Connect with us


Paraná

Ponte de Guaratuba alcança 73% de execução e avança nos acessos e trecho estaiado

Publicado em

A construção da nova Ponte de Guaratuba, no Litoral, alcançou 73% de execução, conforme boletim de obras de agosto de 2025. O empreendimento, orçado em quase R$ 400 milhões e executado pelo Consórcio Nova Ponte, segue com frentes de trabalho intensas tanto nos acessos quanto na estrutura principal.

“Permanecemos superando todos os desafios rumo à conclusão da obra, sendo executada com total qualidade e atendendo todas as normativas para uma obra de arte especial e para os seus acessos, como também os aspectos ambientais e demais critérios”, afirma o diretor-presidente do DER-PR, Fernando Furiatti. “Os paranaenses podem marcar no calendário do ano que vem, a inauguração da Ponte de Guaratuba será realizada no mês de abril, conforme previsto”.

No trecho pré-moldado, foram concluídas 62 estacas (24 no estaiado e 38 no pré-moldado), além de 16 vigas travessas. Já foram fabricadas 126 vigas longarinas e lançadas 110, permitindo a execução de 11 lajes do tabuleiro em um total de 23 vãos previstos ao longo de toda a ponte.

Leia mais:  Peça satírica "Pela Hora da Morte" retorna aos palcos do Teatro Zé Maria

No trecho estaiado, parte de maior complexidade técnica, as fundações, pilares das torres e aduelas de partida já estão finalizados. Em agosto, os trabalhos avançaram com importantes etapas de concretagem no trecho estaiado. Utilizando a técnica de balanços sucessivos, foram executados três pares de aduelas no apoio 04 e dois pares no apoio 05, totalizando 85 metros concluídos de um total de 320 metros previstos para esse trecho da ponte. Também foram instalados os primeiros estais, cabos de aço que darão sustentação para a parte central da estrutura.

Os estais são cabos de aço tensionados que se ligam diretamente ao tabuleiro e às torres (mastros) da ponte. Eles sustentam o peso do tabuleiro, transportando as cargas verticais e horizontais para as torres, que por sua vez recebem essas forças e as transferem para as fundações por meio de compressão vertical. Já a fundação absorve e distribui as forças vindas dos mastros e estais para o solo e a rocha, por meio das estacas marítimas.

Leia mais:  Após dias de frio, temperatura começa a subir nesta semana

PONTE

Foto: Felipe Henschel/AEN

AVANÇOS NOS ACESSOS – Os acessos também seguem em ritmo acelerado. No lado de Matinhos, com cerca de 880 metros de extensão, seguem obras de drenagem, terraplenagem e pavimentação. Além disso, já estão sendo fabricadas no local as vigas longarinas que serão utilizadas na estrutura da ponte desse lado.

No acesso do lado de Guaratuba, com aproximadamente 940 metros de extensão, o maior desafio é o rebaixamento do morro para melhorar a rampa existente, onde são executadas as contenções. Elas são compostas pela solução técnica de solo grampeado somada à cortina atirantada estaqueada, alcançando 10 mil metros quadrados de área contida A previsão é movimentar 200 mil m³ de solo e aplicar 50 mil m² de pavimentação.

PONTE

Foto: Felipe Henschel/AEN

PONTE

Foto: Felipe Henschel/AEN

IMPACTOS AMBIENTAIS POSITIVOS – Além de melhorar a mobilidade no Litoral, a ponte deve trazer benefícios ambientais relevantes. Estudos indicam que a substituição do ferry-boat reduzirá o ruído subaquático e poderá favorecer o retorno de espécies marinhas, como o boto-cinza e as tartarugas marinhas, à Baía de Guaratuba.

ACOMPANHE A OBRA – A obra da Ponte de Guaratuba é uma iniciativa do Governo do Paraná, sob a coordenação do DER-PR, autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL). A construção pode ser acompanhada em tempo real através das câmeras de monitoramento. Basta acessar a página AQUI.

Confira o vídeo do andamento da obra:

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Estado promove formação para coordenadores da educação profissional em Foz do Iguaçu

Published

on

A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) promove, esta semana, o 3º Seminário de Coordenadores de Curso da Educação Profissional, voltado à formação dos coordenadores que atuam nas instituições estaduais que oferecem Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O evento, que começou na terça-feira (16) e vai até quinta (18), acontece em Foz do Iguaçu, Oeste do Estado.

O Seminário reúne 450 profissionais de todas as regiões do Paraná e tem como objetivo aprimorar suas atribuições técnicas e pedagógicas e subsidiá-los para que se tornem replicadores de iniciativas junto às escolas, contribuindo com o fortalecimento da qualidade da EPT ofertada na rede estadual.

“Investir na formação dos coordenadores é investir diretamente na qualidade dos cursos técnicos e no futuro dos nossos estudantes”, explica o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda. De acordo com ele, o fortalecimento da EPT é estratégico para o desenvolvimento do Paraná. “Mais do que um encontro de formação, este é um momento de construção coletiva, de compartilhamento de boas práticas e de fortalecimento de uma rede que transforma vidas por meio da educação, da qualificação profissional e da geração de oportunidades para os nossos estudantes”, completa o secretário.

Leia mais:  Ações do Dia D da dengue acontecem em todo o Paraná neste sábado

O seminário reafirma o compromisso da Seed-PR com a valorização e expansão da Educação Profissional no Paraná, que conta hoje com mais de 800 escolas que ofertam cursos técnicos, consolidando no Estado uma das maiores redes públicas de Educação Profissional do país.

PROGRAMAÇÃO – Durante os três dias, o evento oferece oficinas práticas, momentos formativos e espaços para troca de experiências, com foco no aprimoramento da gestão pedagógica, na atualização dos cursos técnicos e no fortalecimento da articulação entre escola, mundo do trabalho e desenvolvimento regional, totalizando cerca de 20 horas de programação. Entre os temas abordados estão empregabilidade, observação de sala de aula e mediação e avaliação da aprendizagem.

“Os coordenadores de curso exercem um papel estratégico na Educação Profissional. Eles são responsáveis por acompanhar a execução curricular, apoiar professores, orientar estudantes e garantir que a formação oferecida esteja alinhada às demandas atuais da sociedade e do setor produtivo”, explica o chefe do Departamento de Educação Profissional (DEP) da Seed-PR, Anderson Canizella.

Entre os profissionais presentes no evento e aqueles que receberão formação posterior serão cerca de 1,3 mil coordenadores que vão impactar mais de 5 mil professores e 120 mil alunos por meio da melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem na EPT.

Leia mais:  22 estudantes das universidades estaduais vão participar do Parlamento Universitário

“O Seminário nos proporciona aprendizado e nos permite a troca de experiências no encontro com outros coordenadores”, avalia Alda Cristina das Chagas, coordenadora de EPT no Colégio Euclides da Cunha, de Matelândia, região Oeste. Ela acredita que o encontro e a proximidade com outros coordenadores é muito importante por permitir a atualização de conhecimentos e a discussão de novas formas de atuação nas instituições de ensino.

“Eu acho essas oportunidades sensacionais, a troca que acontece é maravilhosa. E isso engrandece a nossa posição como coordenadores, nos empodera, porque nos ajuda a perceber a importância do nosso trabalho dentro da escola”, conclui ela.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262