Connect with us


Paraná

“A Senha”: Antropofocus e Barbixas dividem o palco pela primeira vez no Guairinha

Publicado em

Os grupos Antropofocus e Barbixas se reúnem para uma noite inédita de improviso e humor no Teatro Guairinha, em Curitiba, no dia 27 de outubro. “A Senha – um espetáculo de improviso quase secreto” marca também a comemoração dos 25 anos do grupo curitibano Antropofocus e promete surpreender o público com cenas criadas na hora, a partir de uma única palavra sugerida pela plateia.

Chega de mentiras. Muitas pessoas acreditam que espetáculos de improviso são completamente ensaiados, nos seus mínimos detalhes, e elas tem razão. Basta que a plateia acerte a senha – uma palavra chave especial – que os improvisadores poderão mostrar tudo que eles “ensaiaram” para aquela noite. Baseado em formatos de improviso americanos, este espetáculo cria diversas pequenas cenas de comédia a partir de uma única palavra da plateia. É um espetáculo dinâmico, cômico e com muitos improvisadores em cena.

“A Senha” brinca com a desconfiança do público de que tudo estaria previamente ensaiado — embora as cenas sejam criadas em tempo real por improvisadores experientes. Essa característica ganha novo significado nesta edição com a parceria inédita dos grupos.

Leia mais:  Município de Alvorada do Sul recebe atendimento descentralizado da Promotoria de Justiça de Bela Vista do Paraíso no dia 17 de outubro

Criado em outubro do ano 2000, o grupo Antropofocus – atualmente formando por Anne Celli, Andrei Moscheto, Edran Mariano e Marcelo Rodrigues – pesquisa a comédia nas mais diversas formas há quase 25 anos. São 16 espetáculos no currículo, além de prêmios, participação em festivais de teatro no Brasil e fora dele, produção de programas de rádio, vídeos e mostras de improvisação.

A Cia. Barbixas é um trio de humoristas brasileiros composto por Anderson Bizzocchi, Daniel Nascimento e Elidio Sanna, fundado em 2004, conhecido por seu trabalho com teatro de improviso, especialmente o espetáculo “Improvável”, que é apresentado em todo o Brasil e tem vídeos disponíveis em seu canal do YouTube. Além do Improvável, a companhia também produz esquetes cômicas.

Serviço: 

“A Senha – espetáculo de improviso quase secreto”

Data: 27 de outubro de 2025 (segunda-feira), às 20h

Local: Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) | Rua XV de Novembro, 971, Centro, Curitiba-PR

Tempo de duração do espetáculo: 70 minutos

Classificação: 14 anos

Especificações do espetáculo: Improviso cômico

Leia mais:  Cohapar entrega dois empreendimentos em Sarandi com aporte do Casa Fácil Paraná

Ingressos: a partir de R$ 40,00 (meia entrada), de acordo com o setor

Venda de Ingressos: DiskIngressos ou na bilheteria do Teatro Guaíra

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Porto de Paranaguá concentra 70% das exportações brasileiras de óleo de soja no 1º trimestre

Published

on

O Porto de Paranaguá movimentou 70% das exportações brasileiras de óleo de soja entre janeiro e março de 2026, de acordo com o Comex Stat, sistema do governo federal que reúne dados sobre o comércio exterior, divulgados pela Portos do Paraná nesta terça-feira (21). No período, o porto paranaense embarcou 386,3 mil toneladas do produto. .

Segundo o centro de estatísticas da Portos do Paraná, o volume representa um crescimento de 38% em relação ao mesmo período de 2025, quando foram exportadas 280 mil toneladas. Os principais mercados compradores estão concentrados na Ásia e na África.

Somente no mês de março, a participação de Paranaguá nas exportações nacionais de óleo de soja atingiu 75,3%, com 135 mil toneladas embarcadas.

GRANÉIS SÓLIDOS – Em volume, a soja em grão foi a commodity que mais cresceu em movimentação nos portos paranaenses no primeiro trimestre de 2026. Foram 4,6 milhões de toneladas exportadas, segundo dados da Autoridade Portuária e do Comex Stat, o que representa uma em cada cinco toneladas das exportações brasileiras do produto.

Leia mais:  Câmpus da UEM de Ivaiporã recebe o 9º Festival Paralímpico do Vale do Ivaí na quarta-feira

O volume embarcado de soja em grão registrou crescimento de 12% em relação ao mesmo período de 2025, quando foram exportadas 4,1 milhões de toneladas.

“O nosso controle de qualidade e toda a dinâmica operacional garantem o reconhecimento internacional e a busca constante do mercado pelos portos paranaenses”, afirmou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Com o envio de 1,3 milhão de toneladas, o farelo de soja também se destacou nas exportações do trimestre, representando 25,6% do volume nacional — o segundo maior do país, mesmo com uma ligeira queda se comparado com o mesmo período de 2025.

Somente em março, foram embarcadas 700 mil toneladas, principalmente para a Ásia e a Europa, volume equivalente a mais de 30% das exportações brasileiras.

IMPACTOS – No acumulado até março, os portos paranaenses movimentaram 16,7 milhões de toneladas, volume 3,9% inferior ao registrado no mesmo período de 2025.

Leia mais:  Cohapar entrega dois empreendimentos em Sarandi com aporte do Casa Fácil Paraná

Entre os fatores que influenciaram o resultado está a redução nas exportações de açúcar, impactadas pela queda nos preços internacionais e pelo aumento dos estoques globais.

A exportação de milho também apresenta retração, já que parte da produção tem sido direcionada ao mercado interno para a fabricação de etanol, combustível alternativo ao petróleo. Esse movimento está relacionado ao cenário internacional, marcado por tensões geopolíticas, como o conflito entre Estados Unidos e Irã.

Essas condições internacionais também começam a impactar a importação de fertilizantes. O Paraná é a principal porta de entrada desses insumos no Brasil. No primeiro trimestre do ano passado, foram importadas 2,7 milhões de toneladas, enquanto, no mesmo período de 2026, o volume caiu para 2,2 milhões de toneladas.

 Por outro lado, a importação de malte registrou alta de 227%, enquanto a cevada cresceu 10%. Já os derivados de petróleo apresentaram aumento de 9% nas importações em relação a 2025.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262