Connect with us


Paraná

Em mutirão de duas horas, Estado recolhe 7 mil itens descartáveis na Ilha do Mel

Publicado em

Um mutirão organizado pelo Instituto Água e Terra (IAT) e a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável nesta quinta-feira (11) recolheu mais de sete mil itens abandonados na Ilha do Mel, em Paranaguá, no Litoral, em apenas duas horas, totalizando 20 quilos de resíduos. A operação contou com o apoio de voluntários e foi realizada em conjunto com a ONG Eco Local Brasil, especializada no combate ao descarte indevido de resíduos plásticos no meio ambiente.

O foco da ação foi a coleta do microlixo que é deixado próximo aos bolsões de areia da praia pela maré, como copos plásticos, tampas de garrafa, bitucas de cigarro e canudinhos, todos objetos que impactam de forma negativa na fauna marinha. Ainda assim, foram encontrados resíduos inusitados, como chinelos, botas e lixo eletrônico. Cerca de 50 pessoas participaram do mutirão pelo meio ambiente.

“Esse tipo de iniciativa é crucial para a conscientização da população para que cuide da Ilha do Mel, para que coletem o lixo que geram. Isso contribui significativamente para a preservação da qualidade ambiental da região”, destaca a coordenadora do escritório do IAT responsável pela Ilha do Mel, Evelyn Jaques de Almeida.

Coordenador das atividades da Eco Local e um dos líderes da iniciativa, Filipe Oliveira explica que, ao contrário do que posso parecer, a maior parte do lixo depositado na praia não vem dos moradores da ilha ou dos turistas. “O trabalho que nós realizamos junto com o IAT é muito importante para combater a poluição marinha, visto que a Ilha do Mel está localizada no corredor do estuário do Litoral paranaense. Isso faz com que ela receba o lixo de vários outros rios do Estado, funcionando como filtro de resíduos”, afirma.

Leia mais:  Cliente da Sanepar pode receber avisos sobre abastecimento de água no imóvel por SMS

Em um processo de logística reversa, os resíduos recolhidos foram encaminhados para uma cooperativa de coletores do município de Pontal do Paraná, também no Litoral. O material será separado, pesado, prensado e retornará para a indústria como novas embalagens, gerando renda para os moradores da região.

“Educação ambiental é essencial. Todo cidadão é responsável por sua parte, desde a sua casa, com a coleta seletiva. Em três, quatro minutos, encontramos garrafas, vidros. São materiais de difícil decomposição. Esse é um problema mundial que todos têm que participar da solução”, afirma o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge.

O mutirão de conscientização ajuda também a formar novos protetores da natureza. Moradora da ilha, Ayla Sophie Alves, de 7 anos, participou pela primeira vez de ação de limpeza. E promete não esquecer nunca mais “É muito importante fazer a nossa parte para que os animais não engasguem com o lixo. A partir de agora, vou sempre recolher o lixo quando estiver passeando com minha família”, diz.

Leia mais:  Quarto ciclo do Castrapet vai beneficiar 151 municípios do Paraná em 2024

OUTRAS AÇÕES – A Ilha do Mel não será a única Unidade de Conservação (UC) que terá ações de limpeza organizadas pelo IAT. Haverá ainda mutirões voluntários no Parque Estadual do Boguaçu, em Guaratuba, no dia 18/1; no Parque Estadual do Palmito, em Paranaguá, no dia 25/1; e na Estação Ecológica do Guaraguaçu, em Paranaguá, no dia 1º/2. Os interessados precisam se inscrever antecipadamente no Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do Paraná – VOU.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Estado entrega reforma e quadra coberta aguardada há anos em escola de Pinhais

Published

on

O governador em exercício Darci Piana entregou nesta sexta-feira (26) as obras de ampliação e reforma do Colégio Estadual Walde Rosi Galvão, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Com investimento de R$ 1,8 milhão, a intervenção contemplou a construção de uma quadra poliesportiva coberta, além de melhorias na infraestrutura da unidade.

As benfeitorias proporcionam mais conforto, segurança e melhores condições para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e esportivas. O colégio atende 380 alunos dos anos finais do Fundamental e do Ensino Médio.

“A educação transforma vidas. Quando o Estado investe em educação, investe no futuro das pessoas. É isso que estamos fazendo aqui em Pinhas: entregando uma quadra que a comunidade esperava há muito tempo e reafirmando o compromisso de oferecer uma educação cada vez melhor para todos”, ressaltou Piana.

As obras foram concluídas no início de junho e ampliaram significativamente a estrutura física do colégio. Antes da intervenção, a unidade contava com 1.913,74 metros quadrados de área construída, distribuídos em 12 salas de aula e demais ambientes administrativos e pedagógicos.

Com a execução do projeto, foram incorporados uma quadra poliesportiva coberta, um pórtico de entrada e uma central de gás, ampliando em cerca de 28% a área construída da unidade escolar.

“É uma quadra moderna, que carrega também uma história importante. Era uma obra que estava paralisada em razão de problemas de corrupção, mas foi retomada no Governo Ratinho Junior e agora está sendo entregue à comunidade. É um investimento de recursos públicos que se transforma em dignidade para os estudantes, para a comunidade escolar e para os professores que irão atuar na unidade”, destaca o secretário de Educação Roni Miranda.

Leia mais:  MPPR cumpre mandados de busca e de prisão em Pato Branco e Vitorino em operação que apura possíveis fraudes em contratos na área de saúde

ADEQUAÇÃO – A nova quadra coberta garante um espaço para as aulas de Educação Física, protegido das condições climáticas, além de ampliar as possibilidades de realização de atividades pedagógicas, esportivas, culturais e de integração da comunidade escolar.

A intervenção também representa a retomada e conclusão de uma obra aguardada pela comunidade, fortalecendo a infraestrutura da rede estadual de ensino e contribuindo para a melhoria do ambiente escolar.

“Essa obra representa muito para toda a nossa comunidade escolar, para os nossos alunos e também ex-diretores que muito lutaram para ter essa quadra, que eu tenho a honra de entrega agora, na minha gestão”, disse a diretora do Colégio, Soledade dos Santos Silva Ribeiro. “Agradeço em nome da comunidade escolar a todos que se envolveram para que essa entrega se concretizasse”.

OBRAS NO PARANÁ – A entrega das obras do colégio de Pinhais integra um conjunto de investimentos realizados pelo Governo para modernizar as unidades da rede pública estadual. As intervenções têm como objetivo ampliar a oferta de vagas, modernizar os espaços pedagógicos e melhorar as condições de ensino e aprendizagem para estudantes e profissionais da educação em todo o Paraná.

Leia mais:  Governo inaugura ciclo de encontros com especialistas com palestra de Paulo Herrmann

Atualmente, o Governo do Estado mantém 236 obras escolares em execução. Desse total, 16 correspondem à construção de novas unidades e 220 são reformas e ampliações. Os investimentos ultrapassam R$ 660 milhões, sendo R$ 366 milhões destinados a novas construções.

Elas estão em diferentes níveis de execução. Em Apucarana, Araucária, Colorado e Ibiporã já ultrapassaram 75% de execução. E em algumas cidades (Rio Branco do Sul, Pontal do Paraná e Itaperuçu) as obras estão no início.

PRESENÇAS – Também acompanharam a entrega o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; os deputados federais Sandro Alex e Luizão Goulart; a prefeita de Pinhais, Rosa Maria; o vice-prefeito, Marcinho Pereira; o presidente da Câmara de Vereadores de Pinhais, Anderson Pioco; as deputadas estaduais Marli Paulino e Márcia Huçulak; e a chefe do Núcleo Regional de Educação Área Metropolitana Norte, Silvia Vieira Dias.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262