Brasil
Brasil supera meta anual de turistas internacionais e bate recorde histórico em setembro
O Brasil celebrou, em setembro de 2025, o maior número de chegadas de turistas internacionais da série histórica para o mês: 570.934 visitantes, um crescimento de 28,2% em relação ao mesmo período de 2024. Com esse resultado, o acumulado de janeiro a setembro alcançou 7.099.237 turistas internacionais, volume 45% superior ao registrado no mesmo intervalo do ano passado.
Com esse desempenho, o país já ultrapassou a meta anual estabelecida pelo Plano Nacional de Turismo 2024-2027, que previa a chegada de 6,9 milhões de turistas internacionais em 2025. O objetivo foi superado em 2,9% ainda no nono mês do ano, estabelecendo um novo recorde histórico para o período.
Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, os números refletem a consolidação do Brasil como destino de destaque no cenário global. “Estamos vivendo um momento histórico para o turismo brasileiro. Já superamos a meta anual com três meses de antecedência, o que mostra a força do nosso setor e a confiança do mundo no Brasil”, afirmou.
No recorte mensal, o resultado de setembro também superou o recorde anterior, registrado em setembro de 2024, quando o país recebeu cerca de 445 mil turistas.
“Esse recorde histórico é fruto de um trabalho sério do Governo Federal para reconstruir a imagem do Brasil no mundo, como um destino de diversidade e sustentabilidade. O Brasil hoje é respeitado e desejado por turistas de todas as nacionalidades. Esse número recorde se traduz na vida dos brasileiros através de emprego, renda e oportunidade em cada canto do país. É o pequeno empresário que amplia seu negócio, o artesão que vende mais, o guia que tem mais trabalho. O turismo está ajudando a mover a economia e a transformar vidas”, comemora o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
PRINCIPAIS EMISSORES – A Argentina segue na liderança, com mais de 2,7 milhões de visitantes entre janeiro e setembro. Na sequência, aparecem Chile (604.786) e Estados Unidos (564.160). Entre os países europeus, França, Portugal e Alemanha se destacam, somando 537.589 visitantes ao Brasil no período.
Por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
Brasil
MPor leva à COP30 novos marcos da agenda verde do setor portuário
No segundo dia de programação do Ministério de Portos e Aeroportos na COP30, o ministro Silvio Costa Filho cumpre uma agenda voltada à inovação, sustentabilidade e descarbonização da navegação e dos portos brasileiros, com destaque para o Índice de Desempenho Ambiental da Navegação (IDA-Navegação) e a cerimônia de premiação das empresas participantes do Pacto pela Sustentabilidade.
Durante a manhã, o ministro participa de uma visita técnica ao Porto de Outeiro, seguida de um encontro com representantes da MSC, companhia que opera um dos principais cruzeiros que aportam no Brasil, e de uma visita ao navio movido a hidrogênio da JAC, na Estação das Docas, como parte da programação de cooperação internacional em tecnologias limpas.
As iniciativas apresentadas na COP30 consolidam o MPor como um dos protagonistas da agenda global de transição ecológica na infraestrutura portuária e marítima. O IDA-Navegação e a entrega dos Selos de Sustentabilidade simbolizam uma nova etapa da política climática brasileira, que alia inovação tecnológica, compromisso social e liderança internacional em práticas ESG.
À tarde, o MPor apresentará o IDA-Navegação, instrumento inédito que permitirá avaliar e induzir boas práticas ambientais, sociais e de governança no setor aquaviário. Desenvolvido pelo Ministério de Portos e Aeroportos em parceria com a Infra S.A., o índice utiliza 39 indicadores distribuídos em quatro dimensões, físico-química, biológico-ecológica, sociocultural e econômico-operacional, para medir o desempenho ambiental das embarcações e fomentar inovação, eficiência e transparência no setor. Durante o evento, também será apresentada a agenda de concessões hidroviárias, com destaque para o projeto da Hidrovia do Rio Paraguai, marco na transição logística de baixo carbono.
Além dos avanços técnicos, a programação também destaca o compromisso do MPor com a dimensão social da sustentabilidade, promovendo parcerias voltadas à proteção de crianças e adolescentes e à valorização das pessoas que vivem e trabalham no entorno dos portos.
Encerrando a programação, o ministro participa da cerimônia de entrega dos Selos de Sustentabilidade, que premiará 36 empresas signatárias do Pacto pela Sustentabilidade, reconhecendo as melhores práticas ambientais, sociais e de governança do setor portuário e aeroportuário. Na ocasião, também será lançado o livro “Nós e a Natureza: somos um com o planeta” e firmado o Memorando de Entendimento entre o MPor e a Childhood Brasil, voltado à prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes em áreas portuárias e logísticas.
A cerimônia acontece na Estação CNT, na Zona Verde da COP30, e reunirá autoridades, lideranças empresariais e representantes de organismos internacionais.
Serviço
O quê: MPor no segundo dia da COP30
Data: Quarta-feira, 12 de novembro
Horário: 15h às 18h
Local: COP30 – Belém (PA), Zona Verde – Estação CNT
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Fonte: Portos e Aeroportos
-
Polícial3 dias agoMissão Paraná: Guarapuava encerra ciclo de ações integradas das forças de segurança nos Campos Gerais
-
Brasil7 dias agoGoverno Federal e estado do Rio de Janeiro alinham ações no combate ao crime organizado
-
Paraná4 dias agoEnem 2025: 195 mil estudantes do Paraná realizam a prova neste domingo
-
Educação2 dias agoRedação do Enem aborda o envelhecimento na sociedade brasileira
-
Brasil2 dias agoMinistro Celso Sabino participa da abertura da Freezone e apresenta a cultura amazônica para os visitantes da COP30 em Belém (PA)
-
Paraná7 dias agoMais de 15 mil pessoas devem passar pela Feira de Cultura Científica Paraná Faz Ciência
-
Paraná2 dias agoHistórias comoventes: moradores de Rio Bonito do Iguaçu começam a reconstruir a vida
-
Polícial6 dias agoMissão Paraná: Ponta Grossa sedia lançamento de ação integrada das forças de segurança
