Connect with us


Brasil

Brasil e México avançam na agenda estratégica de biocombustíveis e reforçam parceria energética

Publicado em

O Ministério de Minas e Energia (MME) recebeu, no dia 23 de fevereiro, delegação oficial do Governo do México para fortalecer a cooperação bilateral na produção e no uso de biocombustíveis. A agenda integra a implementação da Declaração de Intenções sobre Cooperação Bilateral em Produção e Uso de Biocombustíveis, firmada entre os dois países em agosto de 2025, que estabelece bases para o intercâmbio técnico, institucional e regulatório no setor. O encontro reforça a posição do Brasil como referência internacional em políticas públicas voltadas à transição energética e à expansão de combustíveis de baixo carbono.

A delegação mexicana foi chefiada pelo Subsecretário de Hidrocarbonetos da Secretaria de Energia do México, Juan José Vidal Amaro, e contou com a presença do Embaixador dos Estados Unidos Mexicanos no Brasil, Carlos Eugenio García de Alba Zepeda. A reunião foi conduzida pelo diretor do Departamento de Biocombustíveis (DBio), Marlon Arraes, e contou também com a participação de representantes do Ministério das Relações Exteriores (MRE), evidenciando o caráter estratégico da cooperação no âmbito da política externa e energética brasileira.

Leia mais:  Ministério do Turismo promove debate sobre marco regulatório e sustentabilidade na COP30

Participaram ainda representantes de instituições públicas e do setor produtivo brasileiro, como a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Embrapa, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), além de entidades setoriais e da Petrobras. O formato ampliado permitiu diálogo técnico qualificado e troca de experiências sobre regulação, inovação e mercado.

Durante o encontro, foram apresentados o histórico e o arcabouço institucional das políticas públicas brasileiras para biocombustíveis, com destaque para a consolidação do etanol e do biodiesel na matriz energética nacional e para os avanços na agenda de combustíveis sustentáveis. A reunião também identificou frentes prioritárias para aprofundar a cooperação nos próximos meses, incluindo intercâmbio técnico entre equipes, compartilhamento de boas práticas regulatórias e desenvolvimento de soluções para ampliar a produção e o uso de biocombustíveis, em linha com os desafios globais de descarbonização.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]


Instagram Twitter Facebook YouTube Flickr LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Comentários Facebook

Brasil

Aeroporto de Garanhuns receberá R$ 22,1 milhões em investimentos por meio do AmpliAr

Published

on

O ministro de Portos e Aeroportos, Tomé Franca, visitou, neste domingo (19), o Aeroporto de Garanhuns, em Pernambuco, uma das três unidades aeroportuárias do estado concedida por meio do programa AmpliAr, que visa fortalecer a conectividade aérea e modernizar a infraestrutura de terminais. Garanhuns, concedido à concessionária GRU Airport, receberá investimentos de R$ 22,1 milhões.

Os recursos serão aplicados em obras para melhorias essenciais em pistas, pátios e terminais de passageiros. Essas intervenções visam elevar os padrões de segurança, aprimorar a eficiência operacional e garantir a qualidade dos serviços, posicionando o aeroporto como uma ferramenta para o desenvolvimento regional.

Durante a visita, o ministro Tomé Franca enfatizou a importância da parceria com a iniciativa privada para o avanço do setor e reforçou que o Aeroporto de Garanhuns foi incluído logo na primeira rodada do Programa AmpliAR por ser um dos mais estratégicos do país. “Garanhuns é fundamental para o turismo, é um polo de negócios e um polo educacional da região. O aeroporto vai potencializar essas características, além de ser mola promotora de desenvolvimento econômico e social para a cidade”.

Leia mais:  MPA apresenta avanços regulatórios, políticas públicas e diálogo com o setor na FENACAM 2025

Tomé Franca destacou também o papel relevante dos aeroportos regionais no agronegócio, no turismo e na saúde, que ainda é pouco explorado. O ministro concluiu que o Programa AmpliAR, que já teve a primeira rodada de concessões realizada, representa um avanço na política pública para o setor e garantirá investimentos e gestão profissional nos terminais.

Para o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, o investimento é uma grande oportunidade para a cidade melhorar não apenas a infraestrutura, mas o desenvolvimento e os negócios na região. “Agora, vamos conseguir dar a oportunidade para grandes empreendimentos e trazer mais eventos. Vamos poder realmente avançar mais no crescimento e progresso dessa cidade e do agreste.”

AmpliAR
A iniciativa do Ministério de Portos e Aeroportos visa modernizar e ampliar a infraestrutura de aeroportos regionais. A primeira rodada do programa, que incluiu o aeroporto de Garanhuns, resultou na incorporação de 12 terminais do Nordeste e da Amazônia Legal ao contrato da GRU Airport, concessionária responsável pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos. A medida garante não apenas investimentos substanciais para os aeródromos, mas também uma gestão profissional e eficiente.

Leia mais:  Resultado preliminar dos finalistas do Prêmio Nacional do Turismo 2025 está disponível!

A entrada da GRU Airport na gestão desses aeroportos vai ampliar rotas, facilitar o acesso a destinos turísticos e melhorar o escoamento da produção regional. O modelo diferenciado do Programa AmpliAR, ao incorporar aeroportos de menor porte a contratos já existentes, assegura escala, eficiência operacional e novos aportes privados, consolidando o Brasil como um hub logístico de referência.

Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos

Fonte: Portos e Aeroportos

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262