Connect with us


Paraná

PMPR participou de projeto-piloto com pessoas em situação de rua em Curitiba

Publicado em

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) concluiu o plano-piloto da Operação Recomeço, iniciativa inédita que reuniu forças de segurança e órgãos da Prefeitura de Curitiba para transformar a realidade de pessoas em situação de rua. O projeto, coordenado pelo 1º Comando Regional de Polícia Militar (1º CRPM) e acompanhando pelo Ministério Público do Estado, teve duração de 30 dias e promoveu acolhimento social, encaminhamentos de saúde e revitalização de espaços públicos

Realizada duas vezes por semana, a operação atuou em pontos estratégicos da cidade, como a Praça Tiradentes, Mercado Municipal, Jardim Botânico e região do Rebouças. Além da PMPR, participaram a Polícia Civil do Paraná (PCPR), Polícia Penal do Paraná (PPPR), Guarda Municipal, Fundação de Ação Social (FAS) e as secretarias municipais de Meio Ambiente e Urbanismo.

Ao longo do período, 1,1 mil pessoas foram impactadas, das quais 103 foram encaminhadas para acolhimento na Casa de Passagem Padre Pio. Também foram identificados 72 indivíduos com documentação ausente ou irregular. Houve ainda cinco encaminhamentos hospitalares, quatro regularizações de monitoramento eletrônico, localização de três pessoas desaparecidas, bem como a revitalização de novo espaços públicos. Além da ressocialização, as equipes cumpriram 10 mandados de prisão.  

Leia mais:  Com 36 mil vagas, Paraná liderou contratação de jovens no 1º trimestre na região Sul

“A ação integrada possibilitou o atendimento social e a redução da presença de pessoas em situação de rua nas áreas centrais. Mais do que policiamento ostensivo, a operação representa a união das instituições para mostrar que é possível oferecer um recomeço a quem mais precisa”, enfatizou o subcomandante-geral da PMPR, coronel Paulo Henrique Semmer. 

O comandante do 1º CRPM, coronel Marcelo Roke Fávero, destacou que o trabalho marca um novo modelo de atuação. “Desde o planejamento, nosso objetivo foi apoiar os órgãos de assistência social, oferecendo dignidade e a chance de iniciar um novo caminho”, afirmou. 

A partir dos resultados, os dados servirão de base para avaliar a continuidade e o aperfeiçoamento da iniciativa, reforçando o compromisso da corporação em atuar de forma integrada e humanizada no atendimento à população em situação de rua.

A Prefeitura conta com 33 unidades de acolhimento, das quais 19 são voltadas exclusivamente para a população em situação de rua. O serviço de abordagem social em Curitiba funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e atende às solicitações feitas pela população por meio da Central 156 (telefone, site ou app Curitiba 156). Durante as noites, o trabalho também acontece por busca ativa, especialmente entre 18h e 1h, para garantir que mais pessoas estejam acolhidas antes da madrugada, quando as temperaturas costumam ser mais baixas.

Leia mais:  Corpo de Bombeiros do Paraná vira referência para curso de oficiais da PM de São Paulo

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Paraná tem a melhor taxa de frequência escolar do ensino médio do Brasil

Published

on

O Paraná alcançou a maior taxa de frequência escolar líquida do Brasil no ensino médio em 2025, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Educação, divulgados sexta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador mede o percentual de estudantes que frequentam a etapa de ensino adequada para a própria idade, uma das principais referências para avaliar o acesso, a permanência e a progressão escolar.

No ensino médio, a taxa paranaense saltou de 78,7% em 2024 para 86,6% em 2025, crescimento de 7,9 pontos percentuais em apenas um ano. O resultado colocou o Estado na liderança do ranking nacional, superando a média brasileira, de 80,6%. Em 2024, o Paraná ocupava a sétima colocação entre as unidades da federação.

“Nosso objetivo é garantir que o estudante permaneça na escola, aprenda mais e tenha condições de construir um futuro melhor. Por isso investimos em alimentação escolar de qualidade, em escolas mais modernas e confortáveis, em tecnologia, material pedagógico e na melhoria dos ambientes de aprendizagem. O resultado aparece em indicadores como esse, que mostram mais jovens avançando regularmente em sua trajetória educacional”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior. 

“Esse avanço acompanha outros resultados importantes da educação paranaense nos últimos anos. O Paraná assumiu a liderança nacional no IDEB após sair da sétima colocação, ampliou a oferta de ensino integral e investiu fortemente na modernização das escolas. São indicadores que mostram que estamos criando as condições necessárias para que os estudantes permaneçam na escola, aprendam mais e tenham mais oportunidades no futuro”, acrescentou.

ENSINO FUNDAMENTAL – O avanço também foi registrado nos anos finais do ensino fundamental, etapa que atende estudantes de 11 a 14 anos e que, no Paraná, tem a gestão do Governo do Estado nas escolas públicas. 

Leia mais:  Paranaenses estreiam nos Jogos da Juventude 2023 com prata no ciclismo

Neste segmento, a taxa de frequência escolar líquida do Paraná passou de 88,5% para 90,7% entre 2024 e 2025, aumento de 2,2 pontos percentuais. Com o resultado, o Estado avançou da 14ª para a 8ª colocação nacional e ultrapassou a média brasileira, que ficou em 90,1%.

Os dados indicam que um número cada vez maior de estudantes está frequentando a série adequada para sua idade, reduzindo situações de atraso escolar e fortalecendo as condições para a aprendizagem ao longo da trajetória educacional.

PERMANÊNCIA ESCOLAR – A taxa de frequência escolar líquida mede o percentual de estudantes matriculados e frequentando a etapa de ensino adequada para a própria idade. Por isso, é considerada um dos principais indicadores da capacidade do sistema educacional de garantir acesso à escola, permanência dos alunos e progressão regular ao longo da educação básica.

Quando os estudantes frequentam as séries compatíveis com sua idade, aumentam as chances de aprendizagem adequada, conclusão dos estudos e continuidade da formação profissional e universitária. O indicador também está relacionado à redução da evasão escolar, da defasagem idade-série e do abandono dos estudos.

Paraná reduz taxa de analfabetismo para 3,3% e reforça trajetória de queda iniciada em 2019

INCENTIVOS DO ESTADO – O avanço da frequência escolar ocorre em paralelo a uma série de políticas públicas implementadas pelo Governo do Estado para melhorar as condições de permanência dos estudantes nas escolas.

Uma das iniciativas é o programa Mais Merenda, que ampliou a oferta de alimentação escolar na rede estadual, garantindo três refeições por turno aos estudantes. Além do aumento da quantidade de refeições servidas, a iniciativa promoveu melhorias no valor nutricional dos cardápios, com ampliação da oferta de proteínas, inclusão de novos alimentos e acompanhamento permanente de nutricionistas responsáveis pela elaboração das refeições.

Leia mais:  BRDE libera R$ 19 milhões para prefeitura de Cornélio Procópio investir em placas solares

Desde 2019, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 2,8 bilhões na alimentação escolar, diversificando os cardápios e ampliando a qualidade nutricional das refeições oferecidas aos estudantes da rede estadual. A iniciativa contribui para a permanência dos alunos no ambiente escolar e reduz fatores associados à evasão e ao abandono.

Outra frente importante foi a expansão da educação em tempo integral, que saltou de 73 escolas para mais de 400 unidades em sete anos, ampliando significativamente o número de estudantes atendidos em todas as regiões do Estado.  O modelo amplia a permanência dos alunos no ambiente escolar, com jornada estendida, reforço pedagógico e atividades complementares nas áreas de esporte, cultura, tecnologia e formação cidadã.

AMBIENTE ESCOLAR – Nos últimos anos, o Governo do Estado também ampliou investimentos em reformas e construção de escolas, substituição de estruturas antigas de madeira, climatização das salas de aula, modernização de laboratórios e aquisição de novos mobiliários. Somente entre 2019 e 2026, foram investidos R$ 525,7 milhões na compra de mais de 665 mil itens de mobiliário para as escolas estaduais, incluindo carteiras, cadeiras, mesas, armários, estantes e equipamentos utilizados em salas de aula, bibliotecas, laboratórios e espaços administrativos.

As ações também incluem a instalação de milhares de aparelhos de ar-condicionado, melhorias estruturais e a modernização dos ambientes de aprendizagem, tornando as escolas mais confortáveis e adequadas para estudantes e professores.

“Quando o aluno encontra uma escola segura, bem equipada e com estrutura adequada, ele permanece mais tempo estudando e consegue desenvolver melhor seu potencial. O resultado aparece em indicadores como esse, que mostram mais jovens avançando regularmente em sua trajetória educacional”, avaliou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262