Paraná
Nona parada do cruzeiro da MSC no Paraná leva centenas de turistas para a Ilha do Mel
O nono embarque e desembarque de passageiros de transatlânticos no Porto de Paranaguá na temporada 2023/2024 foi revestido de sucesso mais uma vez. Com os passageiros e tripulantes desta sexta-feira (19), o Estado recebeu mais de 12 mil turistas desde que o navio da MSC atracou pela primeira vez na costa paranaense, no dia 1° de dezembro.
O dia quente (a sensação térmica chegou a atingir 42º C) serviu de motivação especial para passeios na orla do Paraná. Os tours são orientados a partir da Arena Paraná, estrutura montada pelo Governo do Estado na praça central da cidade, com apoio da prefeitura, e no do Mega Rocio, o terminal de embarque e desembarque, na Portos do Paraná. Restaurantes locais apostaram na degustação para atrair curiosos. O barreado, prato típico da culinária do Litoral, foi a aposta do restaurante Danúbio Azul, e uma lasanha caiçara fisgou clientes para o restaurante Di Legno.
As belezas da Ilha do Mel pesaram na escolha de outros turistas da Argentina, do Uruguai, de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Quase 200 passeios em barcos e lanchas foram comercializados logo no início da manhã, lotando os restaurantes de Nova Brasília e Encantadas. Outros turistas preferiram realizar o tour em Paranaguá ou esticaram até Matinhos e Pontal do Paraná, entre outros destinos.
César Augusto da Silva, policial militar aposentado e morador de Porto União (Santa Catarina), optou em aproveitar o tempo para curtir o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná. “Paranaguá está de parabéns e o Governo do Estado também pela estrutura montada para os turistas”, afirma.
O secretário de Turismo do Paraná, Márcio Nunes, acompanhou o atendimento aos turistas nas duas estruturas. Ele destacou também a confirmação da venda de pacotes pela empresa MSC para mais duas temporadas: 2024/2025 e 2026/2027. “É muito bom perceber a alegria no rosto dos nossos empreendedores do turismo e dos milhares de turistas”, afirmou.
- Construção da nova Ponte de Valadares supera 50% de execução, em Paranaguá
- Polícia Militar recebe dois UTVs elétricos para reforço do policiamento na Ilha do Mel
MSC LIRICA – O MSC Lirica tem capacidade para 2.648 passageiros. Ele conta com diversas opções de entretenimento e atividades durante o dia, tarde e noite, desde música ao vivo e shows a compras, aulas de ginástica e banhos de sol à beira da piscina. A rota ainda passa por Buenos Aires, Punta Del Este e Itajaí, em Santa Catarina.
Fonte: Governo PR
Paraná
Alunos paranaenses do ensino médio participam da Genius Olympiad, nos EUA
As estudantes Beatriz Maria Ferreira dos Santos e Fernanda Graciele Jank, ambas de 17 anos, do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre – Ensino Integral, em Toledo, embarcaram neste fim de semana para os Estados Unidos, onde participam da Genius Olympiad, uma das maiores feiras de ciências do mundo. A competição tem início nesta segunda-feira (08) e segue até 12 de junho.
A conquista é resultado do comprometimento das estudantes e do trabalho desenvolvido no colégio. No período destinado às atividades complementares do ensino integral, Beatriz e Fernanda desenvolvem pesquisas voltadas a desafios ambientais e agrícolas. As alunas estão acompanhadas pela técnica pedagógica do Integral, professora Ingrid Kautzmann.
Para o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, além de ampliar a permanência dos estudantes na escola, a Educação em Tempo Integral oferece oportunidades para aprofundar conhecimentos e desenvolver atividades que fazem diferença na formação acadêmica.
“A participação das estudantes em uma das maiores feiras de ciências do mundo reforça o reconhecimento do sucesso do Programa Paraná Integral e do trabalho inovador desenvolvido nas escolas estaduais”, afirma o secretário.
Beatriz investiga o uso de extratos vegetais para acelerar a germinação e o enraizamento de orquídeas cultivadas in vitro. A pesquisa busca ampliar a reprodução dessas plantas, cujo desenvolvimento é considerado lento e complexo, já que poucas sementes conseguem germinar naturalmente e a primeira floração pode levar de três a dez anos.
Já Fernanda desenvolveu uma pesquisa voltada ao controle biológico de pragas que afetam os bananais. Segundo a estudante, os extratos vegetais analisados apresentaram resultados mais acessíveis e menos agressivos ao meio ambiente e à saúde humana em comparação aos agroquímicos convencionais.
INTERCÂMBIO CULTURAL – A Genius Olympiad é uma competição internacional voltada a estudantes do Ensino Médio, com foco em questões ambientais e sustentabilidade. Realizada anualmente em Nova York, a feira reúne jovens de mais de 70 países para apresentar soluções inovadoras.
Além da premiação, com medalhas e reconhecimento internacional, o evento também é um espaço de intercâmbio cultural, permitindo que os participantes compartilhem experiências e debatam temas relacionados às mudanças climáticas e aos desafios do futuro.
Fonte: Governo PR
-
Esportes7 dias agoBrasil goleia o Panamá no Maracanã e se despede da torcida antes da Copa de 2026
-
Esportes6 dias agoFluminense empata com Cruzeiro e segue no G-4 do Brasileirão
-
Polícial7 dias agoFutebol e Solidariedade: PMPR e Amigos do Macaris entram em campo contra o frio
-
Educação7 dias agoMEC leva investimentos em saúde e educação ao Cariri cearense
-
Esportes6 dias agoSão Paulo perde para o Remo e chega a cinco jogos sem vitória no Brasileirão
-
Agro7 dias agoCrise do crédito dominou debates no Summit Pensar Agro
-
Esportes7 dias agoVasco perde do Atlético-MG e entra na zona de rebaixamento do Brasileirão
-
Agro7 dias agoExpocitros encerra debates sobre greening, clima e sustentabilidade
