conecte-se conosco

Cidades

Bombeiros registram alta de 90% no número de resgates em trilhas e montanhas no Paraná

Publicado

O Grupo de Operação de Socorro Tático (Gost) do Corpo de Bombeiros registrou um aumento de 90% no número de atendimentos de resgate em áreas de mata, trilhas e montanhas do Paraná entre 2017 e 2018.

De acordo com o Gost, foram 27 resgates em 2017 e 51 em 2018.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o crescimento no número de ocorrências se dá pela popularização das atividades de lazer nestes locais aliado à falta de preparação de muitas pessoas.

“Muitas pessoas vão para estes locais sem fazer o planejamento adequado, sem estar com os equipamentos adequados e sem preparação física para estas atividades”, afirmou o capitão do Corpo de Bombeiros, Daniel Lorenzetto.

De acordo com o presidente da Federação Paranaense de Montanhismo, Márcio Hoepers, é necessário usar equipamentos apropriados para frequentar estas áreas, como calçados resistentes e aderentes, lanterna, pilhas reservas, por exemplo.

“Não é como chegar e caminhão em um parque na cidade. É preciso ter equipamentos específicos para isso”, afirmou Hoepers.

Leia mais:  Novos radares começam a ser instalados, em Guarapuava

É recomendável também sempre sair com o celular com a bateria carregada, deixar alguém avisado sobre a trilha que será feita, andar em grupos, preferencialmente acompanhado de um guia, e ficar atento à previsão do tempo.

Por G1 PR

Comentários Facebook

Cidades

Prefeito evangélico é alvo de macumba em Mato Grosso

Publicado

O prefeito Jeferson Ferreira Gomes (DEM), de Comodoro, extremo oeste de MT, que é evangélico, foi surpreendido por um “despacho espiritural” no cemitério da cidade. A informação é do site Olhar Direto.

Segundo a publicação, o despacho foi descoberto na primeira quinzena neste mês.

No local havia um papel com nome do prefeito em cruz, garrafa de cachaça e um sapo morto. Tudo junto e misturado. O “trabalho” foi descoberto por uma moradora que visitava o túmulo de parente.

O despacho estava na porta, com terra de cemitério sobre o nome.

Não se sabe por quais motivos, alguém deseja a morte do prefeito, que não comentou o assunto.

Mistério!

Comentários Facebook
Leia mais:  Festa Nacional da Tainha começa em Paranaguá
Continue lendo

Mais Lidas da Semana