiba na lista de destinos, a TAP Air Portugal passa a ligar 14 cidades brasileiras a Lisboa. A companhia já trabalha com rotas para São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Maceió, Porto Alegre, Recife, Salvador, Florianópolis e Manaus. Além disso, há voos entre Porto e São Paulo e Rio de Janeiro. É a empresa aérea europeia com maior presença no Brasil.
- 181 mil pessoas: Parque Nacional do Iguaçu registra visitação recorde para outubro
- Calendário turístico de novembro tem Natal, festas de padroeira e feiras agropecuárias
ROTAS INTERNACIONAIS – O Paraná passa a contar agora com oito voos, sendo três conquistados no ano passado. Além de Lisboa, o Aeroporto Afonso Pena já conta com duas rotas para Santiago (Chile) e uma para Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru), Assunção (Paraguai) e Montevidéu (Uruguai). Foz do Iguaçu também conta com uma conexão com Santiago.
Fonte: Governo PR
-
Polícial3 dias agoMissão Paraná: Guarapuava encerra ciclo de ações integradas das forças de segurança nos Campos Gerais
-
Brasil7 dias agoGoverno Federal e estado do Rio de Janeiro alinham ações no combate ao crime organizado
-
Educação2 dias agoRedação do Enem aborda o envelhecimento na sociedade brasileira
-
Paraná4 dias agoEnem 2025: 195 mil estudantes do Paraná realizam a prova neste domingo
-
Brasil2 dias agoMinistro Celso Sabino participa da abertura da Freezone e apresenta a cultura amazônica para os visitantes da COP30 em Belém (PA)
-
Paraná7 dias agoMais de 15 mil pessoas devem passar pela Feira de Cultura Científica Paraná Faz Ciência
-
Polícial6 dias agoMissão Paraná: Ponta Grossa sedia lançamento de ação integrada das forças de segurança
-
Paraná2 dias agoHistórias comoventes: moradores de Rio Bonito do Iguaçu começam a reconstruir a vida
