Connect with us


Brasil

Brasil e China debatem oportunidades para fortalecer produção de medicamentos e vacinas

Publicado em

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (SCTIE) do Ministério da Saúde, Fernanda De Negri, recebeu na última quinta-feira (22/01), em Brasília, uma comitiva de representantes da empresa Sinopharm, considerada o maior conglomerado farmacêutico estatal da China e um dos principais grupos globais do setor. A pauta do encontro incluiu a identificação de oportunidades estratégicas de cooperação entre os dois países para impulsionar a produção de medicamentos, vacinas e produtos hemoderivados. 

“O Brasil tem a China como parceiro estratégico, especialmente no desenvolvimento de tecnologias para a saúde”, afirmou Fernanda De Negri. “Nós queremos fomentar o desenvolvimento tecnológico de novos medicamentos para o Brasil, para garantir o que acho ser o objetivo de ambos os países: a soberania científica e tecnológica na produção de medicamentos”, reiterou. 

O grupo chinês foi liderado pelo CEO da CNBG (empresa subsidiária da Sinopharm), Huichuang Yang, e contou com integrantes do Beijing Institute of Biological Products (BIBP), unidade vinculada à CNBG, e da East Biotech. 

Fernanda De Negri esteve acompanhada do secretário adjunto da SCTIE, Eduardo Jorge Valadares Oliveira, responsável por apresentar ao grupo a operacionalização dos programas de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) e de Desenvolvimento e Inovação Local (PDIL). As iniciativas são, atualmente, os principais instrumentos do ministério para fomentar a colaboração com setor privado e instituições de pesquisa, com foco na ampliação do acesso a medicamentos e produtos considerados estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS) e no fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial. 

Leia mais:  Aeroportos de João Pessoa (PB) e Aracaju (SE) inauguram salas multissensoriais para pessoas neurodivergentes

Somente na última chamada pública, informou Oliveira, foram recebidos 322 projetos, sendo 147 propostas de projetos para PDPs e 175 para PDIL. “O grande desafio é tentar conjugar plataformas tecnológicas, inovação, complexidade técnica, valor agregado e redução de preços para o SUS”, reforçou. 

A visita da comitiva é um dos encaminhamentos da atuação feita pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em 2025, quando realizou missões à China para alavancar colaborações em tecnologia entre o Brasil e o país asiático. 

A reunião contou ainda com a participação do assessor da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para Assuntos Internacionais, João Miguel Estephanio. 

Roberta Paola
Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Comentários Facebook

Brasil

4 dicas de como escolher um pescado de qualidade

Published

on

Até 15 de setembro será realizada a Semana do Pescado 2026. Criada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), a iniciativa se firma como uma forma de incentivar o consumo de peixes, crustáceos e moluscos em todo o Brasil. Também tem o objetivo de valorizar o empreendedorismo pesqueiro. 

Saiba quais são as dicas para escolher um pescado de qualidade:

1- Peixe fresco

Observe os olhos, as brânquias, a pele e o odor. O produto deve apresentar características de frescor e estar adequadamente conservado.

2- Pescado congelado

Verifique a embalagem, a validade e as condições de conservação. Evite produtos com sinais de descongelamento e recongelamento.

3- Confira as informações

Observe a identificação do produto, a origem, a validade e as condições de armazenamento indicadas na embalagem.

4- Atenção à conservação

O pescado deve permanecer refrigerado ou congelado de acordo com as orientações do produto e do estabelecimento.

Ana Célia Costa

Ministério da Pesca e Aquicultura

[email protected] 

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura

Comentários Facebook
Leia mais:  Aeroportos de João Pessoa (PB) e Aracaju (SE) inauguram salas multissensoriais para pessoas neurodivergentes
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262