Connect with us


Paraná

Após dias de frio, temperatura começa a subir nesta semana

Publicado em

Bem Paraná

O final de semana foi de muito frio em todo o Paraná. Em Curitiba os termômetros chegaram a marcar -1ºC e houve registro de geada. O Parque Tingui, um dos mais movimentados da cidade, amanheceu o domingo (7) praticamente congelado, por exemplo. Já na região Sul do estado o frio chegou a -7,1ºC (em General Carneiro). Mas a boa notícia é que o clima deve esquentar durante a semana, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

Para esta segunda-feira (8), por exemplo, a previsão é de temperatura mínima de 3ºC e máxima de 16ºC, com a possibilidade de ocorrência de geadas fracas na Capital. Na terça-feira, nova alta na temperatura: mínima de 6ºC e máxima de 19ºC. A tendência de aquecimento deve seguir até a próxima segunda-feira, quando se deve registrar até 24ºC na cidade. Depois disso, o clima volta a esfriar, mas de leve, longe do que se sentiu em dias recentes.

Nas demais regiões do estado, a semana começa com tempo estável, ainda sob influência de uma massa de ar frio e seco, o que explica a persistência de temperaturas muitos baixas e a possibilidade de formação de geadas nas regiões Sudoeste, Oeste, Sul, Central, Campos Gerais e Metropolitana de Curitiba. Na sequência, o frio começa a perder força em quase todas as regiões do Paraná.

Comentários Facebook
Leia mais:  Com novos leitos, Hospital Regional de Guarapuava ofertará cirurgias especializadas

Paraná

Herança maldita de Rafael Greca obriga Curitiba manter cinto apertado

Published

on

Marc Souza, Vitor Puppi, Paulo Martins, Eduardo Pimentel e Marcelo Fachinello (Foto: Pedro Ribas/SMCS)

A herança maldita deixada pelo ex-prefeito Rafael Greca (PSD) para Curitiba irá exigir que a administração Eduardo Pimentel (PSD) mantenha a austeridade fiscal e a sustentabilidade financeira nos próximos quatros anos, o cofre da cidade não está abarrotado de recursos, como foi contado no ano passado em prosa e em verso.

A situação foi explicada pelo secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento, Vitor Puppi, na segunda reunião do secretariado do ano (a primeira foi no dia dois de janeiro), Curitiba manterá o cinto apertado “para cidade manter um plano de investimento robusto e honrar os compromissos a partir do próximo ano.”

Como em 2026 haverá uma nova eleição presidencial, existe a possibilidade da queda de recursos para investimentos no setor privado, que poderá refletir na arrecadação dos impostos na capital do Paraná, devido as especulações que o mercado projeta para a situação do Brasil, com a projeção dos candidatos na liderança pelo Palácio do Alvorada.

Vitor Puppi, que é secretário de finanças pela segunda vez, foi responsável pelo Plano de Recuperação de Curitiba, lançado em 2017, que colocou as contas do município em dia.

Leia mais:  Startups desenvolvem jogo educativo e plataforma para incentivar doação de sangue

O secretário de Finanças destacou a necessidade de manter a eficiência nos gastos, a transparência nos processos e a economicidade (minimização dos gastos públicos sem comprometer a qualidade dos serviços).

Para 2025, o município tem o orçamento recorde de R$ 14,5 bilhões e um plano de investimentos de R$ 1,07 bilhão, que serão usados em vários projetos para melhorar a vida da população, como pavimentação, construção de casas, implantação de calçadas e ciclovias, revitalização de parques e bosques, reforma de escolas, ampliação e modernização do parque de iluminação pública.

Nessa lista estão ainda projetos de grande porte: Novo Inter 2, Ligeirão Leste/Oeste, implantação do Parque Cachoeira, reforma e implantação de novas unidades básicas de saúde e o projeto de gestão de risco climático Bairro Novo do Caximba.

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262