Connect with us


Polícial

Com 922 novas viaturas, Polícia Civil do Paraná terá maior renovação de frota da história

Publicado em

O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou nesta segunda-feira (5) 922 viaturas para todas as unidades da Polícia Civil do Paraná, a maior renovação de frota da história do Estado. Do total, 837 são locadas e 85 adquiridas, totalizando um investimento de R$ 11 milhões para a compra e de R$ 32 milhões anuais nas locações. Serão 146 municípios beneficiados.

A renovação da frota alcança todas as regiões do Estado e faz parte de um plano de modernização das polícias no Paraná, que em pouco mais de três anos receberam mais de R$ 2 bilhões em investimentos. Além de veículos, a estruturação inclui a construção de novas delegacias, novas armas, coletes e equipamentos para a corporação e a contratação de policiais.

Ratinho Junior ressaltou que todas as 161 comarcas do Paraná passaram a contar com delegados titulares, após a contratação, no ano passado, de mais de 400 servidores para o quadro da Polícia Civil. Além disso, o Estado acabou com um problema histórico, com o fim da custódia da população carcerária pela Polícia Civil, transferindo cerca de 12 mil pessoas que estavam encarceradas em delegacias.

“Quando assumi o governo, em 2019, a Polícia Civil tinha vários problemas, inclusive de estrutura. Nosso desafio foi tirar a corporação do fundo do poço e torná-la referência para o País”, afirmou Ratinho Junior. “E hoje estamos cumprindo mais uma etapa desse trabalho com a entrega dessas viaturas. Já fizemos uma boa contratação de delegados e agentes, estamos reestruturando as delegacias e adquirindo novos armamentos e equipamentos”.

Leia mais:  PCPR prende mulher suspeita pelo homicídio do próprio pai em Iracema do Oeste

O governador ressaltou que a estruturação passa por todas as forças de segurança do Estado. “Com mais investimentos, estamos reestruturando a Polícia Civil, a Polícia Científica, a Polícia Penal, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Com esse conjunto, temos uma segurança pública de qualidade, que passou a ser referência para o Brasil”, salientou.

O delegado-geral da Polícia Civil, Sílvio Rochemback, explicou que está sendo feito um investimento constante para a melhorar a resolução de crimes. “O objetivo do Governo do Estado é ter as melhores polícias do País, e por isso está investindo fortemente na renovação da frota, na reposição permanente do efetivo e na construção de novas delegacias. Com equipamentos mais modernos e melhores condições de trabalho, quem ganha é a população”, afirmou.

LOCAÇÃO – O processo para aquisição e locação de veículos foi conduzido pela Secretaria de Estado da Administração e da Previdência, através do Departamento de Transporte Oficial. Os veículos próprios (inservíveis ou antieconômicos) que foram substituídos pelos locados serão leiloados e a receita obtida será revertida para a modernização da frota própria, necessária para as atividades estratégicas e essenciais das polícias.

A locação, destacou o delegado-geral, traz uma série de benefícios e mais agilidade no trabalho, com a substituição rápida dos veículos que vão para a manutenção, usados há mais de 30 meses ou que tenham rodado mais de 110 mil quilômetros; com frota reserva por conta da locadora, carros mais econômicos e menos poluentes. Além disso, as viaturas contam com rastreamento e identificação do condutor, otimizando a gestão e uso adequado com mais controle e transparência na utilização.

Leia mais:  PCPR prende em flagrante casal suspeito de praticar furto à residência em Pontal do Paraná

“A viatura locada nos dá mais agilidade. É a garantia de que se uma viatura estragar, terá uma reposição imediata para que os policiais não deixem de atender a população, além de reduzir significativamente o custo com manutenção”, explicou. “É uma nova dinâmica, fruto de uma gestão pública voltada para resultados”.

“A Polícia Civil estava com uma frota sucateada, que agora está sendo totalmente renovada, com viaturas ostensivas e veladas que vão dar maior mobilidade aos policiais civis”, acrescentou o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.

INVESTIMENTOS – A entrega dá sequência a uma série de investimentos nas forças de segurança do Estado. Em abril do ano passado, 98 novos veículos foram destinados às polícias Militar e Civil, totalizando um investimento de R$ 19,1 milhões, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Os veículos foram adquiridos com o objetivo de reduzir o tempo de uso das viaturas de dez para cinco anos.

Em junho de 2022, as forças de segurança do Paraná ganharam um reforço importante na frota de viaturas. Com um investimento total de R$ 55,3 milhões, foram adquiridos 250 veículos, 88 motos e seis embarcações para a Secretaria da Segurança Pública (Sesp), substituindo a frota das polícias Civil, Militar e Científica, Corpo de Bombeiros e Departamento de Polícia Penal (Deppen).

Fonte: PJC PR

Comentários Facebook

Polícial

Integração e Esporte: 17ª Corrida do 14º Batalhão atrai grande público em Foz do Iguaçu

Published

on

Na manhã deste domingo (21), as ruas de Foz do Iguaçu e a sede do 14º Batalhão de Polícia Militar (14º BPM) foram tomadas por esporte, superação e um forte espírito comunitário durante a realização da 17ª Corrida do 14º BPM. O evento foi um verdadeiro sucesso institucional e de público, registrando a marca expressiva de 1.400 inscrições totalmente esgotadas. Corredores profissionais, atletas amadores, policiais militares e famílias inteiras reuniram-se logo cedo para prestigiar a prova, transformando a sede da unidade em um ambiente festivo e de celebração da saúde junto à população local.

O prestigiado evento esportivo contou com ampla participação da comunidade regional e reuniu diversas autoridades civis e militares na região da tríplice fronteira. Estiveram presentes o Secretário de Segurança Pública do Paraná, coronel veterano Saulo de Tarso Sanson Silva; o Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Jefferson Silva; o Subcomandante-Geral da PMPR, coronel Paulo Renato Aparecido Siloto; o comandante do 5º Comando Regional de Polícia Militar (5º CRPM), coronel Valmir de Souza, os quais foram recebidos pelo comandante do 14º BPM, major Eliseu Gonçalves. O evento reforçou o compromisso da corporação em fomentar iniciativas que estreitem os laços com os cidadãos, abrindo as portas do batalhão para a integração social.

O Secretário de Segurança Pública do Paraná, coronel veterano Saulo de Tarso Sanson Silva, parabenizou a organização impecável liderada da edição e destacou a relevância de iniciar uma semana de agendas estratégicas na região com um evento tão significativo. “É um belo de um evento, com organização impecável e toda a equipe está de parabéns por trazer a comunidade para participar ativamente dentro do quartel, com todas as atrações. Essa grande mobilização antecede uma semana importante em Foz do Iguaçu, onde teremos eventos como o SULMaSSP e a Missão Paraná na região, promovendo alinhamento estratégico com comandantes e gestores das demais forças de segurança, além da intensificação de operações policiais, visando trazer ainda mais segurança para essa localidade. Por fim, ver essa sinergia com a sociedade logo no domingo é motivo de muita satisfação”, afirmou o secretário.

Leia mais:  PCPR prende homem suspeito de feminicídio e homicídio tentados em Foz do Iguaçu

O Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Jefferson Silva, também expressou sua satisfação com o sucesso do evento e a demonstração de profunda integração com a comunidade. “É uma satisfação estarmos participando desse importante evento, com a oportunidade de recebermos a sociedade local dentro do nosso quartel. Isso demonstra de forma efetiva a importância dessa proximidade entre a população e a Polícia Militar, que procura fazer a diferença todos os dias na segurança pública para a população paranaense”, ressaltou o Comandante-Geral.

Com trajetos dinâmicos e uma estrutura completa de apoio aos corredores, a 17ª Corrida do 14º BPM encerrou-se com um saldo altamente positivo, deixando um legado de união e incentivo à qualidade de vida na região oeste do estado. O encontro provou que o esporte e a segurança pública caminham juntos na promoção do bem-estar e da cidadania. O Centro de Comunicação Social da PMPR parabeniza todos os atletas, organizadores e os 1.400 participantes que cruzaram a linha de chegada, reafirmando o compromisso de continuar integrando a corporação com a comunidade.

MISSÃO PARANÁ – A Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP/PR) promove, entre os dias 22 e 26 de junho, a 9ª edição da Missão Paraná em Foz do Iguaçu e municípios da região Oeste. O objetivo principal da iniciativa é aproximar o Estado da população local e intensificar a integração entre as forças policiais por meio de ações operacionais, reuniões com prefeitos e atividades em escolas, que incluem conscientização sobre políticas de prevenção à violência contra a mulher do programa Mulher Segura.

Leia mais:  PCPR participa de encontro internacional sobre Entrevista Investigativa em São Paulo

SULMaSSP – Paralelamente às ações comunitárias e preventivas da missão, a cidade também sedia o encontro do SULMaSSP, evento que reúne os secretários de Segurança Pública dos estados do Sul, de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. O foco do comitê interestadual é o compartilhamento de informações e o alinhamento de estratégias conjuntas para combater as organizações criminosas, com atenção especial voltada para o reforço da segurança nas divisas e na região de fronteira.

Centro de Comunicação Social da PMPR.

Fonte: Polícia Militar PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262