Paraná
Atletas apoiados pelo Estado participam do Camping Escolar Paralímpico 2024
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) convocou três atletas paranaenses para uma experiência motivadora. Luan Gabriel Rega Rodrigues, da bocha de Curitiba, e Erick Campos de Jesus, da natação de Campo Mourão, ambos apoiados pelo Governo do Estado por meio do programa Geração Olímpica e Paralímpica, e André Pires Mathias, do atletismo de Paranaguá, participam do Camping Escolar Paralímpico, que reúne 152 atletas de 23 estados.
A iniciativa é do CPB, acontece desde 2018 e tem como objetivo proporcionar a jovens atletas com idade entre 12 e 17 anos, selecionados por meio das Paralímpiadas Escolares, o primeiro contato com a rotina de um atleta de alto rendimento. O evento começou em 28 de janeiro e segue até este domingo (04), no Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo.
Do Paraná, o CPB também convocou os técnico, Darlan França Ciesielski Junior, da bocha de Curitiba, que é apoiado pelo Geração Olímpica e Paralímpica, e Antônio Jacinto dos Santos, do voleibol sentado de Maringá.
“Estou muito feliz por participar dessa experiência para aprender a conviver com outros atletas. É uma oportunidade única e espero evoluir bastante neste período em que poderemos acompanhar atletas de alto desempenho”, disse Luan Gabriel.
O treinador do voleibol sentado, Antônio Jacinto dos Santos, destaca a oportunidade. “Todos gostariam de estar aqui. Eu vim com a maior boa vontade do mundo para mostrar o serviço mesmo. Isso é importante para o Paraná e importante para o Brasil”, afirma.
PROGRAMA – O Geração Olímpica e Paralímpica, coordenado pela Secretaria do Esporte (SEES), é o maior programa estadual de bolsa-atleta do País. O Estado já investiu cerca de R$ 50 milhões, em 12 edições, com o patrocínio exclusivo da Copel, para atletas e técnicos vinculados a instituições paranaenses (federações e escolas), atendendo desde jovens promessas a estrelas de renome internacional. No edital de 2023 são mais de 1,2 mil atletas e técnicos contemplados com a bolsa.
CAMPING – Durante o período na capital paulista, os atletas realizam treinos, participam de testes, avaliações e palestras. O CPB arca com todos os custos de hospedagem, alimentação, uniforme e transporte dos participantes.
Os 152 atletas participantes são envolvidos em 10 modalidades esportivas: atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol para paralisados cerebrais, halterofilismo, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.
Fonte: Governo PR
Paraná
MPPR recomenda que Município de Paranaguá cumpra legislação e adote providências para a efetiva instalação de um segundo Conselho Tutelar
O Ministério Público do Paraná expediu recomendação administrativa para que o Município de Paranaguá, no Litoral do estado, adote providências para a implantação e estruturação de um segundo conselho tutelar na cidade. A medida administrativa decorre de procedimento instaurado pela 5ª Promotoria de Justiça da Paranaguá que, a partir de apuração, demonstrou inércia do poder público local no efetivo cumprimento de legislação municipal (Lei 4.449/2024) que instituiu formalmente uma segunda unidade do órgão integrante da rede de proteção à infância e juventude.
De acordo com a Promotoria de Justiça, após atraso inicial causado em razão da transição da gestão municipal ocorrida entre os anos de 2024 e 2025, o Município passou a justificar a não implantação do novo Conselho por “inviabilidade financeira para o custeio contínuo e contratação de pessoal frente aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal”. Entretanto, as apurações demonstraram haver uma desarticulação interna entre órgãos do próprio Executivo Municipal, cenário que dificultaria o início da operacionalização da nova unidade do Conselho.
Apesar de a implantação do novo Conselho estar expressamente prevista no Plano Plurianual (PPA 2026-2029), a Secretaria Municipal da Mulher, Desenvolvimento Social e Igualdade Racial (Semdir), pasta finalística responsável pela área de proteção à infância, sequer formalizou à Secretaria Municipal da Fazenda (Semfa) a inserção das despesas relacionadas à criação da nova sede do Conselho na proposta orçamentária do próximo exercício e também não apresentou à pasta os estudos técnicos relacionados.
Além disso, também não ficou demonstrado que o Município esteja adotando qualquer providência no sentido de promover uma articulação interinstitucional para a economia de recursos públicos, tampouco solicitou ao Legislativo Municipal a devolução de sobras do repasse duodecimal para o custeio de programas de prioridade absoluta, prática frequentemente adotada por outras Administrações, inclusive no âmbito estadual e na capital Curitiba, e que tem se mostrado exitosa.
A cobrança do Ministério Público para a efetiva instalação do novo Conselho deve-se ao fato de ser insustentável a existência de somente um Conselho Tutelar em Paranaguá, uma vez que o município possui mais de 145 mil habitantes, com vasta extensão territorial, que inclui ilhas e áreas rurais de difícil acesso, “sendo absolutamente inadmissível e gerador de graves prejuízos à proteção da infância e da juventude que o ente municipal conte com apenas uma sede e cinco conselheiros tutelares, contingente insuficiente para a demanda e cuja capacidade de resposta é drasticamente reduzida pelo fato de os servidores precisarem se revezar no gozo de férias, eventuais licenças para tratamento de saúde e outras eventualidades”, sustentou a recomendação.
Outro fator apontado pela Promotoria de Justiça é o de que a Administração Pública está às vésperas da confecção da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2027, sendo “estritamente necessária e urgente a adoção de medidas concretas e definitivas para a inclusão da totalidade dos custos de implantação e manutenção do 2º Conselho Tutelar no orçamento municipal do próximo ano, viabilizando sua entrada em funcionamento”.
Foi concedido prazo de 15 dias úteis, a partir do recebimento da medida administrativa, para que o Município informe à Promotoria de Justiça sobre o acatamento das recomendações e as respectivas providências adotadas para a solução dos problemas.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264
Fonte: Ministério Público PR
-
Esportes5 dias agoBrasileirão: 28ª rodada tem líder em campo e clássicos na briga pelo topo
-
Paraná1 dia agoEm Marialva, homem denunciado pelo Ministério Público do Paraná por estuprar e engravidar a própria filha adolescente é condenado a quase 56 anos de reclusão
-
Política Nacional6 dias agoLei proíbe prisão de candidatos e eleitores durante período de votação
-
Paraná7 dias agoTribunal do Júri de Maringá condena a 23 anos e 6 meses de prisão pai denunciado pelo Ministério Público do Paraná por morte da própria filha em Rolândia em 2019
-
Educação6 dias agoEdital cria rede nacional de pesquisa em Educação Especial Inclusiva
-
Paraná1 dia agoMPPR ajuíza ação para a suspensão de contratações temporárias na Secretaria Estadual de Saúde e convocação de candidatos aprovados em concurso público
-
Economia6 dias agoGT reúne setor produtivo para debater competitividade e melhoria do ambiente de negócios
-
Agro7 dias agoRegião reforça defesa de soja e algodão contra pragas antes da nova safra
