Connect with us


Agro

Brasil e China avançam em cooperação agrícola com criação de Força-Tarefa de Financiamento

Publicado em

O Ministério da Fazenda (MF) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com o Ministério das Finanças da China, realizaram na última quinta-feira (18/09) a Sessão Especial de Trabalho para o Desenvolvimento do Financiamento Agrícola.

O encontro foi conduzido pela secretária de Assuntos Internacionais do MF, embaixadora Tatiana Rosito, e pelo vice-ministro das Finanças da China, Liao Min, além de contar com a participação dos assessores especiais do Mapa, Carlos Ernesto Augustin e Pedro Cunto.

Local simbólico: Museu do Café, em Santos

A reunião ocorreu no Museu do Café, instalado no prédio da antiga Bolsa Oficial de Café, em Santos (SP). O espaço, histórico para o comércio do grão no Brasil, simboliza a forte ligação entre agricultura, exportações e desenvolvimento nacional.

Evento paralelo a fóruns Brasil-China

O encontro fez parte da agenda da delegação chinesa no Brasil, que incluiu o 2º Fórum de Cooperação Financeira Brasil-China e a 11ª Reunião da Subcomissão Econômico-Financeira Brasil-China, realizados em São Paulo nos dias 16 e 17 de setembro.

Durante esses eventos, representantes do Mapa apresentaram o Programa Caminho Verde Brasil, voltado à restauração de terras degradadas, ao aumento da produção agropecuária sem desmatamento e à atração de investimentos para o agronegócio sustentável.

Leia mais:  Ministério da Agricultura autoriza eventos com aves no país, a partir de 2 de janeiro
Cooperação em financiamento agrícola

Os debates em Santos tiveram como foco o aprofundamento da cooperação agrícola entre os dois países, com destaque para a troca de experiências na formulação de políticas de crédito e no desenvolvimento de mecanismos que garantam um ambiente produtivo sustentável e moderno.

Foram discutidas estratégias para ampliar a segurança alimentar e consolidar o Brasil como parceiro agrícola confiável e fornecedor de longo prazo para a China.

Criação de Força-Tarefa Brasil-China

Como resultado das negociações, foi definida a criação de uma Força-Tarefa Brasil-China de Financiamento Agrícola. O grupo reunirá representantes governamentais e do setor financeiro para desenvolver propostas concretas de cooperação, que serão apresentadas na próxima reunião da Subcomissão Econômico-Financeira, prevista para ocorrer na China em 2026.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Comentários Facebook

Agro

Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga 2026 reúne criadores, provas e negócios em Tatuí (SP)

Published

on

A cidade de Tatuí, no interior de São Paulo, será palco da 48ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga entre os dias 4 e 12 de julho de 2026. Promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), o evento é considerado o mais importante do calendário oficial da raça e deve reunir criadores, expositores, treinadores, competidores e investidores de diversas regiões do país.

Reconhecido como uma das principais vitrines da equinocultura nacional, o encontro tem como objetivo valorizar a excelência genética, a funcionalidade e a tradição do Mangalarga, raça que se consolidou como referência entre os cavalos de sela brasileiros.

Programação reúne julgamentos, provas e atividades técnicas

Durante nove dias de programação, os participantes acompanharão uma agenda diversificada, composta por julgamentos de morfologia e andamento, provas funcionais, leilões, demonstrações técnicas e atividades voltadas ao fortalecimento da cadeia produtiva do cavalo.

As competições têm início no dia 4 de julho, a partir das 13h, com a realização das Provas Sociais. Na sequência, às 18h, acontece a disputa de Ranch Sorting, modalidade que vem ganhando destaque entre os praticantes de esportes equestres.

Leia mais:  CerradinhoBio registra alta de 56,2% no EBIT no primeiro semestre da Safra 25/26

Já no dia 5 de julho, às 8h, será realizado o tradicional Poeirão, considerado uma das atrações mais aguardadas pelos participantes e público presente.

A cerimônia oficial de abertura da 48ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga está programada para o dia 10 de julho, às 12h30, reunindo autoridades, lideranças do setor e representantes da criação nacional.

Evento fortalece mercado e integração do setor equino

Além das avaliações técnicas e das disputas esportivas, a exposição também desempenha papel estratégico para o desenvolvimento da equinocultura brasileira. O encontro proporciona oportunidades de networking, geração de negócios e intercâmbio de conhecimento entre profissionais ligados à criação, treinamento, comercialização e investimento em animais da raça.

De acordo com o presidente da ABCCRM, Fernando Tardioli, a Exposição Nacional vai além das competições e se consolida como um importante ambiente para o fortalecimento do mercado.

Segundo ele, o evento promove a aproximação entre criadores, técnicos, investidores e demais agentes do setor, contribuindo para o crescimento sustentável da raça Mangalarga e para a expansão das oportunidades de negócios relacionadas ao segmento.

Leia mais:  Ministério da Agricultura autoriza eventos com aves no país, a partir de 2 de janeiro
Mangalarga reforça protagonismo na equinocultura brasileira

Considerado uma das mais tradicionais raças equinas do Brasil, o Mangalarga se destaca pela versatilidade, conforto de marcha, resistência e aptidão para diferentes modalidades esportivas e atividades de lazer.

A realização da Exposição Nacional reforça a importância da raça para a equinocultura nacional e evidencia os avanços obtidos pelos programas de seleção genética, manejo e treinamento desenvolvidos pelos criadores brasileiros ao longo das últimas décadas.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262