Connect with us


Paraná

Projetos ligados à saúde e à Cultura em Londrina recebem o apoio da Compagas

Publicado em

Com o objetivo de promover ações de bem-estar nas comunidades em que atua, a Compagas apoia iniciativas ligadas à saúde e à cultura. Entre aquelas que receberam recursos voltados à infância e adolescência em 2023 está o projeto “HCL Câncer Datachild – Mais Tecnologia para Nossos Pequenos”, do Hospital de Câncer de Londrina, no Norte do Estado e, na área da cultura, o Projeto Londrinatal, da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL).

“A parceria com as organizações e entidades locais tem grande importância na Compagas, pois por meio desses projetos conseguimos colaborar para a promoção de um melhor acesso aos serviços médicos locais e no estímulo às atividades culturais, reforçando nosso compromisso de desenvolver ações sociais e estar próxima das comunidades nas regiões em que atuamos”, destaca o CEO da Compagas, Rafael Lamastra Jr.

“A Compagas retomará a operação de distribuição de gás natural canalizado em Londrina, com previsão para o início de 2025. O apoio às entidades locais, como ao Hospital de Câncer de Londrina e à ACIL já decorre desta retomada e representa uma aproximação com a comunidade local”, ressalta.

Leia mais:  Estado e Sebrae/PR celebram acordo para fortalecer o artesanato do Paraná

O “HCL Câncer Datachild – Mais Tecnologia para Nossos Pequenos”, do Hospital de Câncer de Londrina, tem como objetivo viabilizar a melhoria e adequação do parque tecnológico do Hospital retirando do local equipamentos obsoletos, fora de garantia e outros já em fim de vida útil, e instalando uma nova estrutura tecnológica.

A ideia é ampliar a qualidade, agilidade e segurança no atendimento às crianças e adolescentes por meio de tecnologia digital, modernização e integração dos sistemas de gestão, comunicação, arquivamento de dados, bem como imagens médicas do paciente.

O projeto Londrinatal faz parte das ações do Natal de Londrina, organizado pela ACIL. Neste ano, o evento comemora seu 24º aniversário, destacando-se pela Árvore do Lago Igapó e as paradas do Papai Noel. Além disso, apoia os concertos da Orquestra da Polícia Militar, o festival gastronômico e uma variedade de outras atividades para a população.

“Ao investir em saúde e cultura, a Compagas contribui para a fortalecimento da sua identidade e da qualidade de vida em Londrina”, afirma Lamastra.

Leia mais:  Estado reforça a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento dos bebês

SOBRE A COMPAGAS – A Compagas é uma empresa que tem como acionista majoritária a Companhia Paranaense de Energia (Copel), com 51% das ações, a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 24,5%, e a Commit Gás, com 24,5%. Com uma rede de distribuição de mais de 870 quilômetros de extensão, atende clientes dos segmentos industrial, comercial, residencial, veicular e de geração elétrica, instalados em 15 municípios do Estado.

Os mais de 54 mil usuários consomem diariamente cerca de 1 milhão de metros cúbicos de gás natural. Sua atuação está pautada em bases econômicas, sociais e ambientais e com foco na promoção da expansão do uso do gás natural. Ciente do seu importante papel para indução do desenvolvimento e da necessidade da diversificação da matriz energética, executa ações em prol da competitividade e da segurança para seu mercado.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Operários da Ponte de Guaratuba festejam entrega da estrutura no Dia do Trabalhador

Published

on

A Ponte de Guaratuba, um sonho de mais de 40 anos, será inaugurada nesta sexta-feira (1º) em uma data simbólica: o Dia do Trabalhador. Centenas de trabalhadores ajudaram a pôr fim a uma espera que ia muito além do tempo de travessia com o ferry boat. Era uma espera que segurava o desenvolvimento de Guaratuba e do Litoral do Paraná como um todo. A espera acabou.

Foram mais de mil trabalhadores que atuaram no pico da obra simultaneamente. Ao todo, são 3 milhões de homem/hora trabalhada – número de trabalhadores × hora trabalhadas – durante toda a obra, contribuindo para que fosse executada em tempo recorde. Pedreiros, carpinteiros, operadores de máquinas, armadores, soldadores, trabalhadores de Guaratuba ou de outras partes do Brasil. Todos em uma força-tarefa para concretizar o sonho dos paranaenses dentro do cronograma, seguido à risca.

Entre eles está Abrão de Oliveira, carpinteiro presente na obra desde o início, em abril de 2024. Morador de Guaratuba há 15 anos, ele sabe bem as dificuldades impostas durante anos pela falta da estrutura. “Muitas vezes eu passei perrengues aqui, indo para Paranaguá, encarando a fila da balsa. A ponte foi um bom projeto tirado do papel. Há muitos anos estávamos esperando por isso”, conta, orgulhoso por participar de um momento histórico para a cidade que o recebeu há mais de uma década.

“É um sentimento de muita honra. Estou feliz por isso e por ter ajudado o nosso Litoral, concluindo essa obra”, continua. E a família de Abrão em Reserva, sua cidade natal, já tem planos para vir conhecer a ponte que ele ajudou a construir. “Lembro dos parentes quando vinham para as praias, sempre me perguntavam ‘como é que está o andamento da obra?’. Todo mundo na expectativa para que quando acabasse não precisar encarar a fila do ferry boat”, comenta.

Presente desde as fases iniciais da construção da ponte, o pedreiro Walcir Andrade Tobias chegou para trabalhar na obra em setembro de 2024. Ele, que também é morador de Guaratuba, veio do Mato Grosso do Sul há mais de 30 anos. “Foi um grande privilégio poder construir essa ponte que é um sonho tanto nosso, enquanto trabalhadores, quanto de toda a população. Estamos aqui prestando um bom serviço, e creio que foi bom, porque estou até agora”, brinca.

Leia mais:  PMPR promove alinhamento operacional das tropas para o Verão Maior Paraná

Walcir enxerga na ponte a possibilidade de um futuro melhor para Guaratuba, sem esquecer da importância histórica que o ferry boat teve para a cidade. “Tinha que enfrentar esse abençoado ferry boat, e falo abençoado porque serviu não só a nós, mas a muita gente. Quando era para fazer viagem para lá, tinha toda aquela demora”, diz, apontando para o lado mais próximo de Matinhos.

“O nosso sonho sempre foi um dia falar que temos a ponte, mas ninguém de fato acreditava que esse dia chegaria e, graças a Deus, deu tudo certo”, complementa. “Faz mais de 30 anos que estou aqui e também estou incluído nesse sonho. Para mim, é um grande prazer ter essa ponte que veio para unir tudo aqui.”

E se engana quem pensa que apenas os paranaenses estavam ansiosos pela entrega da estrutura. “Todo ano meus irmãos vêm para cá e sempre me perguntam ‘e a ponte, vai sair?’. Hoje eles estão juntos na inauguração, então é um grande privilégio”, finaliza.

“PRIMEIRA PONTE” – Vindo de um pouco mais distante, a cerca de 1,2 mil km, o encarregado de montagem Alessandro Barreto saiu de Itumbiara, em Goiás, especialmente para trabalhar na Ponte de Guaratuba. Ele chegou em fevereiro de 2025 para atuar em um dos trechos mais icônicos da estrutura: o estaiado. “A minha trajetória foi no meio do mar, nos dois pilares centrais da ponte, apoio 4 e apoio 5”, explica.

“Por incrível que pareça, essa é a minha primeira ponte. Eu trabalhei a minha vida inteira em usinas hidrelétricas, então essa foi a primeira oportunidade que tive de trabalhar em uma estrutura como essa”, ressalta. Ele detalha a experiência de construir uma ponte estaiada. “A diferença é que aqui eu trabalho dentro do mar. Na hidrelétrica, trabalhamos primeiro na terra para depois encher e formar o rio da usina. Trabalhar na terra a gente já está acostumado. No mar foi a primeira vez, então achei mais interessante.”

Leia mais:  Litoral tem alta imobiliária, 6 mil novas empresas e promessa de comércio aquecido o ano todo

E se a temperatura em Guaratuba pode passar dos 30ºC, a brisa do mar ajuda a diferenciar o calor daqui em comparação ao goiano. “Essas regiões mais frias eu já conhecia, pois trabalhei por aqui e em Santa Catarina também. Eu gosto muito dessa região e do frio, acho o clima bem gostoso. Quando surgiu a oportunidade de vir para o Paraná, eu não pensei duas vezes. Me adapto bem ao frio”, conta.

Agora, com a ponte entregue, o sentimento é de dever cumprido. “Fico muito feliz de ter participado desse projeto. Todo mundo aqui falava disso, só que eu não tinha conhecimento. A partir do momento que eu cheguei, as pessoas comentavam o quanto essa obra era esperada há anos, e hoje é um sonho que está acontecendo. Batalhamos muito para chegar no que está hoje para essa inauguração”, finaliza.

PONTE – Com investimento de mais de R$ 400 milhões do Governo do Estado, a obra ficou sob responsabilidade do Departamento de Estrada de Rodagens do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL), e foi executada pelo Consórcio Nova Ponte.

A Ponte de Guaratuba é uma das principais obras de infraestrutura do Paraná e conta com 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança em cada sentido, calçadas com ciclovia e guarda-corpos. Contando com os acessos na PR-412, a obra compreende cerca de 3 quilômetros ao todo.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262