Brasil
Brasil bate recorde e registra 17 milhões de passageiros, em janeiro e fevereiro, pela primeira vez na história
Nunca se voou tanto no Brasil. Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) revelam que a aviação doméstica bateu recorde de movimentação no primeiro bimestre. Pela primeira vez na história, o número de passageiros transportados dentro do país ultrapassou a marca dos 17 milhões. Em relação ao ano passado, o crescimento foi de 8%. O resultado foi impulsionado, sobretudo, pelo Carnaval, um dos principais motores do turismo nacional, que mobiliza milhões de brasileiros em viagens de lazer por todo o país.
A combinação de maior oferta de voos e o fortalecimento de destinos domésticos também contribui para o cenário positivo, consolidando o turismo como vetor estratégico de crescimento econômico, geração de emprego e renda. Para o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, os números refletem o momento favorável do setor.
“O crescimento consistente da aviação doméstica demonstra que o brasileiro voltou a viajar pelo país. Isso é resultado de um conjunto de esforços para ampliar a conectividade aérea, incentivar o turismo interno e fortalecer toda a cadeia produtiva do setor. Seguiremos trabalhando para tornar o Brasil cada vez mais acessível e atrativo para os próprios brasileiros”, destacou.
Os dados do primeiro semestre superaram o recorde anterior, contabilizado em 2020, quando 16,9 milhões de passageiros voaram pelo Brasil. Os dados constam no Relatório de Demanda e Oferta da ANAC, que registram dados desde 2000.
Por João Pedrini
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
Brasil
PRF apreende 25 fuzis em maior ação da história da corporação
Brasília, 17/6/2026 – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, na tarde desta quarta-feira (17), a maior apreensão de fuzis da história da corporação. A ação ocorreu na BR-277, em Santa Terezinha do Iguaçu (PR), próximo à fronteira entre Brasil e Paraguai, e integra o Programa Brasil Contra o Crime Organizado, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Durante a operação, os policiais encontraram 25 fuzis e 16 pistolas escondidos em um caminhão carregado com insumos para ração animal. Até então, a maior apreensão de fuzis da PRF havia sido registrada no Rio de Janeiro, em agosto de 2020.
O veículo era conduzido por um homem de 28 anos e transportava uma carga de insumos para ração animal que seguia da Argentina para Minas Gerais. Durante a abordagem, o motorista demonstrou nervosismo e informou aos policiais que transportava armas. Na vistoria, foram localizados armamentos e peças ocultos na cabine do caminhão.
Após a retirada e a montagem do material apreendido, foram contabilizados:
• 25 fuzis (22 calibre 5,56 mm e três calibre 7,65 mm);
• 898 munições de calibre 7,62 mm;
• 16 pistolas (14 calibre 9 mm e duas calibre .40);
• 4.150 munições calibre 9 mm;
• 127 carregadores.
Entre as armas apreendidas, destacam-se dois fuzis AK-47, armamento de infantaria utilizado por grupos guerrilheiros, forças paramilitares e organizações criminosas. Em razão da confiabilidade e do baixo custo de produção, esse modelo se tornou uma das armas militares mais difundidas no mundo e também uma das mais utilizadas pelo crime organizado.
Diante dos fatos, o motorista foi preso e encaminhado à Polícia Federal em Foz do Iguaçu (PR), onde foi registrada a ocorrência por tráfico internacional de arma de fogo, crime cuja pena pode chegar a 16 anos de reclusão.
O Programa Brasil Contra o Crime Organizado é uma estratégia federal voltada ao enfraquecimento financeiro e operacional das facções criminosas, por meio de ações integradas de controle, investigação e combate destinadas a desarticular a logística dessas organizações.
-
Política Nacional5 dias agoSenado analisa propostas de agenda legislativa sobre direitos das mulheres
-
Paraná7 dias agoEstado promove encontro de turismo rural e gastronomia regional em Foz do Iguaçu
-
Esportes6 dias agoAlisson iguala marca histórica de Gylmar e Taffarel ao iniciar sua terceira Copa como titular
-
Política Nacional5 dias agoComissão aprova proibição de leilão e penhora de espaços culturais tombados
-
Brasil4 dias agoMinistério da Saúde e fãs da banda BTS se unem para incentivar a doação de sangue
-
Brasil5 dias agoSeminário destaca avanço da parceria do SUS com hospitais de excelência para ampliar o acesso à saúde
-
Paraná6 dias agoPoupatempo Paraná ultrapassa a marca de 2 milhões de atendimentos
-
Educação5 dias agoMEC debate cooperação em educação com países lusófonos
