Paraná
Museus da UEPG levaram cultura, história e ciência à Primavera dos Museus
Os museus da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) desenvolveram diversas atividades na Primavera dos Museus. Entre 19 e 23 de setembro, o Museu Campos Gerais (MCG) e o Museu de Ciências Naturais (MCN) integraram as atividades do evento nacional coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que teve como tema em 2023 “Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”.
O objetivo da Primavera dos Museus, que chega à sua 17ª edição, é promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade. Para o diretor do MCN, Antonio Liccardo, promover atividades diversificadas, oficinas e cursos é parte do papel desses espaços. “Os museus têm tudo para para alcançar a sociedade com mais incisão, com mais consistência, e esses cursos e oficinas fazem isso”, avaliou.
O diretor do MCG, Niltonci Batista Chaves, ressalta que a programação foi alinhada com o debate proposto pelo tema deste ano. “O museu que a gente quer não é um local de objetos estáticos, mas sim um espaço de produção de conhecimento. Foi com esse pensamento que elaboramos as atividades que compuseram a nossa Primavera dos Museus”, exaltou.
Uma grande caixa, com quatro gavetas, chamou atenção de uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic-UEPG). A escola fica ao lado do Museu de Ciências Naturais, mas a maior parte da turma ainda não conhecia o espaço. A aluna Izabely Martins de Araujo estava animada com a perspectiva de conhecer fósseis, animais e colocar em prática os conhecimentos da sala de aula. Na visita ao acervo do Museu, ficou boquiaberta com os fósseis de pteurossauros. “Eu aprendi muitas coisas”, comemorou.
- Unicentro e Unespar ofertam 564 bolsas para estudantes de graduação
- UEPG inaugura prédio que vai atender ações culturais e extensionistas
A atividade de que Izabely participava era a oficina “Paleontólogo por um dia”, ministrada por Gabrieli Goltz, Ana Paula Meira e Marilise Meister, na tarde da última quarta-feira (20). Além de conhecer mais sobre os fósseis e sobre como trabalham os paleontólogos, as crianças puderam, na prática, escavar seus próprios fósseis nas gavetas do equipamento de suporte pedagógico desenvolvido pelo arqueólogo Moacir Elias dos Santos. “A ideia principal era trazer informações novas e despertar a curiosidade com relação à ciência. Acho que isso é o mais importante”, contou.
A programação do MCN começou na terça (19), alinhada à Mostra de Laboratório de Ensino em Ciências e Biologia, e seguiu com oficinas para públicos diversos, cada uma voltada para uma faixa etária ou grupo de interesse.
O Museu Campos Gerais (MCG) promoveu palestras e oficinas entre os dias 19 e 22 de setembro, ministradas por convidados com formação na área da museologia e atores culturais ligados à memória, com foco na diversidade. A programação também integrou o Terceiro Colóquio do Programa de Pós-graduação em História (PPGH), da UEPG.
As atividades ocorreram no Auditório Pinheiro Machado, na sede atual do museu, e reuniram pesquisadores e públicos diversos para debater o papel socioeducativo dos museus e o seu potencial para proporcionar reflexões relacionadas a memória e diversidade.
O evento iniciou com a palestra “A glória do meu quilombo: a importância de Carolina Maria de Jesus”, ministrada pela atriz Ligiane Ferreira, criadora e intérprete do espetáculo de mesmo nome. A abertura oficial do evento ficou a cargo da professora Caroline Pacievitch, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que abordou o tema “20 anos de ensino de História”. O professor Jezulino Braga, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), fechou a programação da Primavera dos Museus no MCG com a palestra “Convites para uma educação em museus”.
“Todas as discussões desenvolvidas nas oficinas, palestras e sessões de debate me auxiliaram a entender alguns temas importantes para a área da minha formação”, comentou a pesquisadora Mirielen Machado, mestranda pelo PPGH. Para ela, é necessário entender e dar novos significados ao espaço dos museus, de maneiras a aumentar o interesse das pessoas sobre os potenciais que eles oferecem.
Fonte: Governo PR
Paraná
Estado entrega reforma e quadra coberta aguardada há anos em escola de Pinhais
O governador em exercício Darci Piana entregou nesta sexta-feira (26) as obras de ampliação e reforma do Colégio Estadual Walde Rosi Galvão, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Com investimento de R$ 1,8 milhão, a intervenção contemplou a construção de uma quadra poliesportiva coberta, além de melhorias na infraestrutura da unidade.
As benfeitorias proporcionam mais conforto, segurança e melhores condições para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e esportivas. O colégio atende 380 alunos dos anos finais do Fundamental e do Ensino Médio.
“A educação transforma vidas. Quando o Estado investe em educação, investe no futuro das pessoas. É isso que estamos fazendo aqui em Pinhas: entregando uma quadra que a comunidade esperava há muito tempo e reafirmando o compromisso de oferecer uma educação cada vez melhor para todos”, ressaltou Piana.
As obras foram concluídas no início de junho e ampliaram significativamente a estrutura física do colégio. Antes da intervenção, a unidade contava com 1.913,74 metros quadrados de área construída, distribuídos em 12 salas de aula e demais ambientes administrativos e pedagógicos.
Com a execução do projeto, foram incorporados uma quadra poliesportiva coberta, um pórtico de entrada e uma central de gás, ampliando em cerca de 28% a área construída da unidade escolar.
“É uma quadra moderna, que carrega também uma história importante. Era uma obra que estava paralisada em razão de problemas de corrupção, mas foi retomada no Governo Ratinho Junior e agora está sendo entregue à comunidade. É um investimento de recursos públicos que se transforma em dignidade para os estudantes, para a comunidade escolar e para os professores que irão atuar na unidade”, destaca o secretário de Educação Roni Miranda.
ADEQUAÇÃO – A nova quadra coberta garante um espaço para as aulas de Educação Física, protegido das condições climáticas, além de ampliar as possibilidades de realização de atividades pedagógicas, esportivas, culturais e de integração da comunidade escolar.
A intervenção também representa a retomada e conclusão de uma obra aguardada pela comunidade, fortalecendo a infraestrutura da rede estadual de ensino e contribuindo para a melhoria do ambiente escolar.
“Essa obra representa muito para toda a nossa comunidade escolar, para os nossos alunos e também ex-diretores que muito lutaram para ter essa quadra, que eu tenho a honra de entrega agora, na minha gestão”, disse a diretora do Colégio, Soledade dos Santos Silva Ribeiro. “Agradeço em nome da comunidade escolar a todos que se envolveram para que essa entrega se concretizasse”.
OBRAS NO PARANÁ – A entrega das obras do colégio de Pinhais integra um conjunto de investimentos realizados pelo Governo para modernizar as unidades da rede pública estadual. As intervenções têm como objetivo ampliar a oferta de vagas, modernizar os espaços pedagógicos e melhorar as condições de ensino e aprendizagem para estudantes e profissionais da educação em todo o Paraná.
Atualmente, o Governo do Estado mantém 236 obras escolares em execução. Desse total, 16 correspondem à construção de novas unidades e 220 são reformas e ampliações. Os investimentos ultrapassam R$ 660 milhões, sendo R$ 366 milhões destinados a novas construções.
Elas estão em diferentes níveis de execução. Em Apucarana, Araucária, Colorado e Ibiporã já ultrapassaram 75% de execução. E em algumas cidades (Rio Branco do Sul, Pontal do Paraná e Itaperuçu) as obras estão no início.
PRESENÇAS – Também acompanharam a entrega o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; os deputados federais Sandro Alex e Luizão Goulart; a prefeita de Pinhais, Rosa Maria; o vice-prefeito, Marcinho Pereira; o presidente da Câmara de Vereadores de Pinhais, Anderson Pioco; as deputadas estaduais Marli Paulino e Márcia Huçulak; e a chefe do Núcleo Regional de Educação Área Metropolitana Norte, Silvia Vieira Dias.
Fonte: Governo PR
-
Paraná6 dias agoPolícia Civil do Paraná apreende armas e haxixe na Rodoviária de Curitiba
-
Paraná6 dias agoPrevisão é de tempo bom e ausência de chuva para a 4ª Corrida do Porto
-
Educação4 dias agoObmep premia 682 estudantes com medalhas de ouro em cerimônia
-
Brasil6 dias agoExtensão da Malha Norte avança em Mato Grosso e reforça novo ciclo de expansão ferroviária no país
-
Esportes4 dias agoFrança supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
-
Política Nacional4 dias agoComissão aprova criação de cadastro no SUS para mulheres vulneráveis com risco de câncer
-
Polícial6 dias agoPCPR prende homem investigado por furto em Marmeleiro
-
Polícial6 dias agoPolícia Civil do Paraná apreende armas e haxixe na Rodoviária de Curitiba
