Connect with us


Paraná

Estado apresenta ações de infraestrutura e logística para setor produtivo de Ponta Grossa

Publicado em

Ações e projetos para o desenvolvimento da infraestrutura e logística no Estado do Paraná foram o tema do Fórum Empresarial da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), na noite de segunda-feira (14). Com auditório cheio, o secretário de Estado responsável pela pasta, Sandro Alex, reuniu a equipe – representada pelos executivos da Ferroeste, do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) e da Portos do Paraná – para falar sobre investimentos gerais, destacando os que impactam diretamente a região dos Campos Gerais.

Entre as importantes obras voltadas para os Campos Gerais, Sandro Alex destacou os trechos inseridos nas novas concessões rodoviárias, como um novo contorno e a duplicação até Prudentópolis, e outras obras viárias previstas para trechos locais, incluindo duplicações (na PR-151, por exemplo) e outros equipamentos para garantir segurança, acesso e fluidez do tráfego. Outro destaque da região é o novo contorno de Castro, uma obra de R$ 78 milhões.

O secretário também falou das obras do aeroporto de Ponta Grossa, inseridas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e a preparação do Porto para receber a produção da região e de todo o Estado. Recentemente a Portos do Paraná recebeu o projeto executivo do novo Moegão, obra que deve começar a sair do papel ainda em 2023.

“Apresentamos a infraestrutura do Estado em todos os modais ao setor produtivo local”, afirmou o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística. “Os números do rodoviário, ferroviário, aéreo e do porto são muito expressivos, com obras e investimentos, além da projeção nacional com as concessões e o porto sendo eleito novamente o melhor do Brasil. São projetos que mexem com a produção dos Campos Gerais e vão ajudar o desenvolvimento do Paraná”.

Leia mais:  Mulher denunciada pelo MPPR pelo homicídio de empresária que foi sua cúmplice em assalto é condenada pelo Júri em Ponta Grossa

Para o diretor-presidente do DER-PR, Fernando Furiatti, o evento permitiu levar aos produtores do campo, da logística e da indústria todo o trabalho que vem sendo desenvolvido nos diferentes modais.

“Infraestrutura nunca isso foi pensada de maneira tão integrada como agora. Hoje a gente pensa no Porto, na Ferroeste, para que a gente possa fazer com que as nossas rodovias façam as conexões e garantam produtividade lá na ponta”, disse. “Isso leva a um menor custo para o setor e também menor preço para o consumidor final. Isso está diretamente ligado ao desenvolvimento da infraestrutura do Estado”.

Para a presidente da ACIPG, Geórgia Enrietti Bin Bochenek, o encontro para falar sobre infraestrutura e logística foi essencial para o setor produtivo. “Isso traz tranquilidade para o setor, que sabe que vai ter melhorias na logística da nossa cidade e região”, disse.

FERROVIA – André Gonçalves, diretor-presidente da Ferroeste, destacou o projeto da Nova Ferroeste e a Malha Sul da ferrovia no Estado. “A região dos Campos Gerais é o entroncamento dessas duas malhas ferroviárias. Tudo o que vem do Oeste e do Norte do Paraná, duas das maiores regiões produtivas do agronegócio paranaense, passam por aqui, onde temos um pátio bastante importante”, destacou.

Leia mais:  Pesquisa do Estado vai mapear oportunidades de crescimento das regiões do Paraná

Pela característica da cidade, Ponta Grossa, como lembra o diretor da Ferroeste, pode receber um volume maior de trens vindos do Oeste com a nova ferrovia, sem que haja conflito com as vias urbanas e rodovias locais. A Nova Ferroeste é um projeto de 1,5 mil quilômetros de um novo traçado entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul, com ramais a Chapecó, em Santa Catarina, e Foz do Iguaçu, para atrais a produção de Argentina e Paraguai.

PORTO – Dias depois de receber o prêmio de melhor gestão portuária do Brasil, o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, também participou do evento. Além de apresentar números como o volume (1,4 milhão de toneladas) e a receita das exportações de Ponta Grossa no primeiro semestre do ano (US$ 918 milhões), e falar dos principais destinos dos produtos locais (Polônia, França, Eslovênia e Indonésia), o executivo lembrou de projetos importantes, como arrendamento de novas áreas e investimentos em dragagem.

Segundo o gestor dos portos paranaenses, apresentar investimentos e propostas de melhorias é essencial porque o setor produtivo, na ponta da cadeia logística, é quem terá o benefício com redução de custos e uma eficiência maior. “Planejamento integrado da infraestrutura e logística do Estado é o que faz a gente ter condições de desenvolver um trabalho efetivo no porto, sabendo que o produto vai chegar. É fundamental essa mensagem de integração”, arrematou.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Gerente de Recursos Hídricos da Sanepar vence Prêmio Mulher InspirAÇÃO 2026 do Senge-PR

Published

on

A gerente de Recursos Hídricos da Sanepar, Ester Amelia Assis Mendes, conquistou o Prêmio Mulher Inspiração 2026, promovido pelo Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR). O prêmio foi entregue na sede da entidade, terça-feira (23), durante uma cerimônia para celebrar o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia. A premiação entregue para Ester tem foco na promoção da equidade de gênero e valorização das mulheres na profissão. 

Para Ester, ser escolhida como Mulher Inspiração é motivo de celebração e reflexão. “Com mais de 30 anos no exercício da profissão de geóloga, esse é um momento único de grande emoção e profunda gratidão. A premiação é uma resposta institucional à urgência da equidade de gênero e ao reconhecimento de trajetórias que transformam a sociedade e fortalecem o setor técnico”, afirmou a gerente da Sanepar.

30 ANOS DE EXPERIÊNCIA – Ester é geóloga e especialista em geoprocessamento, com mais de 30 anos de experiência em recursos hídricos, atuando na integração da gestão ambiental, recursos hídricos e saúde. Trabalha para a segurança da água focada na rastreabilidade, inovação, eficiência operacional e articulação interinstitucional, unindo sustentabilidade e visão corporativa para agregar valor aos negócios e à sociedade.

Leia mais:  Museu Casa Alfredo Andersen recebe Luiz Caron para lançamento de livro de contos

Profissional de Gestão de Riscos em Mananciais de Abastecimento Público da Sanepar, lidera atualmente a implementação da estratégia do Plano de Segurança da Água com o Programa Água Segura nos 344 municípios atendidos pela Companhia. Em 2022 recebeu o prêmio Ecologia e Ambientalismo da Câmara Municipal de Curitiba pelo destaque alcançado através de ações em defesa da natureza, do meio ambiente e dos interesses ecológicos.

OUTRO TROFÉU – Além do Prêmio Mulher Inspiração, Ester também concorre, neste ano, ao 5º Prêmio Engenheira Enedina Alves Marques, promovido pelo Conselho de Mulheres do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR).

Assim como no caso do Senge-PR, o prêmio busca reconhecer profissionais com trajetórias de destaque nas Engenharias, Agronomia e Geociências. O troféu leva o nome da primeira mulher formada em Engenharia Civil no Paraná, em 1945, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Paraná, e que se tornou a primeira Engenheira Civil negra do Brasil. As vencedoras serão conhecidas no dia 6 de julho.

Leia mais:  Vacinação contra a dengue será ampliada para mais 101 municípios no Paraná

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262