Paraná
Artistas encerram programa de formação cênica com compartilhamento de pesquisas
O Programa de Formação Cênica ofertado pela Alfaiataria, de Curitiba, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, por meio de recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, terá neste fim de semana o evento de encerramento das atividades. Neste sábado e domingo (1º e 2), das 16h às 18h30, os residentes compartilham com o público os resultados de suas pesquisas, seguidos de um bate-papo com convidados. A entrada é gratuita.
Nos meses de agosto a outubro, o programa promoveu a pesquisa e a experimentação de artistas iniciantes nas áreas de teatro, performance e dança. Seis bolsistas remunerados participaram de monitorias, oficinas e residências artísticas conduzidas pela atriz e diretora Janaina Matter e pela performer e diretora Carmen Jorge. A Alfaiataria é um espaço de práticas artísticas voltadas para as artes visuais e cênicas.
Segundo Janaina Matter, a proposta nasceu da percepção de que a Capital carece de espaços voltados à formação e à experimentação cênica para quem está no início da carreira. “Há pouca oportunidade para quem está começando. Por isso, a ideia foi promover um espaço onde estudantes e artistas iniciantes pudessem ter acompanhamento nas suas pesquisas”, explica.
Para o residente Luques Oliveira, estudante de dança da Unespar, o projeto foi uma oportunidade para ele desenvolver criações com tempo e estrutura. “Na residência, tive um ambiente propício para criar com calma, com orientação e oficinas de profissionais”, relata. Sua pesquisa investiga as relações entre corpo e tecnologia em um solo de dança que aborda exaustão e colapso do corpo.
Luiza Nemetz, também residente, destaca a importância do projeto como primeiro espaço de pesquisa autoral. “Essa é minha primeira vez pesquisando algo que realmente queria fazer, que foi criar uma cena teatral do zero, sozinha. Com o apoio das oficinas e das orientações, a cena começou a ganhar forma – e é muito bom ter um espaço para experimentar e valorizar esse primeiro passo”, comenta.
DRAMATURGIA – Além das residências, o Programa de Formação Cênica contou com oficinas de aprimoramento do corpo e da dramaturgia, como a de Iniciação à Escrita Dramatúrgica, ministrada pela diretora e professora Camila Bauer (UFRGS), e a de Dança Africana, conduzida por Fanta Konatê e Luis Kinugawa, do Instituto África Viva. Houve também encontros e palestras com Kenia Dias (UnB) e Leda Maria Martins, poeta e pesquisadora das culturas populares da diáspora africana.
Em novembro, o projeto lançará um podcast com entrevistas com artistas e colaboradores, abordando temas como educação, formação cênica, metodologias e processos criativos.
Serviço:
Compartilhamento de Pesquisas do Programa de Formação Cênica da Alfaiataria
Data: 1º e 2 de novembro
Horário: das 16h às 18h30
Local: Alfaiataria – Rua Riachuelo, 266, Centro, Curitiba
Entrada gratuita
Fonte: Governo PR
Paraná
Mesmo com feriado, obras seguem a todo vapor na Ponte de Guaratuba
Com a inauguração marcada para o dia 29 de abril, a Ponte de Guaratuba entra na sua última semana de obras com frentes de trabalho mantidas em ritmo contínuo, inclusive durante o feriado de Tiradentes, nesta terça-feira (21). As equipes seguem mobilizadas para cumprir o cronograma.
Nesta reta final, os esforços estão concentrados principalmente nos serviços de acabamento e preparação da estrutura para a entrega. A limpeza da pista e a organização do canteiro ganham intensidade, enquanto avançam intervenções essenciais como a execução de meio-fio, implantação de juntas de dilatação e finalização da capa asfáltica em diferentes trechos.
Um dos pontos que recebe atenção especial nesta semana é o acesso pelo lado de Matinhos, onde equipes atuam na conclusão da rampa de ligação com a rodovia. No local, estão em andamento serviços de terraplanagem, pavimentação, construção de calçadas e instalação de dispositivos de segurança, como guarda-corpos e barreiras do tipo New Jersey. A expectativa é deixar toda a estrutura pronta e integrada ao sistema viário até a data de entrega.
No lado de Guaratuba, as obras também avançam com serviços de terraplanagem e finalização de acessos, incluindo alças de entrada e saída na região de Caieiras, que devem ser concluídas nos próximos dias. Em paralelo, há a preparação geral do espaço para a cerimônia oficial de inauguração.
Entre as atividades previstas para esta fase está ainda o início da pintura da estrutura, que pode ocorrer ao longo da semana, acompanhando o ritmo dos demais acabamentos.
PONTE – A nova ligação fixa sobre a Baía de Guaratuba representa um investimento de mais de R$ 400 milhões do Governo do Estado e é considerada uma das maiores obras de infraestrutura em andamento no Paraná. Com 1.240 metros de extensão, a ponte conta com quatro faixas de tráfego, além de ciclovia e áreas destinadas a pedestres, garantindo mais segurança e acessibilidade para diferentes tipos de usuários.
Projetada para substituir a travessia por ferryboat, a estrutura vai reduzir o tempo de deslocamento entre os municípios para cerca de dois minutos.
Fonte: Governo PR
-
Agro6 dias agoIPCF sobe em março e indica piora no poder de compra de fertilizantes para o produtor rural
-
Entretenimento7 dias agoThais Fersoza celebra 42 anos com festa intimista e declarações de amor da família
-
Política Nacional7 dias agoCAE aprova piso de R$ 13.662 para médicos e cirurgiões-dentistas
-
Esportes5 dias agoCorinthians vence Santa Fe e domina Grupo E da Libertadores
-
Esportes5 dias agoFluminense perde de virada para Independiente Rivadavia e se complica na Libertadores
-
Agro6 dias agoAbertura da Colheita da Oliva no RS estreia feira focada em negócios e inovação
-
Paraná6 dias agoGaeco de Maringá desarticula organização criminosa que fabricava anabolizantes em laboratório clandestino e simulava grife europeia
-
Paraná4 dias agoNova atualização do Monitor de Secas aponta para continuidade da estiagem no Paraná
