Rodovias Paranaense
Radares móveis voltam a multar nas rodovias federais do Paraná
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) voltou a usar radares móveis para multar, durante a fiscalização nas rodovias federais do Paraná.
A determinação da Justiça do Distrito Federal vale para todo o país e deve começar a ser cumprida nesta segunda-feira (23).
A decisão suspende uma ordem do governo federal que proibia a utilização dos aparelhos desde agosto.
Nos quase 4 mil km de rodovias federais no Paraná, a PRF voltou gradativamente a realizar a fiscalização. Dependendo do ponto do estado, os radares voltaram a ser usados entre sexta-feira (20) e domingo (22).
Em caso de descumprimento da lei nas rodovias, os equipamentos devem ajudar a autuar os motoristas.
“O equipamento vai fazer o registro da imagem, do veículo que estiver em excesso de velocidade, e esa imagem será processada e virará uma autuação de trânsito”, disse o policial rodoviário federal Ricardo Salgueiro.
De acordo com a polícia, são 25 radares em todo o estado. 19 deles já estão em funcionamento, e os outros seis ainda estão em processo de aferição por órgãos de responsabilidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
À época, Bolsonaro enviou ao Ministério da Justiça ordem para que a PRF suspendesse a utilização dos equipamentos para evitar “desvirtuamento do caráter educativo” e “a utilização meramente arrecadatória”.
A decisão restabelece o uso de três tipos de radares móveis:
- Estáticos: instalados em veículo parado ou sobre suporte
- Móveis: instalados em veículo em movimento
- Portáteis: direcionados manualmente para os veículos
-
Flagras
A RPC acompanhou a volta da fiscalização na BR-277, em Cascavel, no oeste do estado. Em apenas dez minutos, os radares flagraram motoristas dirigindo acima do limite de velocidade no trecho, que é de 80 km/h.
Um dos motoristas flagrados pelo equipamento dirigia a 140 km/h.
A multa para os motoristas que forem flagrados até 20% acima do limite de velocidade da rodovia é de R$ 130,16. O infrator recebe quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Se o motorista for pego dirigindo entre 20% e 50% acima do limite de velocidade, ele é multado em R$ 195,23 e recebe cincos na carteira.
Quando o motorista é flagrado em uma velocidade superior a 50% acima do limite de velocidade do trecho, a multa é de R$ 880,41, o motorista recebe sete pontos na carteira e a habilitação é suspensa.
Rodovias Paranaense
Carro mata cavalo em Ipiranga no Paraná
Uma nota publicada pela “Rede Nossa de Comunicação”, revelou um acidente impressionante com um motorista de Ipiranga, cidade que fica na região de Ponta Grossa, no Paraná. Segundo informações, um veículo da prefeitura, estava indo buscar a assistente social, no Angelina Caron (Colombo) e atropelou e matou dois cavalos. A Polícia Rodoviária Federal, informou que o acidente foi às 11 horas, de 22 de novembro, na no Km 15 da BR 116, acesso norte, em Colombo. O passageiro estava bem e, o motorista, de nome Fernando Clock, saiu consciente, mas com ferimentos. Os demais detalhes, seriam apurados.
-
Paraná7 dias agoMPPR empossa dois Procuradores de Justiça nesta sexta-feira (19)
-
Agro7 dias agoPreço da maçã segue em queda no Brasil com estoques elevados e mercado saturado
-
Esportes6 dias agoGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
Paraná4 dias agoCerimônia marca a posse de Simone Maria Tavarnaro Pereira e Roberto Ouriques como Procuradores de Justiça
-
Esportes6 dias agoColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
Política Nacional7 dias agoCâmara aprova dispensa de licitação para SUS comprar hemoderivados de empresa pública
-
Paraná7 dias agoCedca abre inscrições para eleição de representantes da sociedade civil
-
Política Nacional7 dias agoCDH aprova vagas de aprendizagem para jovens em acolhimento
