Connect with us


Paraná

Em Rio Negro, MPPR firma acordo com toda a rede de ensino dos municípios da comarca para a realização de ações de combate ao uso dos cigarros eletrônicos

Publicado em

O Ministério Público do Paraná, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Rio Negro, na Região Metropolitana de Curitiba, firmou Termo de Ajustamento de Conduta com toda a rede estadual e municipal de ensino dos municípios que compõem a comarca (além da sede, Campo do Tenente, Quitandinha e Piên), para o desenvolvimento de ações com a finalidade de combater o uso dos dispositivos eletrônicos de fumar (DEFs, conhecidos como cigarros eletrônicos ou vapes) no ambiente escolar. O acordo foi assinado conjuntamente pelas secretárias de Educação das quatro cidades, pela representante do Núcleo Regional de Educação, pelos diretores das 20 escolas e colégios dos municípios, além do comandante da Polícia Militar na região e da delegada de polícia.

Pelo termo, os diretores das instituições de ensino se comprometeram, no prazo de 30 dias, a definir como ato de indisciplina escolar o uso e/ou porte de cigarros eletrônicos e dispositivos similares (e-cigarettes, e-ciggy, ecigar, dentre outros) no ambiente escolar, estabelecendo, no regime escolar ou norma análoga, sanções ou penalidades aplicáveis (incluindo a comunicação aos pais ou responsáveis legais e ao Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária), além dos procedimentos concernentes à apreensão e encaminhamento dos dispositivos para os órgãos competentes, a fim de que tenham a correta destinação.

Leia mais:  Estado participa de projeto nacional para diagnóstico de infecções em casos de HIV/Aids

Também se comprometeram a reforçar a “fiscalização interna no âmbito escolar, adotando medidas preventivas, como inspeções regulares e sistemáticas em banheiros, áreas de recreio, pátios e demais espaços comuns, sem prejuízo a revistas de mochilas e pertences pessoais, quando houver fundada suspeita e mediante expressa autorização dos responsáveis legais ou da própria criança ou adolescente, respeitados sempre os princípios da razoabilidade e proporcionalidade”.

Já as Secretarias Municipais de Educação ficaram responsáveis por, em 60 dias, iniciar plano de ação para capacitar os professores a reconhecer esses dispositivos eletrônicos, bem como disseminar campanha educativa que noticie os malefícios decorrentes da utilização desses dispositivos. As autoridades policiais, por sua vez, serão responsáveis pelo recolhimento e destruição desses objetos quando apreendidos no ambiente escolar.

Procedimento administrativo 0124.25.000573-1

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4226

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook

Paraná

Paraná oferta tratamento multidisciplinar pelo SUS contra o tabagismo

Published

on

No Dia Mundial Sem Tabaco, neste 31 de maio, a Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa-PR) destaca a importância da prevenção, do tratamento para cessação do tabagismo e da adoção de hábitos saudáveis, reforçando o alerta sobre os impactos de fumar na saúde. É essencial, ainda, a conscientização da população quanto aos riscos associados ao cigarro convencional e aos dispositivos eletrônicos.

Hoje, 336 cidades do Estado ofertam ações multidisciplinares para tratamento, uma alta de 33% em comparação a 2019, quando 251 municípios contavam com os serviços do Programa Estadual de Controle do Tabagismo (PECT). A expansão garante que mais pessoas tenham acesso ao tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que aumenta em até cinco vezes as chances de sucesso de quem deseja abandonar o vício.

O programa conta com atuação de equipes da saúde que oferecem apoio integral às pessoas que desejam parar de fumar. Há equipes estruturadas para o tratamento de cessação do tabagismo em 1.184 estabelecimentos de saúde.

As ações incluem abordagem cognitivo-comportamental, individual ou em grupo, além de apoio medicamentoso, quando necessário, com adesivos de nicotina, gomas, pastilhas e medicamentos como a bupropiona.

De setembro a dezembro de 2025, 6.511 pessoas foram atendidas pelas equipes de tratamento do tabagismo no Paraná. Os dados apontam participação predominantemente feminina, com 4.014 mulheres, correspondendo a 58,22% do total de pacientes. Os homens representam 41,78% dos participantes, com 2.881 atendimentos registrados.

Em relação à faixa etária, observa-se concentração expressiva entre adultos de 18 a 59 anos, grupo que representa 73,18% dos atendidos, totalizando 5.046 pacientes. Pessoas com 60 anos ou mais correspondem a 24,24% dos participantes, com 1.671 registros, enquanto menores de 18 anos representam 2,58% do total, com 178 pacientes acompanhados.

Leia mais:  Gaeco de Cascavel cumpre três mandados de busca e apreensão em investigação sobre a prática dos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico

O secretário de Estado da Saúde, César Neves, reforça que o combate ao tabagismo é uma prioridade de saúde pública.

“O fortalecimento do Programa amplia o acesso da população ao tratamento gratuito e qualificado pelo SUS. Nosso objetivo é garantir acolhimento, acompanhamento e apoio para que cada vez mais paranaenses consigam abandonar o cigarro e tenham mais saúde e qualidade de vida”.

SAÚDE EM RISCO – Dados da Sesa demonstram o impacto das doenças cardiovasculares no Paraná. Entre janeiro e março deste ano, foram registrados 13.491 internamentos relacionados a doenças cardiovasculares no Estado, sendo 6.903 pacientes do sexo masculino e 6.588 do sexo feminino. No mesmo período de 2025, houve 12.570 internamentos, evidenciando a relação entre fatores de risco, como tabagismo, e o agravamento das doenças cardiovasculares.

De acordo com especialistas, o tabagismo continua sendo um dos principais fatores de risco evitáveis para doenças cardiovasculares, respiratórias e diversos tipos de câncer. Além dos danos provocados pelo cigarro tradicional, os cigarros eletrônicos — conhecidos como pods e vapes — têm preocupado profissionais de saúde devido ao aumento do consumo entre os jovens.

O cardiologista Maurício Dallagrana, diretor clínico do Hospital Infantil Waldemar Monastier, explica que os efeitos do tabaco no organismo são amplos e podem causar complicações graves.

“O tabagismo torna o organismo muito mais propenso à ocorrência de infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, impotência sexual e fenômenos oclusivos em diferentes territórios arteriais do corpo, podendo levar até mesmo à necessidade de amputações ou cirurgias de emergência”, destaca o especialista.

Leia mais:  Estado participa de projeto nacional para diagnóstico de infecções em casos de HIV/Aids

O médico também faz um alerta sobre os cigarros eletrônicos. “Existe uma falsa percepção de que os dispositivos eletrônicos seriam alternativas inofensivas. Na realidade, eles entregam altas doses de nicotina e outras substâncias nocivas que causam rigidez arterial, aumentam a pressão arterial e elevam o risco de infartos e arritmias. Além dos danos cardiovasculares, também estão associados a doenças pulmonares e ao aumento do risco de câncer”, completa.

DESAFIO SUPERADO – A aposentada Roszangela Abbud, de 66 anos, conseguiu abandonar o cigarro após décadas de dependência e hoje relata mudanças significativas na qualidade de vida.

“Fumei desde a adolescência e, quando completei 40 anos, me propus a parar porque sentia muito cansaço e fui diagnosticada com hipertensão. Fiz várias tentativas e não consegui. Fumei até os 56 anos”, contou.

Após abandonar o cigarro, a rotina mudou completamente. “Hoje tenho 66 anos, pratico atividade física três vezes por semana, faço passeios com grupos de amigos com disposição e leveza. E hoje desfruto dos aromas e sabores que a nicotina não me deixava perceber”, afirmou.

A Sesa orienta que pessoas interessadas em parar de fumar procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima para obter informações sobre os programas de cessação do tabagismo disponíveis na rede pública.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262