Connect with us


Paraná

Sanepar expande rede de Arapongas e firma projeto pioneiro para região de Maringá

Publicado em

O diretor-presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Claudio Stabile, esteve nas regiões Norte e Noroeste do Estado nesta semana, em reunião com autoridades municipais e empresários. A agenda incluiu reuniões, visitas em obras e assinaturas para implementar ações de parceria com os municípios para inovações sustentáveis.

Entre quarta e quinta-feira, acompanhado pelos diretores Comercial, Toco Zanetti, e de Operações, Sérgio Wippel, Stabile passou por Arapongas, Cambé e Maringá. Em Arapongas, junto com o prefeito Sérgio Onofre, secretários, vereadores e empresários, além gerentes e técnicos da Sanepar da região, os diretores discutiram avanços na cobertura do esgotamento sanitário no município e a ampliação do atendimento com água tratada para acompanhar o crescimento da cidade.

O foco principal é o Conjunto Habitacional Residencial Bem Viver, que está sendo implantado no município, com cerca de 1.500 casas. “Foi uma reunião muito proveitosa, que culminou com a formação de uma força-tarefa a fim de dar celeridade nessa fase final da obra”, afirmou Onofre.

A Sanepar tem obras em andamento na cidade que somam cerca de R$ 150 milhões. O diretor Wippel visitou as obras de ampliação da rede coletora e da ampliação das estações de tratamento de esgoto (ETE) Campinho e Bandeirantes.

Arapongas promoverá ainda, com parceria da Sanepar, por meio do repasse mensal ao Fundo Municipal do Meio Ambiente, a revitalização do Parque das Nações, fazendo a preservação de um dos fundos de vale mais importante do município. Do investimento total de R$ 11 milhões, que viabilizará espaços para apresentações culturais, de práticas esportivas e de lazer, R$ 6,7 milhões são recursos viabilizados mensalmente como contrapartida da concessão da prestação de serviços de saneamento.

Leia mais:  Avança licitação para conservação da Estrada do Cerne e mais três vias rurais na RMC

Em parceria inédita com a iniciativa privada, a Sanepar vai viabilizar o fornecimento de água tratada e coleta e tratamento de esgoto para 10 novos bairros da região sul de Maringá ainda em projeto. A parceria com sete loteadoras muda o conceito de implantação de bairros para uma solução completa de saneamento. Com esta ideia, os mais de 2 mil lotes terão condição imediata para a interligação nas redes públicas de água e de esgoto, com estrutura moderna de tratamento instalada pela Sanepar e que posiciona Maringá entre as melhores cidades em saneamento do Brasil.

“Estamos abrindo aqui um precedente bem fundamentado para implementar parcerias com a iniciativa privada em todo o Paraná. Trata-se de contemplar o que o novo marco legal prevê, que são as soluções coletivas como uma das formas de universalizar o saneamento”, afirmou diretor-presidente da Sanepar. “Este é, sem dúvida, um empreendimento sustentável do ponto de vista de saúde e ambiental”.

O encontro com representantes das sete loteadoras foi realizado na sede de Gerência Geral da Região Noroeste. Os novos bairros, cercados por área verde devidamente preservada, são os jardins Barcelona, Florais de Maringá, Castanheira I e II, Florença, Villa Lobos, Barcelona, Suiça e Inglaterra. Ao todo, mais de R$ 1,5 milhão será investido de imediato na infraestrutura de coleta de esgoto. Maringá já conta com mais de 98% de coleta e tratamento de esgoto.

A comitiva de diretores da Sanepar esteve também em Cambé, no gabinete do prefeito Conrado Scheller. Com secretários municipais e vereadores, o chefe do executivo recebeu uma proposta atualizada de negociação para renovar o contrato com a Sanepar.

Leia mais:  PCPR deflagra operação contra organização ligada ao tráfico de animais silvestres

Ao lado do presidente Stabile, o diretor comercial Toco Zanetti enfatizou a necessidade de formalização de metas de atendimento e benefícios para dar continuidade à prestação de serviços em Cambé. “Estamos apresentando aquilo que acreditamos ser justo e equitativo para todos os municípios nos quais a Sanepar atua. Temos uma história de sucesso na região e queremos dar continuidade a esta parceria”, pontuou Toco.

O prefeito falou sobre os desafios de expansão da cidade, no sentido Warta e na Bratislava, com indústrias e moradias, e já obteve da Sanepar o desenho para solucionar o atendimento com infraestrutura de saneamento. “Estamos muito empenhados em chegarmos a um bom entendimento com a Companhia, garantindo o melhor para a cidade de Cambé e ouvindo vocês agora, percebo que a gente está sendo muito bem cuidado”, destacou Conrado.

“Toda a nossa agenda se pautou por fortalecer parcerias para cuidar da saúde das pessoas de forma sustentável, cuidando do meio ambiente, ao mesmo tempo em que promovemos o desenvolvimento econômico e social dos municípios”, arrematou Stabile. “Estamos avançando em projetos que nunca antes foram executados e que marcam uma virada de chave, após 60 anos de história. É muito importante destacar que somos uma das maiores companhias do Brasil e continuamos inovando, graças ao corpo técnico, que considero o melhor da América Latina”. 

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Com medidas simples, Saúde alerta para prevenção de acidentes com idosos

Published

on

Nos primeiros cinco meses de 2026, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou atendimento a 10.214 idosos que sofreram quedas no Paraná. Durante todo o ano passado, o Estado contabilizou 24.417 ocorrências desse tipo. Além do socorro de urgência, esse agravo gera uma alta demanda na porta de entrada do sistema público. Somente entre janeiro e maio deste ano, foram registrados 2.691 atendimentos na Atenção Primária à Saúde (APS), enquanto em todo o ano passado o número foi de 5.627 ocorrências.

Dos atendimentos por quedas, feitos na APS, 42,6% foram de pessoas idosas. O dado é considerado expressivo pelas equipes de saúde, já que a população idosa representa 18,1% do total de habitantes do Paraná, mas concentra uma proporção muito maior das ocorrências e das complicações hospitalares. Além disso, o monitoramento estadual via Sistema de Informações da Pessoa Idosa no Paraná (SIPI-PR) aponta que 9,4% desta população cadastrada sofreu duas ou mais quedas no último ano.

Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que em alusão ao Dia Mundial de Prevenção de Quedas, celebrado nesta quarta-feira (24), reforçam os cuidados com a segurança dessa população e a necessidade de ações permanentes de prevenção.

Escorregões, tropeços, passos em falso e episódios de desequilíbrio estão entre as principais causas de quedas em pessoas com mais de 60 anos. Comuns nessa faixa etária, essas ocorrências podem ter consequências graves, como fraturas, internações prolongadas e perda de independência, comprometendo significativamente a qualidade de vida.

Leia mais:  Paraná apresenta ações de controle e combate a arboviroses ao Ministério da Saúde

“As quedas não devem ser encaradas como uma consequência natural do envelhecimento. Na grande maioria dos casos, esses acidentes podem ser evitados com intervenções simples no dia a dia, adaptações no ambiente e, acima de tudo, o acompanhamento adequado pela equipe de saúde”, afirma o secretário de Estado da Saúde, César Neves. “O Paraná conta com uma rede estruturada na Atenção Primária para monitorar a saúde da pessoa idosa, identificando precocemente fatores de risco como a perda de equilíbrio, problemas de visão ou o uso de múltiplos medicamentos, agindo antes que o acidente aconteça”.

COMO PREVENIR – Entre as principais orientações, a Sesa destaca a adoção de medidas simples e eficazes que podem fazer a diferença na prevenção de quedas, como manter os ambientes domésticos livres de obstáculos, instalar barras de apoio em locais estratégicos como banheiros, corredores e ao lado da cama, utilizar calçados adequados, garantir boa iluminação, praticar exercícios físicos regularmente para fortalecimento muscular e equilíbrio, e revisar o uso de medicamentos com a equipe de saúde.

Para dar suporte a essas ações, o Paraná desenvolve diversas políticas de saúde voltadas à população idosa. As estratégias possibilitam não apenas a melhoria da qualidade de vida desse público, mas também dão suporte às equipes de saúde em todo o Estado. A Linha de Cuidado da Saúde da Pessoa Idosa do Paraná prioriza o rastreio da funcionalidade desse público na rede do Estado, permitindo que equipes multiprofissionais atuem de forma preventiva antes do agravo.

Leia mais:  Sanepar abre canal digital a empresas que buscam parcerias em novos negócios

“O projeto Envelhecer com Saúde no Paraná norteia nossos trabalhos, ações e iniciativas voltadas à população idosa no Estado. Mantemos um olhar atento e sabemos da importância de aprimorar continuamente nossas políticas públicas para garantir um envelhecimento com dignidade e segurança”, disse Maria Goretti Lopes, diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa. “Capacitamos nossos profissionais e oferecemos materiais de apoio que servem como referência para orientar tanto as equipes quanto as famílias e cuidadores”.

CAPACITAÇÃO E MANUAIS – Como parte dessa estratégia de qualificação, a Sesa disponibiliza gratuitamente o “Curso Introdutório Linha de Cuidado à Saúde da Pessoa Idosa” na plataforma Avasus Paraná, que conta com um módulo voltado especificamente para a prevenção de quedas e acidentes domésticos, direcionado aos profissionais de saúde que atuam na ponta.

Com foco na prevenção de quedas, a Sesa, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), também disponibiliza o Manual de Prevenção de Quedas de Idosos, que aborda os principais riscos e apresenta medidas preventivas essenciais para garantir a segurança dos idosos em seus lares. O material didático traz recomendações práticas para cômodos como banheiros, quartos, cozinhas e escadas.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262