Paraná
Carreta Saúde da Mulher atinge marca de 1,5 mil procedimentos na região de Mariluz
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) encerrou na última semana o ciclo de atendimentos da Carreta da Saúde da Mulher em Mariluz, o 8º município-polo a receber a estrutura. A ação, inserida no programa Paraná Rosa, resultou em 1.532 procedimentos, entre consultas e exames, para mulheres de Mariluz e cidades vizinhas.
A Carreta, que ficou na região de 3 a 8 de novembro, cumpriu o objetivo de levar serviços essenciais de prevenção para mulheres de Brasilândia do Sul, Alto Piquiri, Perobal e Goioerê, além da população local. O balanço final em Mariluz aponta 1.175 exames e 357 consultas médicas realizados.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destacou o impacto do serviço para as mulheres da região Noroeste. “A Carreta Saúde da Mulher é a prova do nosso compromisso em levar o cuidado especializado para perto de todas as paranaenses. A mobilização de Mariluz, que atendeu mais de 1.500 mulheres da região Noroeste, mostra que estamos, de fato, reduzindo a demanda e garantindo o diagnóstico precoce. Onde a Carreta passa, a prevenção se torna rotina”, afirmou.
A primeira-dama Luciana Saito ressaltou o papel do projeto no cuidado e empoderamento das mulheres paranaenses. “A Carreta da Saúde da Mulher é mais que um serviço, é a materialização do cuidado e do olhar do Estado para as mulheres. Levar o diagnóstico precoce para as cidades mais distantes garante que nenhuma mulher, independente de onde mora, seja deixada para trás. É o nosso compromisso em fortalecer as mulheres paranaenses pela saúde”, afirmou.
- Saúde reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal
-
Governo do Paraná garante a promoção de 4,5 mil servidores da saúde em 2025
SERVIÇO – A Carreta funciona sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e no sábado, das 8h às 17h. São oferecidos exames de mamografia bilateral para rastreamento (40 a 74 anos), mamografia diagnóstica, coleta de material do colo do útero para exame citopatológico, papanicolau (25 a 64 anos) e ultrassonografias transvaginal, de mamas e tireoide, além de orientações de promoção de saúde e autocuidado.
Os resultados de exames de ultrassom são entregues na hora. Já os demais exames têm prazos diferentes. Por isso, será entregue um protocolo para acessar os resultados on-line em até cinco dias para mamografia e 15 dias no caso de citopatologia. Para as mulheres que querem participar, a orientação é fazer o agendamento no sistema do município, pois é preciso apresentar a guia de encaminhamento e pedido médico para efetivação do atendimento.
CONTINUIDADE – A Carreta Saúde da Mulher segue seu cronograma de atendimentos no Estado. A estrutura itinerante já está em Bela Vista da Caroba, para dar continuidade à estratégia de diagnóstico precoce na região. Os atendimentos na cidade do Sudoeste iniciaram nesta segunda-feira (10) e seguem disponíveis até o próximo sábado (15), com a Carreta posicionada na Avenida Rio Grande do Sul, ao lado da Unidade Básica de Saúde, no centro da cidade.
CARRETA SAÚDE DA MULHER – O programa é uma iniciativa do Governo do Estado, via Sesa, viabilizada por meio de uma parceria com a Volkswagen do Brasil no âmbito do programa Paraná Competitivo e representa um investimento de R$ 10,8 milhões.
Fonte: Governo PR
Paraná
4ª Corrida do Porto bate recorde de público e reúne atletas de 15 estados brasileiros
A 4ª Corrida e 1ª Meia Maratona do Porto reuniu 3.681 participantes na manhã deste domingo (21), estabelecendo um novo recorde de público para o evento. Dos 4.001 atletas inscritos, mais de 92% compareceram às provas disputadas em Paranaguá. A principal novidade desta edição foi a realização da inédita Meia Maratona, de 21 quilômetros. Os atletas também puderam percorrer os percursos de cinco e de dez quilômetros.
Ao todo, a competição recebeu corredores de 105 cidades, distribuídas em 15 estados brasileiros, consolidando a Corrida do Porto como um dos principais eventos esportivos do litoral paranaense. Reconhecida como a primeira corrida do mundo a percorrer uma faixa portuária operacional em toda a sua extensão, a prova foi realizada sob tempo firme, permitindo aos participantes apreciar alguns dos cenários mais emblemáticos da área portuária e do Centro Histórico de Paranaguá.
“Fechamos mais uma edição da Corrida do Porto, com quase 4 mil atletas presentes na arena e na faixa portuária, em um dia especial, valorizado por uma paisagem única. Fica aqui o registro do comprometimento da Portos do Paraná com a comunidade portuária e com a nossa comunidade local. Foi um dia de sucesso e de celebração”, resumiu o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
ESPORTE E SOLIDARIEDADE – Além de promover a saúde, o bem-estar e a integração entre o porto e a comunidade — iniciativa que já rendeu premiações internacionais à Portos do Paraná — a Corrida do Porto também se destaca pelo caráter filantrópico.
Toda a renda obtida com as inscrições será revertida para projetos e ações sociais. “Com todas as inscrições, arrecadamos mais de R$ 500 mil. Esses recursos serão destinados à assistência social, assim como já fizemos nas edições anteriores”, completou Garcia.
PARTICIPANTES – A Corrida do Porto contou com a participação do casal octogenário Oromar Antonio Neves e Lúcia Arakaki Neves. Ex-jogador de futebol, Oromar completará 82 anos em julho. Já Lúcia, médica pediatra, completou 80 anos em maio. Juntos, concluíram o percurso de cinco quilômetros em 1h13.
“É muito gratificante. Todo ano que tem a prova, eu e minha esposa participamos. Meu pai foi estivador e passar pelo porto me faz lembrar do tempo em que íamos pescar por aqui”, contou Oromar.
“A caminhada e a musculação são sempre importantes para mantermos a saúde”, completou Lúcia.
Nascida em Paranavaí e atualmente moradora de Curitiba, Paola Canuto participou da meia maratona de 21 quilômetros. Ela se inscreveu com um dos nomes de equipe mais inusitados do evento: ‘Venci meu sofá’. Foi sua primeira participação na Corrida do Porto e apenas sua segunda meia maratona, concluída com recorde pessoal.
“Eu brinco que o meu sofá tem um poder de abdução sobre mim que é inacreditável. Não sou competitiva, faço o meu melhor. Meu objetivo é concluir a prova feliz, rindo e conversando. Definitivamente, o meu principal adversário é o meu sofá”, brincou.
Gabriel Vieira foi o único diretor da Portos do Paraná a participar e completar os 21 quilômetros. “Foi muito gratificante. Uma prova linda. Nós nos preparamos durante meses para participar da meia maratona e foi fantástico”, destacou o diretor de Operações Portuárias.
VENCEDORES – A prova dos cinco quilômetros, na categoria masculina, teve vitória do curitibano Vitor Bueno de Oliveira. Mantendo um ritmo de 3min17s por quilômetro, ele completou a etapa em 16min26s. “Foi muito legal correr aqui. Foi minha primeira vez dentro do Porto e fiquei bastante impressionado com o que vi, principalmente os navios. A organização do evento está de parabéns”, afirmou.
Entre as mulheres, a vencedora dos 5 quilômetros foi Kelen Caroline Stocco dos Santos Miguel. Ela concluiu o percurso em 19min15s e segue invicta na Corrida do Porto. “Já é o terceiro ano consecutivo que participo e o terceiro ano em que conquisto o primeiro lugar geral. Gosto muito de correr aqui porque é uma prova muito bem organizada. É indescritível correr dentro do Porto”, ressaltou.
Nos 10 quilômetros, a vitória masculina ficou com Luis Fernando Pereira da Cruz, que completou a prova em 33min24s. “Essa prova significa muito para mim. No ano passado, participei dos 15 quilômetros e terminei em quinto lugar geral. Hoje, consegui fazer uma prova sensacional. Correr aqui é maravilhoso, o percurso é incrível”, destacou.
Na categoria feminina, Daiana Sachett conquistou o título dos 10 quilômetros ao completar a prova em exatos 40min20s. Ela também permanece invicta na competição, acumulando quatro participações e quatro vitórias. “Meu desempenho foi maravilhoso. Quero agradecer à Portos do Paraná por promover uma prova que incentiva as pessoas e nos faz pensar em uma vida melhor, porque o esporte é tudo”, afirmou.
O título masculino da 1ª Meia Maratona do Porto ficou com Henrique de Morais Tavares da Silva, de Curitiba. “Foi uma prova sensacional. O percurso é plano e muito rápido. A temperatura também estava agradável. Consegui concluir em 1h12min02s, minha melhor marca nos 21 quilômetros. Estou muito feliz com o resultado”, comemorou.
Entre as mulheres, Joice Moreira de Souza conquistou o primeiro lugar ao completar o percurso em 1h32min16s. “Foi uma prova muito desafiadora, mas extremamente prazerosa. Me diverti muito. Foi minha primeira vez aqui e achei tudo fantástico”, concluiu.
Os tempos de cada atleta e as posições podem ser conferidas aqui.
ESTRUTURA E SEGURANÇA – Para garantir a máxima segurança dos participantes, as atividades na faixa portuária foram temporariamente suspensas durante a realização da corrida. A concessionária Rumo interrompeu a circulação de trens nos trechos próximos ao Porto e posicionou uma locomotiva junto à largada para marcar simbolicamente o início da prova.
As empresas instaladas na região portuária também colaboraram com o evento, suspendendo temporariamente a movimentação de caminhões durante a passagem dos atletas.
Os corredores contaram com uma estrutura completa montada em frente ao Palácio Taguaré. A arena ofereceu praça de alimentação, espaços de patrocinadores, área de saúde, espaço kids e diversas atrações para o público.
Antes da largada, os participantes realizaram atividades de aquecimento conduzidas por profissionais especializados. Após a prova, puderam personalizar suas medalhas com a gravação do nome e do tempo obtido.
Outra novidade desta edição foi a instalação de uma arquibancada para acomodar familiares, amigos e visitantes. Do local, o público acompanhou de perto a chegada dos atletas em um dos cenários mais singulares do esporte brasileiro.
Mais fotos do evento aqui.
Fonte: Governo PR
-
Entretenimento7 dias agoAndréa Sorvetão investe em estética após perder 20 quilos e mudar estilo de vida
-
Paraná5 dias agoMPPR empossa dois Procuradores de Justiça nesta sexta-feira (19)
-
Agro6 dias agoBrasil, Guiana e IICA fortalecem cooperação regional no Caribe
-
Agro5 dias agoBrasil amplia promoção do agronegócio durante a África Food Show 2026
-
Paraná7 dias agoEstado firma acordo e novo Viaduto do Orleans será construído pela Ecorodovias
-
Esportes6 dias agoEspanha decepciona em estreia e para no goleiro de Cabo Verde
-
Esportes6 dias agoIrã e Nova Zelândia fazem jogo movimentado e empatam por 2 a 2
-
Política Nacional5 dias agoCâmara aprova projeto que garante atestado para funcionário que acompanhar criança doente
