Connect with us


Paraná

Polícia Penal expõe materiais produzidos com mão de obra prisional em feira industrial

Publicado em

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) apresentou na 2ª edição da Feira de Tecnologias e Soluções para a Indústrias (Induspar), em Pinhais, diversos materiais produzidos com mão de obra de pessoas privadas de liberdade. No estande, produtos de indústrias metalúrgicas, calçadistas e têxteis, com o objetivo de divulgar como são feitas as parcerias entre o Departamento de Polícia Penal (Deppen) e empresas do setore privado.

A PPPR possui diferentes projetos que ofertam capacitação profissional e empregabilidade à população carcerária de todo o Estado, por meio de convênios com empresas privadas e públicas, visando auxiliar na ressocialização de detentos por meio do resgate da cidadania. Atualmente, são 383 convênios.

O diretor-geral da PPPR, Osvaldo Messias Machado, explica que esse método de parceria garante diferentes benefícios a todas as partes, gerando empregabilidade remunerada às pessoas privadas de liberdade, um efetivo tratamento penal adequado e a isenção de custos fiscais à empresa.

“Indústrias de grande, médio e pequeno porte estabelecem parcerias conosco. Para realizar essa contratação de mão de obra prisional, elas constroem um canteiro de trabalho dentro das unidades penitenciárias, com máquinas, ferramentas e todos os insumos necessários para a produção diária”, afirma. “Isso garante a segurança do ambiente e a empregabilidade do apenado sem que ele precise se deslocar do estabelecimento prisional, além de oferecer redução de custos para a empresa”.

Leia mais:  Em Curitiba, Copel oferece curso gratuito a homens e mulheres para atuação no setor elétrico

O chefe da Divisão de Produção e Desenvolvimento da PPPR, Boanerges Boeno Filho, é o responsável por coordenar o funcionamento e as atividades dos convênios firmados com a Polícia Penal do Paraná. Ele explica que a feira reúne as maiores indústrias paranaenses, um evento favorável para divulgar os trabalhos desenvolvidos dentro do sistema prisional.

“O ambiente da feira promove a conexão entre os expositores e os visitantes. Isso traz a possibilidade de parcerias com a Polícia Penal no que diz respeito à utilização de mão de obra de apenados. É um lugar ótimo para empresários criarem convênios conosco e também para que o Departamento tenha mais opções de oferta de trabalho para impulsionar o tratamento penal e a ressocialização”, complementa.

Um dos organizadores da feira, Cássio André Dresch, conta que o evento surgiu considerando que o Paraná possui um parque industrial amplo, rico e diversificado, levando em conta que uma indústria possui diferentes necessidades que vão para além das máquinas propriamente ditas. “Um dos nossos objetivos era realmente criar essas trocas comerciais de forma mais direta e permitir que empresas de qualquer tamanho pudessem participar do evento com o mínimo de investimento”, explica.

Leia mais:  Maioria da população do Litoral aprova construção da Ponte de Guaratuba-Matinhos

Ele ressaltou, ainda, que a integração entre o poder público e a empresas privadas é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas. “A participação da Polícia Penal no evento vem ao encontro da ideia de termos um espectro de ofertas de soluções de todas as matizes capazes de atender as necessidades mais distintas da indústrias, além de fazer com que essas ações sejam conhecidas, disponibilizadas e requisitadas”, acrescenta.

EVENTO – A 2ª edição da Feira de Tecnologias e Soluções para a Indústria (Induspar) acontece até esta sexta-feira (18), no Expotrade, em Pinhais. O objetivo é conectar comerciantes, prestadores de serviços, terceirizadores, subcontratadores, fabricantes de máquinas, equipamentos, ferramentas, produtos, e insumos demandados pelo polo fabril do Sul do Brasil. O evento reúne mais de 200 expositores. A iniciativa é do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânica Material Elétrico do Paraná e da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Maratoninha reúne centenas de crianças em Guaratuba; ponte será fechada às 5h para maratona

Published

on

Como parte da Maratona Internacional do Paraná (MIP), cuja programação vai até domingo (3), a Maratoninha movimentou o centro de Guaratuba, no Litoral do Paraná, na tarde deste sábado (2). O evento reuniu crianças e adolescentes de 4 a 13 anos em percursos que variaram de 100 a 800 metros, conforme a faixa etária. De acordo com  organização da MIP, cerca de 500 crianças participaram da Maratoninha.

Mesmo debaixo de chuva, a meninada deu um show de superação e vontade. Entre os participantes estava Guilherme Tavares, 13 anos, que faz parte de um projeto de triathlon na cidade vizinha, Matinhos. Apesar de praticar ciclismo e natação, sua verdadeira paixão é a corrida. “Treinei muito para essa prova de corrida, que é o que eu mais gosto. Estou muito feliz por participar”, contou orgulhoso.

MARATONA KIDS

Com o objetivo de incentivar o esporte desde cedo, a iniciativa ofereceu uma experiência lúdica e inclusiva: 90% das vagas foram destinadas a alunos das redes públicas de Guaratuba e Matinhos, garantindo o primeiro contato de muitos jovens com o atletismo.

Leia mais:  Expediente do MPPR estará suspenso nos dias 27 e 28 de outubro, em razão do feriado do Dia do Servidor Público

Todas as crianças participantes receberam medalhas e kits de hidratação após a prova, incluindo picolés de frutas. Embora Tereza Saldanha Frazatto, de seis anos, tenha treinado com o pai para a Maratoninha, a parte mais legal para ela foi a recompensa. “Eu gostei muito de participar, fiquei muito feliz. Vou guardar a medalha no meu quarto, em um lugar especial. E o sorvete está muito bom”, detalhou.

A irmã de Tereza, Eloísa Saldanha Frezatto, de apenas três anos, também correu. Ambas são filhas da capitã Júlia Saldanha Frazatto, do Corpo de Bombeiros de Guaratuba. Para ela, a tarde de sábado, mesmo sob chuva, foi emocionante. “Eu era atleta antes de entrar na corporação, então é um sentimento indescritível assistir às duas correndo. Estou muito agradecida pelo evento”, disse.

FUNCIONAMENTO DA PONTE – Antes da Maratoninha, o governador Carlos Massa Ratinho Junior comandou no início da tarde deste sábado o comboio dos primeiros carros que passaram pela Ponte de Guaratuba. Conforme o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), agentes de trânsito do DER/PR e organizadores da maratona, os veículos poderão passar pela Ponte de Guaratuba até as 5h de domingo (3), quando a estrutura será fechada novamente para a realização do segundo dia de provas da MIP. O tráfego será liberado definitivamente na ponte às 10h, após a desmobilização da corrida.

Leia mais:  Corpo de Bombeiros do Paraná alerta sobre cuidados para evitar ataques de abelhas

MARATONA KIDS

MARATONA INTERNACIONAL DO PARANÁ — A Maratoninha integra a programação da Maratona Internacional do Paraná (MIP), que movimenta o Litoral desde as primeiras horas de sábado com as provas de 5 km e 21 km, que encantou os corredores que passaram pela recém-inaugurada Ponte de Guaratuba. O ponto alto acontece neste domingo (3), a partir das 6h, com as largadas das provas de 10 km e dos 42 km (maratona).

O grande diferencial da MIP é justamente o percurso pela Ponte de Guaratuba Principal cartão-postal da corrida, a estrutura faz parte de todos os trajetos das provas adultas, unindo o desafio esportivo a uma paisagem privilegiada. A travessia transforma a prova em uma experiência única, conectando o esporte a um dos projetos de infraestrutura mais emblemáticos do Estado.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262