Política Nacional
Senado é confirmado entre os finalistas em prêmio de sustentabilidade
O Senado está entre os finalistas do Prêmio Espírito Público 2025, na categoria Mudanças Climáticas e Sustentabilidade. A Casa está na competição devido à experiência do Viveiro do Senado, que foi revitalizado e transformado em um centro de educação para a sustentabilidade ambiental inclusiva.
Esse espaço do Senado integra práticas ambientais a uma agenda de acessibilidade e inclusão (física, auditiva, visual e cultural). O modelo, de baixo custo e com processos documentados, pode ser replicado por outras instituições.
Nos últimos meses, o espaço recebeu a visita de representantes de mais de 80 instituições públicas e privadas de várias regiões do país — foram visitas técnicas que tiveram, entre seus objetivos, o de verificar a possibilidade de replicar o modelo implementado pelo Senado.
O Viveiro do Senado — que tem a coleta seletiva como uma de suas principais atividades — oferece atualmente 18 serviços ambientais.
O espaço conta com uma edificação sustentável, uma agrofloresta urbana e um banco de sementes. Também promove atividades como produção de mudas, compostagem e reuso de água. Além disso, contém trilhas adaptadas, sinalização em braile, audiodescrição, banheiros inclusivos e serviços de intérprete de Libras.
Nos últimos dois anos, o espaço registrou os seguintes resultados:
- 3.300 lixeiras convertidas para o padrão de três cores;
- nenhum acidente de trabalho na triagem de resíduos após melhorias nos processos;
- 350 pessoas capacitadas, entre jardineiros, copeiros e catadores, formados como multiplicadores;
- 290 metros de trilhas acessíveis construídas, com banheiros acessíveis e rampas;
- reconhecimento da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P).
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado
Política Nacional
Comissão aprova projeto que incentiva alunos a participarem de trabalho voluntário
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1573/26, que prevê incentivo das escolas à participação dos estudantes em atividades de caráter social, comunitário e voluntário. A adesão dos alunos a essas atividades será sempre facultativa.
A relatora, deputada Franciane Bayer (Republicanos-RS), recomendou a aprovação do texto. “Em muitos países, essas atividades acontecem de maneira regulada e bem estruturada, como componente da carga horária escolar”, disse.
A proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para inserir a nova atribuição na lista de incumbências dos estabelecimentos de ensino.
Segundo o autor do projeto de lei, deputado Murilo Galdino (Republicanos-PB), a ideia é incentivar a formação integral dos estudantes e o desenvolvimento de valores relacionados à cidadania, à solidariedade e à responsabilidade social.
Próximos passos
O projeto ainda será analisado em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Da Reportagem/RM
Edição – Roberto Seabra
Fonte: Câmara dos Deputados
-
Brasil6 dias agoTILÁPIA A PARMEGIANA
-
Paraná6 dias agoMinistério Público do Paraná emite recomendação administrativa com o objetivo de garantir condições adequadas de funcionamento a escola municipal em Ampére
-
Agro5 dias agoPecuária reage a exigências da União Europeia e cobra autonomia sobre uso de medicamentos
-
Paraná6 dias agoPromotoria de Justiça de Colorado realizará atendimento descentralizado à população do distrito de Alto Alegre no dia 16 de julho, quinta-feira
-
Agro7 dias agoMP das dívidas rurais deve prever juros a partir de 6% ao ano e prazo de até 10 anos para produtores afetados por perdas climáticas
-
Agro5 dias agoGreening ameaça produção de 15,6 milhões de toneladas de laranja
-
Política Nacional6 dias agoInterlegis, do Senado, é premiado por Guia de Boas Práticas no Legislativo
-
Política Nacional6 dias agoComissão aprova mudança em critério de divisão de ICMS para atividades agropecuárias
