Educação
Brasil apoia proposta sul-africana de promoção da alfabetização
O Brasil se manifestou de forma positiva à proposta apresentada pela África do Sul para a criação da Rede de Aprendizagem Fundamental de Qualidade do Fórum de Diálogo Índia-Brasil-África do Sul (IBAS). A iniciativa foi discutida no domingo, 23 de novembro, na 6ª Cúpula de Líderes do IBAS, evento que ocorre à margem da Cúpula de Líderes do G20. A ideia é que os três países desenvolvam, de forma colaborativa, um acordo voltado ao avanço da alfabetização e do letramento matemático de crianças, com previsão de implementação em 2026.
O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a primeira infância como prioridade para a política educacional dos países. “Junto dos presidentes da Índia e da África do Sul, na última semana, o presidente Lula avançou nas tratativas pela criação da Rede de Aprendizagem Fundamental de Qualidade, um marco da cooperação Sul-Sul, para implementação em 2026. O objetivo é cuidar das nossas crianças, garantindo educação de qualidade desde a primeira infância para enfrentar as fronteiras da desigualdade social, com equidade e inclusão”.
A proposta já havia sido discutida em outubro, na reunião ministerial do IBAS realizada às margens do Grupo de Trabalho em Educação do G20, em Skukuza, na África do Sul. Na ocasião, a ministra da Educação Básica do país, Siviwe Gwarube, lançou a ideia da rede, com o apoio manifesto do ministro da Educação do Brasil, Camilo Santana. O objetivo é fortalecer a cooperação internacional para promoção de uma educação fundamental de qualidade. A expectativa da África do Sul é consolidar a rede como uma das prioridades de sua presidência do IBAS em 2026.
Missão – Durante missão presidencial à Cúpula do IBAS, realizada nos dias 22 e 23 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou o compromisso do Brasil com a cooperação trilateral e o fortalecimento da voz dos países do Sul Global no cenário internacional. Em suas intervenções, Lula destacou que a Índia, o Brasil e a África do Sul “compartilham muitas causas e têm muito a dizer para o mundo”, afirmando que os três países dividem desafios semelhantes e podem avançar conjuntamente em agendas estruturantes, como educação, combate à pobreza, igualdade de oportunidades e desenvolvimento sustentável.
Ao longo da cúpula, o presidente defendeu que a parceria entre as três nações deve contribuir para reduzir desigualdades e ampliar políticas públicas que promovam direitos, com ênfase na formação das novas gerações. Nesse contexto, a proposta sul-africana da Rede de Aprendizagem Fundamental de Qualidade se alinha ao compromisso de ampliar a colaboração internacional em áreas essenciais para o desenvolvimento humano.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Assessoria Internacional (AI)
Fonte: Ministério da Educação
Educação
Fies 2026: consulta de vagas para 2° semestre está disponível
Por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Ministério da Educação (MEC) disponibiliza 75,5 mil vagas em 1.274 instituições privadas de ensino superior, distribuídas entre 28.741 cursos e turnos. As inscrições ficam abertas até sexta-feira, 17 de julho, e os interessados em participar podem consultar as oportunidades no Portal Acesso Único ao Ensino Superior, filtrando por curso, instituição e local de oferta (estado e município).
As vagas ofertadas no primeiro semestre deste ano, e que ainda não ocupadas, foram somadas às novas vagas previstas para esta edição. Assim, as oportunidades foram ampliadas para que sejam ocupadas ao máximo, até o limite da oferta autorizada para o ano todo, que é de mais de 112 mil vagas.
Para se inscrever no processo seletivo, é necessário que o candidato tenha participado de ao menos uma das edições do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) desde 2010, tenha obtido uma média superior ou igual a 450 pontos e não tenha zerado a redação.
Confira a distribuição das vagas por unidade da Federação (UF):
|
|
|
|
UF |
Vagas |
|
Acre |
255 |
|
Alagoas |
1.311 |
|
Amapá |
393 |
|
Amazonas |
2.308 |
|
Bahia |
9.244 |
|
Ceará |
5.479 |
|
Distrito Federal |
1.221 |
|
Espírito Santo |
1.306 |
|
Goiás |
1.849 |
|
Maranhão |
3.076 |
|
Mato Grosso |
1.210 |
|
Mato Grosso do Sul |
958 |
|
Minas Gerais |
8.085 |
|
Pará |
3.740 |
|
Paraíba |
2.179 |
|
Paraná |
3.436 |
|
Pernambuco |
3.580 |
|
Piauí |
2.134 |
|
Rio de Janeiro |
4.254 |
|
Rio Grande do Norte |
1.159 |
|
Rio Grande do Sul |
2.531 |
|
Rondônia |
1.019 |
|
Roraima |
242 |
|
Santa Catarina |
1.587 |
|
São Paulo |
11.301 |
|
Sergipe |
1.007 |
|
Tocantins |
636 |
|
Total Geral |
75.500 |
Cronograma completo do Fies:
Inscrições: 14 a 17 de julho
Resultado: 30 de julho
Complementação das inscrições: 31 de julho a 4 de agosto
Lista de Espera: 7 a 24 de setembro
Fies Social – O processo seletivo do Fies inclui a reserva de 50% das vagas para estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário-mínimo e com inscrição ativa no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico). Pré-selecionados que atendam às regras do Fies Social poderão financiar até 100% dos encargos educacionais, de modo a cobrir os valores das mensalidades.
Os estudantes pré-selecionados com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo, inscritos nas vagas do Fies Social, estão dispensados da comprovação da renda familiar junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), mas devem comparecer à comissão para validação das demais informações. Caso a CPSA identifique, entre as informações prestadas, discrepância referente à renda familiar declarada, poderá ser exigida a apresentação de documentação complementar para comprovação.
Os pré-selecionados para as vagas destinadas às pessoas com deficiência, tanto no Fies Social como no Fies, deverão comprovar a sua condição por meio de laudo médico, atestando a espécie e o grau da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID).
Fies – O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do MEC instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. Seu objetivo é conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas que aderirem ao programa e possuírem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu)
Fonte: Ministério da Educação
-
Brasil5 dias agoTILÁPIA A PARMEGIANA
-
Paraná6 dias agoMPPR cumpre mandados de busca e apreensão em 5 municípios do Paraná e 1 do Ceará em investigação sobre corrupção e fraude à licitação em hospital de Cascavel
-
Paraná5 dias agoMinistério Público do Paraná emite recomendação administrativa com o objetivo de garantir condições adequadas de funcionamento a escola municipal em Ampére
-
Política Nacional5 dias agoInterlegis, do Senado, é premiado por Guia de Boas Práticas no Legislativo
-
Agro4 dias agoPecuária reage a exigências da União Europeia e cobra autonomia sobre uso de medicamentos
-
Paraná5 dias agoPromotoria de Justiça de Colorado realizará atendimento descentralizado à população do distrito de Alto Alegre no dia 16 de julho, quinta-feira
-
Educação5 dias agoEncerram nesta sexta (10) as inscrições para a PND 2026
-
Política Nacional5 dias agoComissão aprova mudança em critério de divisão de ICMS para atividades agropecuárias
