Curitiba
Bairros de Curitiba e região têm rodízio no abastecimento de água até sexta-feira (3)

Desta quarta (1º) até sexta-feira (3) pela manhã, bairros de Curitiba, São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande estarão em um rodízio de abastecimento de água.
O rodízio acontece por causa dos baixos níveis de água registrados nos reservatórios da região, segundo a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).
Saiba quais bairros serão afetados pelo rodízio:
Fazenda Rio Grande
- Nos bairros Eucaliptos, Hortência, Iguaçu, Nações, Santarém, Santa Terezinha, das 8h de quarta-feira (1º) às 8h de quinta-feira (2)
São José dos Pinhais
- Nos bairros Afonso Pena, Águas Belas, Independência, Boneca do Iguaçu, Iná, Aviação, Aristocracia, Guatupê e Rio Pequeno, das 8h de quarta-feira (1º) às 8h de quinta-feira (2)
- Nos bairros Parque da Fonte, São Marcos, Campina do Taquaral, das 8h de quinta-feira (2) às 8h de sexta-feira (3)
Curitiba
- Nos bairros Campos de Santana, Caximba, CIC, Ganchinho, Tatuquara, Umbará, Sítio Cercado, das 8h de quinta-feira (2) às 8h de sexta-feira (3)
A princípio, o rodízio estava agendado para acontecer a partir de segunda-feira (30), mas técnicos verificaram que os reservatórios amanheceram com capacidade suficiente para garantir o abastecimento até esta quarta-feira.
Falta de chuvas
O rodízio de abastecimento começou no dia 16 de março em Curitiba e Região Metropolitana por causa da falta de chuvas.
Segundo a Sanepar, a vazão do Rio Miringuava, principal fonte de abastecimento da região, caiu 60%.
Em alguns dias de março, a Sanepar verificou um aumento de 8% no consumo de água na região – segundo a companhia, após a suspensão das aulas e a adoção de medidas de isolamento social.
Nos dias seguintes, no entanto, o consumo na região voltou aos patamares normais.
Para tentar amenizar o desabastecimento, a Sanepar colocou em operação um equipamento que vai permitir a distribuição de mais 330 litros de água por segundo, da Estação de Tratamento de Água Iguaçu para os demais reservatórios.

Curitiba
Polícia prende suspeito de assassinar jornalista em Curitiba

O homem, de 27 anos, era investigado pelos crimes de roubo e extorsão contra seis vítimas. A polícia localizou o indivíduo em um flat no Centro da capital
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu o homem suspeito de assassinar o jornalista Cristiano Freitas. A vítima foi encontrada morta em sua casa, no bairro Jardim das Américas, em Curitiba, na tarde de terça-feira (4).
J. B. C., de 27 anos, era investigado pelos crimes de roubo e extorsão contra seis vítimas. Segundo as investigações, ele marcava encontros por aplicativo e depois realizava ameaças, com uso de arma de fogo, para que as vítimas efetuassem transações via pix.
As investigações apontam que o suspeito criava perfis falsos em redes sociais e se infiltrava em sites de relacionamentos para marcar encontros. Uma das vítimas relatou à polícia que foi forçada a fazer várias transações bancárias sob ameaças.
O veículo utilizado pelo suspeito, um HB20, foi identificado pela polícia, o que ajudou a localizá-lo em um flat no Centro de Curitiba. Ele foi levado para a Delegacia de Furtos e Roubos.
Morte de jornalista causou grande comoção
A morte de Cristiano Luis de Freitas provocou um choque e comoveu o meio. Nas redes sociais, foram muitas as homenagens ao jornalista de 48 anos.
Ele também integrava a equipe do Festival de Teatro de Curitiba, que divulgou uma nota de pesar:
“É com profunda tristeza que informamos o falecimento do jornalista Cristiano Freitas, membro da equipe de assessoria de imprensa do 33 º Festival de Curitiba, aos 46 anos. Apaixonado por arte e cultura, Cris teve uma trajetória marcante em diversos veículos de comunicação e se destacava como um grande conhecedor do teatro. Este ano, a convite do coordenador Maximilian Santos, realizou um antigo desejo ao integrar nossa equipe, trazendo sua experiência, talento e entusiasmo.
Infelizmente, nosso colega foi encontrado em sua casa, e a causa de sua morte ainda não foi esclarecida. Estamos todos consternados, em choque e profundamente tristes com essa perda repentina. Em poucos dias de trabalho conosco, Cris já havia deixado sua marca, contribuindo com entrevistas, ideias e pautas instigantes, sempre com dedicação e energia contagiante. Seu entusiasmo fará muita falta.
Expressamos nossos mais sinceros sentimentos à família, amigos e colegas que tiveram o privilégio de conhecê-lo e compartilhar momentos ao seu lado”.
No Instagram muitas postagens lembram com carinho do jornalista. “Uma das melhores pessoas que eu tive o prazer de conhecer na vida. Me ensinou TANTO. Um homem gentil, educado, atencioso, extremamente competente, sensível e acolhedor. Com um tino inacreditável para lidar e ensinar adolescentes. Um comunicador nato”, escreveu a vereadora Laís Leão (PDT).