Polícial
Após flagrantes no Litoral, PM orienta pais e responsáveis a não deixarem crianças sozinhas
Episódios com crianças deixadas sozinhas nas praias do Litoral elevaram a preocupação da Polícia Militar nos últimos dias. Os casos aconteceram em Matinhos e Guaratuba em um intervalo de apenas quatro dias.
Na noite de sexta-feira (31), os policiais militares da Subárea de Matinhos foram acionados no balneário Flórida porque um menino, de 10 anos estava chorando e com fome. O pai, que estava embriagado, o deixou na casa da mãe, que seria usuária de drogas. A criança foi amparada pelos policiais e ficou aos cuidados do Conselho Tutelar acionado pela equipe. O homem acabou encaminhado à delegacia.
Em Guaratuba, na quarta-feira (29) e no sábado (1) crianças foram encontradas trancadas dentro de carros estacionados.
Nestas ocorrências, os policiais fizeram o encaminhamento das crianças aos Conselhos Tutelares dos respectivos municípios e prenderam os responsáveis por abandono de incapaz.
A PM lembra que pais e responsáveis devem estar sempre junto à criança, pois caso deixem ela distante, sem acompanhamento, trancadas em carros ou expostas ao perigo de alguma forma, podem ser encaminhados por crime tipificado no Código Penal Brasileiro (artigo 133).
“Não deixem suas crianças sozinhas, tenham atenção redobrada, seja durante o passeio na cidade ou na praia. Estamos com o Litoral bem movimentado, com muitos turistas, então pedimos a atenção dos pais e responsáveis para que façam a identificação de seus filhos com pulseirinha, com o nome e o contato, para que, caso se percam, possam ser rapidamente localizadas e entregues a seus pais”, salienta a comandante da Subárea de Guaratuba pela PM no Verão, capitão Michele Trindade Sensolo.
A principal dica é identificar as crianças com as pulseirinhas da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros antes de entrar na areia. Elas podem ser solicitadas em qualquer módulo móvel da PM ou nos Postos de Guarda-Vidas.
“Toda criança perdida tanto nas areias na praia quanto nas ruas das cidades litorâneas deve ser encaminhada para um policial ou bombeiro militar mais próximo. As equipes vão fazer de tudo para identificar os responsáveis ou fazer o alerta da situação para todas as outras equipes policiais para que, em caso de localização dos responsáveis, façam o reencontro e procedam a devida advertência aos pais”, explicou a capitão.
“Nossas equipes estão preparadas para fazer o primeiro atendimento e o devido acolhimento, conversando com a criança e acalmando-a até que a situação seja resolvida. É muito importante o primeiro contato com a PM, inclusive em um dos casos ocorridos próximo ao Morro do Cristo, em Guaratuba, foi graças a essa atitude que rapidamente os policiais conseguiram localizar os pais”, complementa Michele.
GUARATUBA – Segundo as informações do Boletim de Ocorrência, na quarta-feira um comerciante procurou uma equipe da PM que patrulhava pela Avenida Atlântica, no bairro Brejatuba, e informou que encontrou um menino dormindo dentro do carrinho, mas sem nenhum responsável por perto.
“Os policiais militares ficaram com a criança e contaram com apoio de mais equipes para fazer buscas pelos responsáveis, mas eles não foram localizados nas imediações. A equipe retornou ao Módulo Móvel e fizeram contato com o Conselho Tutelar”, explica a capitão.
Cerca de uma hora depois, a mãe foi até a base da PM, mas não possuía nenhum documento do bebê. “Por não possuir nenhuma comprovação de que realmente era a mãe da criança e pela demora em se apresentar como responsável ela foi encaminhada por abandono de incapaz à delegacia para os procedimentos cabíveis”, completa.
Já no sábado, em Coroados, um bebê de um ano e quatro meses foi encontrado abandonado dentro de um carro com as portas trancadas e exposto ao sol por volta das 15 horas. Um pedestre viu a situação e acionou a Polícia Militar, que imediatamente foi até o local.
“O carro estava fechado, apenas com um dos vidros semiabertos. A equipe conseguiu abrir o vidro e retirar a criança para proceder o atendimento. Os pais foram encontrados próximos da areia e foram presos em flagrante por abandono de incapaz. A criança foi encaminhada a uma unidade de saúde e, com a presença do Conselho Tutelar, entregue à avó”, explica o tenente Vitor Renan, comandante de Policiamento de Unidade no dia.
Fonte: Polícia Militar PR
Polícial
Integração e Esporte: 17ª Corrida do 14º Batalhão atrai grande público em Foz do Iguaçu
Na manhã deste domingo (21), as ruas de Foz do Iguaçu e a sede do 14º Batalhão de Polícia Militar (14º BPM) foram tomadas por esporte, superação e um forte espírito comunitário durante a realização da 17ª Corrida do 14º BPM. O evento foi um verdadeiro sucesso institucional e de público, registrando a marca expressiva de 1.400 inscrições totalmente esgotadas. Corredores profissionais, atletas amadores, policiais militares e famílias inteiras reuniram-se logo cedo para prestigiar a prova, transformando a sede da unidade em um ambiente festivo e de celebração da saúde junto à população local.
O prestigiado evento esportivo contou com ampla participação da comunidade regional e reuniu diversas autoridades civis e militares na região da tríplice fronteira. Estiveram presentes o Secretário de Segurança Pública do Paraná, coronel veterano Saulo de Tarso Sanson Silva; o Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Jefferson Silva; o Subcomandante-Geral da PMPR, coronel Paulo Renato Aparecido Siloto; o comandante do 5º Comando Regional de Polícia Militar (5º CRPM), coronel Valmir de Souza, os quais foram recebidos pelo comandante do 14º BPM, major Eliseu Gonçalves. O evento reforçou o compromisso da corporação em fomentar iniciativas que estreitem os laços com os cidadãos, abrindo as portas do batalhão para a integração social.
O Secretário de Segurança Pública do Paraná, coronel veterano Saulo de Tarso Sanson Silva, parabenizou a organização impecável liderada da edição e destacou a relevância de iniciar uma semana de agendas estratégicas na região com um evento tão significativo. “É um belo de um evento, com organização impecável e toda a equipe está de parabéns por trazer a comunidade para participar ativamente dentro do quartel, com todas as atrações. Essa grande mobilização antecede uma semana importante em Foz do Iguaçu, onde teremos eventos como o SULMaSSP e a Missão Paraná na região, promovendo alinhamento estratégico com comandantes e gestores das demais forças de segurança, além da intensificação de operações policiais, visando trazer ainda mais segurança para essa localidade. Por fim, ver essa sinergia com a sociedade logo no domingo é motivo de muita satisfação”, afirmou o secretário.
O Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Jefferson Silva, também expressou sua satisfação com o sucesso do evento e a demonstração de profunda integração com a comunidade. “É uma satisfação estarmos participando desse importante evento, com a oportunidade de recebermos a sociedade local dentro do nosso quartel. Isso demonstra de forma efetiva a importância dessa proximidade entre a população e a Polícia Militar, que procura fazer a diferença todos os dias na segurança pública para a população paranaense”, ressaltou o Comandante-Geral.
Com trajetos dinâmicos e uma estrutura completa de apoio aos corredores, a 17ª Corrida do 14º BPM encerrou-se com um saldo altamente positivo, deixando um legado de união e incentivo à qualidade de vida na região oeste do estado. O encontro provou que o esporte e a segurança pública caminham juntos na promoção do bem-estar e da cidadania. O Centro de Comunicação Social da PMPR parabeniza todos os atletas, organizadores e os 1.400 participantes que cruzaram a linha de chegada, reafirmando o compromisso de continuar integrando a corporação com a comunidade.
MISSÃO PARANÁ – A Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP/PR) promove, entre os dias 22 e 26 de junho, a 9ª edição da Missão Paraná em Foz do Iguaçu e municípios da região Oeste. O objetivo principal da iniciativa é aproximar o Estado da população local e intensificar a integração entre as forças policiais por meio de ações operacionais, reuniões com prefeitos e atividades em escolas, que incluem conscientização sobre políticas de prevenção à violência contra a mulher do programa Mulher Segura.
SULMaSSP – Paralelamente às ações comunitárias e preventivas da missão, a cidade também sedia o encontro do SULMaSSP, evento que reúne os secretários de Segurança Pública dos estados do Sul, de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. O foco do comitê interestadual é o compartilhamento de informações e o alinhamento de estratégias conjuntas para combater as organizações criminosas, com atenção especial voltada para o reforço da segurança nas divisas e na região de fronteira.
Centro de Comunicação Social da PMPR.
Fonte: Polícia Militar PR
-
Entretenimento6 dias agoAndréa Sorvetão investe em estética após perder 20 quilos e mudar estilo de vida
-
Paraná4 dias agoMPPR empossa dois Procuradores de Justiça nesta sexta-feira (19)
-
Esportes7 dias agoCosta do Marfim vence o Equador no fim e estreia com força na Copa do Mundo
-
Agro5 dias agoBrasil amplia promoção do agronegócio durante a África Food Show 2026
-
Paraná6 dias agoEstado firma acordo e novo Viaduto do Orleans será construído pela Ecorodovias
-
Agro6 dias agoBrasil, Guiana e IICA fortalecem cooperação regional no Caribe
-
Esportes6 dias agoEspanha decepciona em estreia e para no goleiro de Cabo Verde
-
Esportes6 dias agoUruguai empata com Arábia Saudita e deixa Grupo H totalmente indefinido
