Paraná
Estado capacita gestores municipais sobre sinalização turística
Gestores municipais de todas as regiões do Estado participaram, nesta quinta-feira (25), de uma qualificação sobre sinalização turística. Foram abordadas a importância das placas e suas características, de acordo com as mensagens que querem passar aos visitantes, além de critérios técnicos.
A capacitação online ocorreu como parte do projeto “Qualifica Setu Gestores Municipais”, da secretaria estadual do Turismo, que promove encontros mensais com diferentes temas.
O objetivo é oferecer informações para que o turismo ocorra de forma mais organizada e com mais qualidade no Paraná. Para o coordenador de Qualificação do Turismo da Setu, Anderson Muniz Canizella, o projeto gera possibilidades para que os gestores municipais desenvolvam ações de maior impacto em suas regiões.
“Quanto mais sinalizado um município ou ponto turístico está, mais visitantes ele atrai. Este é um indicativo que muitas vezes os gestores não se atentam, por isso, consideramos importante promover este tema. A partir do momento em que os gestores investem na sinalização turística, o trabalho de divulgação dos atrativos é potencializado”, disse.
SINALIZAÇÃO – Para falar sobre o tema deste mês, a reunião contou com a parceria do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). Os participantes tiveram contato com os principais sistemas utilizados de sinalização – luminoso, sonoro e semafórico –, entre outros, além dos conceitos e parâmetros necessários para criar uma estratégia efetiva na captação de viajantes.
Outro ponto destacado foi a importância de elaborar projetos executivos seguindo critérios técnicos, conforme as regras do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e Detran-PR. Os técnicos da Setu reforçaram que um projeto de sinalização turística precisa receber, também, aprovação e validação da Pasta.
“Sentimos essa carência de informações em muitos projetos que recebemos na Secretaria e, diante disso, não conseguimos dar prosseguimento para que as placas sejam instaladas. É muito importante esclarecer dúvidas e mostrar o caminho correto para que o Paraná seja o mais sinalizado e com mais agilidade”, destacou a coordenadora de Gestão e Sustentabilidade da Setu, Anna Vargas.
Fonte: Governo PR
Paraná
Alunos paranaenses do ensino médio participam da Genius Olympiad, nos EUA
As estudantes Beatriz Maria Ferreira dos Santos e Fernanda Graciele Jank, ambas de 17 anos, do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre – Ensino Integral, em Toledo, embarcaram neste fim de semana para os Estados Unidos, onde participam da Genius Olympiad, uma das maiores feiras de ciências do mundo. A competição tem início nesta segunda-feira (08) e segue até 12 de junho.
A conquista é resultado do comprometimento das estudantes e do trabalho desenvolvido no colégio. No período destinado às atividades complementares do ensino integral, Beatriz e Fernanda desenvolvem pesquisas voltadas a desafios ambientais e agrícolas. As alunas estão acompanhadas pela técnica pedagógica do Integral, professora Ingrid Kautzmann.
Para o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, além de ampliar a permanência dos estudantes na escola, a Educação em Tempo Integral oferece oportunidades para aprofundar conhecimentos e desenvolver atividades que fazem diferença na formação acadêmica.
“A participação das estudantes em uma das maiores feiras de ciências do mundo reforça o reconhecimento do sucesso do Programa Paraná Integral e do trabalho inovador desenvolvido nas escolas estaduais”, afirma o secretário.
Beatriz investiga o uso de extratos vegetais para acelerar a germinação e o enraizamento de orquídeas cultivadas in vitro. A pesquisa busca ampliar a reprodução dessas plantas, cujo desenvolvimento é considerado lento e complexo, já que poucas sementes conseguem germinar naturalmente e a primeira floração pode levar de três a dez anos.
Já Fernanda desenvolveu uma pesquisa voltada ao controle biológico de pragas que afetam os bananais. Segundo a estudante, os extratos vegetais analisados apresentaram resultados mais acessíveis e menos agressivos ao meio ambiente e à saúde humana em comparação aos agroquímicos convencionais.
INTERCÂMBIO CULTURAL – A Genius Olympiad é uma competição internacional voltada a estudantes do Ensino Médio, com foco em questões ambientais e sustentabilidade. Realizada anualmente em Nova York, a feira reúne jovens de mais de 70 países para apresentar soluções inovadoras.
Além da premiação, com medalhas e reconhecimento internacional, o evento também é um espaço de intercâmbio cultural, permitindo que os participantes compartilhem experiências e debatam temas relacionados às mudanças climáticas e aos desafios do futuro.
Fonte: Governo PR
-
Esportes7 dias agoBrasil goleia o Panamá no Maracanã e se despede da torcida antes da Copa de 2026
-
Educação7 dias agoMEC leva investimentos em saúde e educação ao Cariri cearense
-
Esportes7 dias agoFluminense empata com Cruzeiro e segue no G-4 do Brasileirão
-
Esportes7 dias agoSão Paulo perde para o Remo e chega a cinco jogos sem vitória no Brasileirão
-
Esportes7 dias agoVasco perde do Atlético-MG e entra na zona de rebaixamento do Brasileirão
-
Esportes7 dias agoPalmeiras supera expulsão, drama do VAR e consolidar liderança no Brasileirão
-
Paraná5 dias agoMPPR lança segunda fase de operação contra loteamentos irregulares em Ibiporã, com o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão em Londrina
-
Paraná4 dias agoFeriado de Corpus Christi altera horários de museus, parques e órgãos estaduais
