Curitiba
Brincadeiras no Passeio Público abrem a temporada do Verão Curitiba

As atividades gratuitas do Verão Curitiba 2020 terão início neste sábado (11/1), às 11 horas, no Passeio Público. O programa de férias da Prefeitura também acontecerá em outros cinco parques da cidade. A partir das 14h deste sábado (11/1), as brincadeiras também serão feitas nos parques Bacacheri, Barigui, Lago Azul, Náutico e Passaúna. O Verão Curitiba segue até o dia 16 de fevereiro. (Veja aqui a programação completa).
“Nossos curitibinhas e suas famílias vão poder se divertir nos nossos parques. Neste ano o Passeio Público, após ser revitalizado pela Prefeitura, também será palco para as brincadeiras”, disse o prefeito Rafael Greca.
A realização do Verão Curitiba é da Prefeitura e envolve várias secretarias, como o Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), Meio Ambiente, Defesa Social e Trânsito, Fundação Cultural de Curitiba e Segurança Alimentar e Nutricional.
Com o aumento da circulação de pessoas nos parques, a Guarda Municipal também irá reforçar as rondas e os patrulhamentos nos parques e praças da cidade.
Lançamento
Este fim de semana marca o lançamento das atividades do Verão Curitiba 2020. Nos seis locais as brincadeiras gratuitas seguem até as 18h. Em caso de chuvas as atividades serão suspensas.
Neste sábado (11/1) e domingo (12/1), as principais atividades estarão concentradas no Passeio Público e no Parque Bacacheri.
No Passeio Público, neste sábado e domingo (11 e 12/1), as crianças vão poder se divertir em brinquedos infláveis, brincar no circuito infantil de bicicleta, xadrez gigante, jogos lúdicos de tabuleiro, espaço infantil com blocos de montar e gangorrinhas, pintura no papel kraft, tênis de mesa e brinquedos inclusivos da Smelj para as crianças com deficiência brincarem juntas.
Mini-pedalinhos
No Parque Bacacheri, o lançamento do Verão Curitiba também será com muita festa e alegria. Das 14h às 18h, as crianças vão se divertir em mini-pedalinhos colocados em uma piscina inflável. Outra atividade “refrescante” será o futebol com sabão em brinquedo inflável e escorregar na lona com água e sabão.
As outras opções de diversão serão o circuito infantil de bicicleta, atividades esportivas com mini-vôlei, mini-futebol, badminton, turnball (jogo com uma raquete e bolinha presa em um suporte), bumerangue, bets, frisbee, frescobol e peteca.
Jogos lúdicos de tabuleiro, xadrez gigante, pingue-pongue, perna de pau, e os brinquedos inclusivos da Smelj também estarão disponíveis.
Barigui, Passaúna, Náutico e Lago Azul
Nos outros quatro parques que participam do Verão Curitiba, o Barigui, Passaúna, Náutico e Lago Azul, o lançamento do programa também será feito nos dias 11 e 12 de janeiro, das 14h às 18h.
Nos quatro locais estarão disponíveis a brincadeira de lona com água e sabão, circuito infantil de bicicleta, mini-vôlei, mini-futebol, badminton, turnball, bumerangue, bets, frisbee, frescobol e peteca. Jogos lúdicos de tabuleiro, xadrez gigante, pingue-pongue, perna de pau, e os brinquedos inclusivos da Smelj também ficarão disponíveis para as crianças.
No Parque Náutico, no Alto Boqueirão, também serão ofertadas gratuitamente vivências de remo e canoagem. Torneios de vela também estão programados para acontecerem no Parque Náutico ao longo do Verão Curitiba.
A prática da canoa havaiana e do stand up paddle poderão ser vivenciadas no Parque Passaúna. Como todas as atividades do Verão Curitiba serão feitas em espaços abertos, em caso de chuvas, as ações serão adiadas.
Brincadeiras durante a semana
Além dos fins de semana, entre os dias 11 de janeiro a 16 de fevereiro, os curitibinhas poderão se divertir com as brincadeiras do Verão Curitiba durante a semana. O Passeio Público, parque mais central da cidade, também terá ações de terça a sexta, das 14h às 18h.
Entre terça a sexta-feira, o Passeio Público terá as seguintes atrações: circuito infantil de bicicleta, jogos lúdicos de tabuleiro, espaço infantil com blocos de montar e gangorrinhas, pintura no papel kraft e brinquedos inclusivos.
A realização do Verão Curitiba é da Prefeitura e do Grupo RIC de Comunicação, e conta com o patrocínio das Farmácias Nissei, Decathlon, MRV e Mega Mania.

Curitiba
Polícia prende suspeito de assassinar jornalista em Curitiba

O homem, de 27 anos, era investigado pelos crimes de roubo e extorsão contra seis vítimas. A polícia localizou o indivíduo em um flat no Centro da capital
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu o homem suspeito de assassinar o jornalista Cristiano Freitas. A vítima foi encontrada morta em sua casa, no bairro Jardim das Américas, em Curitiba, na tarde de terça-feira (4).
J. B. C., de 27 anos, era investigado pelos crimes de roubo e extorsão contra seis vítimas. Segundo as investigações, ele marcava encontros por aplicativo e depois realizava ameaças, com uso de arma de fogo, para que as vítimas efetuassem transações via pix.
As investigações apontam que o suspeito criava perfis falsos em redes sociais e se infiltrava em sites de relacionamentos para marcar encontros. Uma das vítimas relatou à polícia que foi forçada a fazer várias transações bancárias sob ameaças.
O veículo utilizado pelo suspeito, um HB20, foi identificado pela polícia, o que ajudou a localizá-lo em um flat no Centro de Curitiba. Ele foi levado para a Delegacia de Furtos e Roubos.
Morte de jornalista causou grande comoção
A morte de Cristiano Luis de Freitas provocou um choque e comoveu o meio. Nas redes sociais, foram muitas as homenagens ao jornalista de 48 anos.
Ele também integrava a equipe do Festival de Teatro de Curitiba, que divulgou uma nota de pesar:
“É com profunda tristeza que informamos o falecimento do jornalista Cristiano Freitas, membro da equipe de assessoria de imprensa do 33 º Festival de Curitiba, aos 46 anos. Apaixonado por arte e cultura, Cris teve uma trajetória marcante em diversos veículos de comunicação e se destacava como um grande conhecedor do teatro. Este ano, a convite do coordenador Maximilian Santos, realizou um antigo desejo ao integrar nossa equipe, trazendo sua experiência, talento e entusiasmo.
Infelizmente, nosso colega foi encontrado em sua casa, e a causa de sua morte ainda não foi esclarecida. Estamos todos consternados, em choque e profundamente tristes com essa perda repentina. Em poucos dias de trabalho conosco, Cris já havia deixado sua marca, contribuindo com entrevistas, ideias e pautas instigantes, sempre com dedicação e energia contagiante. Seu entusiasmo fará muita falta.
Expressamos nossos mais sinceros sentimentos à família, amigos e colegas que tiveram o privilégio de conhecê-lo e compartilhar momentos ao seu lado”.
No Instagram muitas postagens lembram com carinho do jornalista. “Uma das melhores pessoas que eu tive o prazer de conhecer na vida. Me ensinou TANTO. Um homem gentil, educado, atencioso, extremamente competente, sensível e acolhedor. Com um tino inacreditável para lidar e ensinar adolescentes. Um comunicador nato”, escreveu a vereadora Laís Leão (PDT).