Connect with us


Paraná

Prêmio Orgulho da Terra valoriza uso de tecnologias na agropecuária paranaense

Publicado em

O produtor João Roberto Zielinski, de São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, adotou em 2019 o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH) e conta que, desde então, reduziu despesas com insumos, inseticidas, adubos e irrigação. Quatro anos depois de adotar a técnica ele não consegue enxergar outra maneira de produzir. Os resultados obtidos também lhe renderam, em 2022, um troféu do Prêmio Orgulho da Terra na categoria tecnologia.

O prêmio, por indicação de técnicos do IDR-Paraná e do Sistema Ocepar, reconhece as boas práticas no campo em 17 categorias e neste ano será entregue a 21 produtores no dia 21 de novembro.

Um dos principais resultados da adoção do SPDH, lembra Zielinski, foi o aumento na vazão das nascentes da propriedade. De acordo com o produtor, o volume de água produzido dobrou desde a adoção do sistema. A água utilizada para irrigação hoje vem toda da nascente da propriedade e o excedente é drenado para o Rio Miringuava, utilizado no abastecimento da Região Metropolitana de Curitiba.

Leia mais:  Estratégia e gestão: curso superior de polícia forma 35 oficiais da PM e dos Bombeiros

A implantação do SPDH resulta em uma agricultura mais sustentável, que diminui a erosão do solo, o consumo de água com irrigação e as temperaturas extremas, já que a terra permanece sempre coberta. A prática também promove o aumento de matéria orgânica no solo, garantindo menos despesas com fertilizantes e mais qualidade no produto final, além de evitar a dispersão de pragas e doenças.

A substituição do sistema de plantio convencional traz resultados notáveis para os produtores. O método contempla três princípios: o revolvimento restrito do solo, a rotação de culturas e a cobertura permanente do solo. A prática garante benefícios na qualidade da produção e promove melhorias ao meio ambiente.

Além da categoria Tecnologia, a terceira edição do Prêmio Orgulho da Terra vai homenagear também: agroecologia, aves, café, erva-mate, feijão, bovinocultura de leite, suínos, piscicultura, agricultura orgânica, agroindústria, bovinocultura de corte, inclusão social, mulheres no agro, sericicultura, soja e milho, sucessão e turismo rural.

As indicações para o Prêmio são feitas por um grupo de técnicos do IDR-Paraná e do Sistema Ocepar – Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná, que avaliam os empreendimentos sob a perspectiva social, ambiental e econômica. O tema deste ano é “Desenvolver sem esgotar”.

Leia mais:  Estado abre inscrições para acadêmicos atuarem no Verão Maior Paraná 2025/2026

O Prêmio Orgulho da Terra, uma iniciativa do Grupo RIC, em parceria com o IDR-Paraná e Ocepar, dá visibilidade às propriedades premiadas com uma série de reportagens feitas pelo programa RIC Rural, transmitido todos os domingos pela RICtv Record TV para todo o Estado.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Órgãos e museus estaduais terão horário especial de funcionamento no Tiradentes

Published

on

O Governo do Paraná terá alterações no horário de funcionamento dos órgãos estaduais e atrativos culturais, como museus e a Biblioteca Pública, durante o feriado de Tiradentes. A maioria dos serviços administrativos terá atendimento suspenso na segunda-feira (20), decretado como ponto facultativo, e na terça-feira (21), feriado nacional. Áreas essenciais, como hospitais e segurança pública, seguem operando normalmente. Alguns serviços mantêm opções de serviços online ao cidadão.

Confira o funcionamento durante o período:

BIBLIOTECA PÚBLICA – Estará fechada na segunda e terça-feira, com retorno na quarta em horário normal.

CEASAS – Todos os mercados das Ceasas do Paraná estarão abertos na segunda-feira. Na terça-feira, as unidades de Curitiba, Londrina e Cascavel estarão fechadas, enquanto em Maringá e Foz do Iguaçu abrem normalmente. A Administração Central da Ceasa, em Curitiba, estará fechada na segunda  e terça-feira. Confira o horário de funcionamento específico para cada unidade AQUI .

COLÉGIOS ESTADUAIS – Não haverá aula na segunda e terça-feira. Os colégios voltam às atividades normais na quarta.

COHAPAR – A sede e os escritórios regionais da Cohapar estarão fechados na segunda e terça-feira, com o retorno das atividades na quarta-feira, em horário normal. Serviços de emissão de 2ª via de faturas, cadastro em projetos habitacionais, consulta a empreendimentos por município e pedidos de emissão de escritura continuam disponíveis no site https://www.cohapar.pr.gov.br/.

DETRAN – As centrais de atendimento do Detran estarão fechadas na segunda e terça-feira, com o retorno em horário normal na quarta-feira.

FARMÁCIAS DO PARANÁ – As unidades das Farmácias do Paraná nas 22 Regionais de Saúde estarão fechadas na segunda e terça-feira e retornam em horário normal na quarta.

RECEITA ESTADUAL – As delegacias e agências da Receita Estadual estarão fechadas na segunda e terça-feira. Na segunda, haverá atendimento por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), das 7h às 19h, pelos números (41) 3200-5009 (Curitiba e Região) e 0800-041-1528 (demais localidades).

HOSPITAIS PÚBLICOS – Funcionamento normal todos os dias.

Leia mais:  Maestro da Sinfônica do Paraná, Tibiriçá recebe título de Doutor em Música por Notório Saber

HEMEPAR – Cada unidade do Hemepar no Estado terá horário específico de funcionamento durante o feriado. Confira AQUI como será o atendimento em cada cidade.

INSTITUTO DE IDENTIFICAÇÃO – Não haverá atendimento na segunda e terça-feira. O expediente será retomado na quarta-feira, em horário normal

POUPATEMPO PARANÁ – As unidades do Poupatempo Paraná funcionam normalmente na segunda-feira e estarão fechadas na terça. O retorno do atendimento será na quarta-feira, em horário normal.

MUSEUS 

Museu Oscar Niemeyer (MON): Estará aberto todos os dias do feriado, das 10h às 18h, com acesso até as 17h30.

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná): Estará aberto todos os dias do feriado, das 10h às 18h, com acesso até as 17h30.

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR): Estará fechado na segunda-feira e aberto na terça (21), das 10h às 18h.

Museu Paranaense (MUPA): Estará fechado na segunda-feira e aberto na terça, das 10h às 17h30.

Museu Alfredo Andersen (MCAA): Estará fechado na segunda-feira e aberto na terça, das 9h30h às 17h.

Sede Adalice Araújo: Estará fechada na segunda (20) e terça-feira (21), com retorno na quarta (22) em horário normal.

POLÍCIA CIVIL – As Centrais de Flagrante atuarão em plantão ininterrupto. As demais delegacias funcionarão em esquema de sobreaviso e plantão de acordo com a demanda de cada comarca.

PROCON – O órgão não terá expediente na segunda e terça-feira, mas os consumidores podem acessar os serviços de maneira virtual, pelo site do Procon-PR e na plataforma consumidor.gov.br. O atendimento presencial ao público retorna na quarta-feira, em horário normal.

SANEPAR – Todas as Centrais de Atendimento funcionam em horário normal na segunda-feira e estarão fechadas na terça, com retorno na quarta, em horário normal. Clientes podem solicitar serviços nos canais online, que funcionam durante o feriado de Tiradentes.

A Sanepar informa também que os serviços de religação de água, consertos de vazamentos de água e esgoto, verificação de falta d´água e os demais serviços emergenciais seguirão em funcionamento durante o feriado.

Leia mais:  Superior Tribunal de Justiça aprova 7 novas súmulas sobre direito privado

TEATRO GUAÍRA – O Centro Cultural Teatro Guaíra terá a parte administrativa fechada na segunda e terça-feira, com funcionamento normal da programação artística. Para conferir os espetáculos em cartaz, acesse o site.

FOMENTO PARANÁ – A agência da Fomento Paraná terá atendimento normal na segunda-feira, das 9h às 17h, e fecha terça-feira, voltando à normalidade na quarta-feira.

BRDE – A Agência do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) terá atendimento normal na segunda-feira e estará fechada na terça. Já o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões estará fechado na segunda e terça. As atividades retornam na quarta (22) em horário normal.

JUCEPAR – Não haverá atendimento na segunda e terça-feira, com o retorno em horário normal na quarta-feira.

TRANSPORTE METROPOLITANO – Durante o feriado de Tiradentes, a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) implementará ajustes na programação do transporte coletivo metropolitano que visam adequá-lo às demandas. A recomendação é que os usuários consultem os horários específicos de cada linha para o planejamento de suas viagens.

Na segunda-feira, o sistema segue com tabela de dias úteis, porém com suspensão de algumas linhas e reforços, como as diretas D66, K72 e L72, além de ajustes em linhas específicas. As demais operam normalmente.

Já na terça-feira, as linhas da Viação do Sul operam com tabela de sábado, e as demais linhas seguem a tabela de domingo.

A orientação é que os usuários verifiquem os horários com antecedência. A programação completa do Transporte Metropolitano pode ser consultada no site da Amep.

OUVIDORIA GERAL – O cidadão pode registrar sua manifestação na Ouvidoria pelo WhatsApp (41) 3883-4014 ou pelo formulário online. A Ouvidoria recebe solicitações, reclamações, denúncias, sugestões, elogios e pedidos através da Lei de Acesso à Informação.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262