Paraná
Polícia Científica leva exposição sobre crimes ambientais para o Litoral
A Polícia Científica do Paraná (PCP) e o Museu Paranaense de Ciências Forenses (MPCF) levam para o Litoral, neste final de semana, a exposição “Crimes Ambientais e a Perícia do Paraná”. A mostra acontece em Guaratuba nesta sexta (02) e em Caiobá no sábado (03), das 15h às 19h, junto à Exposição das Forças de Segurança da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP/PR).
O público poderá conhecer diversas peças que mostram a variedade da perícia em crimes ambientais, como peles e ossos de animais, drones, microscópios com amostras de solo e madeira.
A mostra foi inaugurada em dezembro de 2023 na sala de exposições do MPCF na Unidade de Execução Técnico-Científica do Tarumã, em Curitiba, e ficará disponível para visitação até começo de março. No Litoral, é uma excelente oportunidade para moradores e veranistas conhecerem de perto o trabalho pericial.
A equipe da Seção de Crimes Ambientais (SCA) da PCP também estará nos eventos apresentando os materiais, contando sobre a rotina da seção e os casos atendidos.
A SCA foi criada em 2019 com o objetivo de fazer exames periciais em locais de crimes contra a flora, incluindo exames complementares (identificação de espécies arbóreas por análises dendrológicas e de anatomia da madeira); crimes contra a fauna, (com necropsias animais; crimes contra a administração ambiental; poluição; mineração; microvestígios de solo), entre outros.
“Este evento é uma grande oportunidade de levar a divulgação científica a espaços não formais e alcançar um número maior de pessoas”, destaca a diretora do Museu Paranaense de Ciências Forenses, Fabíola Machado.
O ESPAÇO – O Museu Paranaense de Ciências Forenses integra a Polícia Científica do Paraná e é dedicado à conservação da história da PCP no Estado e à divulgação das ciências forenses. Possui em seu acervo instrumentos e equipamentos utilizados desde o início das atividades periciais no Paraná, além de livros, documentos, arquivos fotográficos e peças anatômicas.
Em 2023, recebeu em torno de 12 mil visitantes, somando a sala de exposição na Unidade de Execução Técnico-Científica do Tarumã (UETC) e o antigo necrotério na UETC Visconde.
As visitas ao museu ocorrem somente na modalidade guiada. O público é composto, principalmente, por estudantes das áreas da Saúde e do Direito – nestes casos, a visitação contempla também os laboratórios da Polícia Científica.
AGENDAMENTOS – Para esclarecimento de dúvidas ou agendamento de visitas entrar em contato por e-mail: [email protected].
VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.
Serviço:
Exposição “Crimes Ambientais e a Perícia do Paraná”
Guaratuba
Data: 02/02, sexta-feira
horário: 15h às 19h
Local: Av. Atlântica, Praia Central (aio lado do letreiro de Guaratuba)
Caiobá
Data: 03/02, sábado
Horário: 15h às 19h
Local: Av. Atlântica, 2010
Fonte: Governo PR
Paraná
Na 30ª Expo Turismo Paraná, Darci Piana destaca importância do setor para o Estado
A abertura da 30ª edição da Expo Turismo Paraná, realizada nesta quinta-feira (07), no centro de eventos Viasoft Experience, em Curitiba, marcou um momento histórico de consolidação para o setor no Estado. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR), com apoio do Governo do Estado, celebra três décadas como o principal ponto de encontro B2B (business to business) da Região Sul, evidenciando a união entre o poder público e a iniciativa privada.
Durante a solenidade, o protagonismo do Paraná no cenário nacional foi o tema central. O vice-governador Darci Piana relembrou a trajetória do evento, que nasceu de forma humilde como Salão Paranaense de Turismo, no Centro de Convenções de Curitiba, e ressaltou crescimento do segmento do Estado.
“O Paraná tem se tornado exemplo para o Brasil no turismo. O setor cresce porque existe união, planejamento e investimento. O turismo gera riqueza, movimenta a economia e fortalece nossos municípios”, afirmou Piana.
“O Paraná hoje é referência em segurança pública, e não existe turismo se não houver segurança e. O turista quer viajar, mas quer ter a certeza de que ele e sua família estarão seguros. Além disso, temos investido pesado em infraestrutura, como estradas, aeroportos, a nova Orla de Matinhos e a Ponte de Guaratuba”, completou o vice-governador.
O secretário de Estado do Turismo, Luciano Bartolomeu, destacou o compromisso de dar continuidade ao trabalho técnico que envolveu mais de 1.400 convênios pensando nos municípios e reforçou a importância do turista se sentir seguro.
“Não existe turismo sem segurança pública, e posso afirmar com certeza: o Paraná é um dos estados, se não o estado com a maior segurança pública do Brasil”. Ele também ressaltou o papel dos profissionais do setor. “Não adianta ter hotel, restaurante e equipamentos se não tivermos os agentes de viagens. Sem o agente, não há venda”, acrescentou.
Bartolomeu também apresentou o novo lema da pasta: “Fica aqui no Paraná”. Segundo ele, a meta é incentivar que o turista permaneça mais tempo no Estado. “Queremos que as pessoas venham para cá, frequentem nossos restaurantes e nossa excelente hotelaria com preços justos. O legado que queremos deixar é o do respeito absoluto ao turista”, pontuou.
O presidente da ABAV-PR, Geraldo Rocha, reforçou a importância da liderança e do trabalho dos agentes de viagens que levam o nome do Paraná para o mundo. “Parabéns pelo trabalho e liderança de todos os agentes de viagens que levam o nome da nossa cidade e do Estado do Paraná ao país e ao mundo”, afirmou, destacando a relevância técnica do encontro.
PROGRAMAÇÃO – A 30ª Expo Turismo Paraná segue até esta sexta-feira (08). A expectativa é que mais de 6 mil profissionais circulem pelo evento.
Ao longo de três décadas, o evento se consolidou como o principal encontro do setor no Estado e uma das referências da região Sul, reunindo agentes de viagens, operadoras, destinos e instâncias de governança regional em torno da promoção e comercialização do turismo paranaense.
A feira concentra dois dias de intensa movimentação com rodadas de negócios, apresentações culturais, experiências gastronômicas e articulações institucionais. A estrutura contempla estandes temáticos voltados à segmentação turística e uma sala exclusiva para reuniões estratégicas entre municípios, entidades e parceiros do setor.
PRESENÇAS – Participaram da cerimônia o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, e o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, representantes do G7, além de lideranças do trade turístico nacional e internacional.
Fonte: Governo PR
-
Educação7 dias agoAções do MEC valorizam trabalhadores da educação
-
Esportes5 dias agoBotafogo sofre virada no Nilton Santos e perde para o Remo
-
Paraná5 dias agoEsporte e diversão: pequenos corredores lotam as ruas de Guaratuba na Maratoninha
-
Paraná6 dias agoIntegração e desenvolvimento: autoridades destacam impacto histórico da Ponte de Guaratuba
-
Esportes4 dias agoFlamengo e Vasco empatam em jogo eletrizante com gol nos acréscimos
-
Paraná6 dias agoAo vivo: confira a transmissão da inauguração da Ponte de Guaratuba
-
Educação7 dias agoMEC autoriza aquisição de prédio do Campus Diadema do IFSP
-
Paraná4 dias agoCom Ponte de Guaratuba, Maratona Internacional do Paraná se torna marco do Esporte no Estado
