Polícial
PCPR homenageia 22 servidores com Medalhas de Serviço Policial em Pato Branco
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou, na manhã desta quinta-feira (13), uma cerimônia para homenagear policiais civis de Pato Branco, no Sudoeste do Estado. Durante o evento, foram entregues 22 Medalhas de Serviço Policial em reconhecimento aos anos de dedicação à Segurança Pública.
Na solenidade, dois servidores foram agraciados com a medalha de prata, por seus 20 anos de atuação, e 20 receberam a medalha de bronze, marcando 10 anos de trajetória profissional.
A Medalha de Serviço Policial tem como objetivo reconhecer e premiar a dedicação, eficiência e os serviços prestados pelos policiais civis em benefício da Segurança Pública do Paraná. A cerimônia aconteceu na Câmara Municipal de Pato Branco.
Representando o delegado-geral da PCPR Silvio Jacob Rockembach, o delegado-chefe da divisão de infraestrutura, Getúlio de Moraes Vargas, destacou a relevância do evento.
“Receber essa homenagem é um símbolo de reconhecimento e respeito à trajetória de cada policial. Representa dedicação, compromisso e o orgulho de servir à sociedade ao longo dos anos na Polícia Civil do Paraná”, disse.
O evento reafirmou o compromisso da PCPR em valorizar aqueles que dedicam suas carreiras à proteção da sociedade.
MEDALHAS – De acordo com o decreto 5545/2020, as medalhas são concedidas aos servidores durante uma solenidade oficial. Para receber a honraria, o policial deve atender a critérios específicos, como não estar respondendo a sindicância, processo administrativo disciplinar ou criminal, além de possuir o tempo exigido de efetivo serviço correspondente à categoria da medalha.
PRESENÇAS – Também estiveram presentes na cerimônia o prefeito municipal de Pato Branco, Géri Dutra; o presidente da Câmara Municipal de Pato Branco, Lindomar Brandão; representando o corregedor geral Marcelo Lemos, a delegada Mariana Antonieta Manso Vieira Badotti; o delegado-chefe da Divisão Policial do Interior, Lanevilton Theodoro Moreira; o delegado-chefe da 5ª Subdivisão Policial de Pato Branco, Helder Andrade Lauria; o delegado-chefe da 2ª Subdivisão Policial de Laranjeiras do Sul, Pedro Dini Neto; o delegado-chefe da 19ª Subdivisão Policial de Francisco Beltrão, Ricardo Moraes Faria dos Santos; representando a Polícia Rodoviária Federal, o inspetor Marco Antônio Palhano.
Fonte: PJC PR
Polícial
Missão Paraná VI: PMPR integra Operação Sinergia II e intensifica policiamento em Curitiba
A Polícia Militar do Paraná (PMPR) participou, nesta quarta-feira (22), em Curitiba, de mais uma etapa da Operação Sinergia, ação integrada das forças de segurança estaduais inserida no contexto da Missão Paraná VI. Coordenada pela Secretaria da Segurança Pública (Sesp), a iniciativa reúne as polícias Militar, Civil, Penal e Científica, além do apoio do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal, com foco no fortalecimento da presença do Estado e na ampliação das ações de segurança na Capital.
No âmbito da operação, a PMPR intensificará o policiamento ostensivo por meio de abordagens qualificadas, bloqueios táticos e fiscalizações direcionadas. As ações seguem planejamento prévio baseado em dados de inteligência e análise criminal, permitindo o direcionamento do efetivo para áreas com maior fluxo de pessoas e incidência de ocorrências.
O emprego das equipes ocorre de forma simultânea em diferentes regiões da cidade, com foco na otimização dos recursos operacionais e no aumento da cobertura policial. A estratégia visa ampliar a capacidade de prevenção e repressão a práticas criminosas, além de garantir maior agilidade na resposta às demandas registradas em campo.
“A queda nos indicadores de criminalidade, como furtos, roubos e homicídios, aliada ao aumento das apreensões, é resultado direto da atuação integrada e contínua das forças de segurança. Esse avanço reflete o empenho do Governo do Estado, mas sobretudo o comprometimento diário dos profissionais que estão nas ruas, em qualquer condição, trabalhando de forma incansável para combater o crime e garantir segurança efetiva à população”, destacou o comandante do 1° Comando Regional de Polícia Militar, coronel Marcelo Roke Fávero.
Durante as ações, serão mais de 220 policiais militares com emprego de 77 viaturas. O conjunto de medidas contribui para reduzir as oportunidades de prática de crimes, ao mesmo tempo em que reforça o controle territorial e amplia a capacidade de resposta das equipes em campo.
A Operação Sinergia está inserida na estratégia da Missão Paraná, que busca a descentralização das políticas públicas de segurança e o fortalecimento da resposta operacional nos municípios paranaenses. Ao levar a estrutura do Estado diretamente para as comunidades, a Sesp visa inibir práticas ilícitas e consolidar um ambiente seguro por meio da união de esforços de todas as forças de segurança que atuam na região.
Fonte: Polícia Militar PR
-
Esportes7 dias agoCorinthians vence Santa Fe e domina Grupo E da Libertadores
-
Esportes7 dias agoFluminense perde de virada para Independiente Rivadavia e se complica na Libertadores
-
Paraná6 dias agoNova atualização do Monitor de Secas aponta para continuidade da estiagem no Paraná
-
Polícial6 dias agoPRF escolta mulher em trabalho de parto até maternidade no Paraná
-
Política Nacional5 dias agoReconhecimento do circo como manifestação cultural vai à sanção
-
Polícial6 dias agoPMPR reforça busca por inovação e atuação estratégica em segurança pública durante a LAAD Security & Milipol Brazil 2026
-
Esportes6 dias agoPalmeiras vence Sporting Cristal e lidera o Grupo F da Libertadores
-
Paraná5 dias agoParaná tem redução de 10% nos homicídios e 22% nos roubos no 1º trimestre de 2026
