Connect with us


Paraná

Casa Gomm abre nesta segunda-feira exposição com arte inspirada em cavernas

Publicado em

A Casa Gomm, sede da Coordenação do Patrimônio Cultural (CPC), da Secretaria estadual da Cultura, abre a partir desta segunda-feira (5) a exposição coletiva “Espeleo Artes Visuais”. A mostra faz parte da programação do Dia Mundial do Meio Ambiente e das atividades do 37º Congresso Brasileiro de Espeleologia, que este ano está sediado na capital paranaense.

Nesta edição, um dos braços inovadores do congresso são as atividades da EspeleoArte, que se propõe a divulgar o universo subterrâneo por meio de eventos artístico-culturais para a população de um modo geral, saindo das fronteiras do Congresso e utilizando espaços públicos conhecidos da cena cultural.

A iniciativa conta apoio com a Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav), Prefeitura de Curitiba e Secretaria de Estado da Cultura.

A exposição da Casa Gomm é composta por obras de 17 artistas de diferentes regiões do Brasil inspiradas no universo subterrâneo, resultados de meses de trabalho. Algumas delas, inspiradas em experiências próprias em cavidades, outras em uma imersão de dois dias em cavernas do Paraná, no Parque Natural Municipal das Grutas do Bacaetava em Colombo e no Parque Estadual de Campinhos em Tunas do Paraná (Região Metropolitana de Curitiba), assim como de um minicurso teórico ministrado pelo espeleólogo Paulo Rodrigues Simões.

Leia mais:  Segunda edição do programa Sanepar Startups será lançado no 32º Congresso da ABES

A Gruta do Bacaetava em Colombo, a Gruta dos Jesuítas em Tunas, e a Gruta da Lancinha em Rio Branco do Sul foram fonte de inspiração para alguns artistas. Fazem parte do coletivo os artistas André Brik, Birgitte Tummler, Carlos Alberto Colzato, Claudia Lara, Emerson Oliveira, Hortencia Bueno, Julia Ishida, Lavalle, Luiz Gustavo Vardânega Vidal, Luiz de Souza, Márcia Széliga, Osmar Carboni, Pirilo, Raro de Oliveira, Regina Nunes, Rogério Borges e Sandra Hiromoto. 

“Essas artes têm o objetivo de expressar, encantar e sensibilizar com esse patrimônio natural tão importante, que são as cavernas, e buscar a compreensão para sua conservação”, afirma Birgitte Tümmler, curadora da mostra e coordenadora do EspeleoArte.

Serviço:

“Espeleo Artes Visuais”

Abertura: dia 5 (segunda-feira), às 19h – até 15 de agosto

Horário de visitação: segunda a sexta, das 9h30 às 17h30

Casa Gomm – Rua Bruno Filgueira, 850 – Curitiba – Paraná

Entrada gratuita com acessibilidade

Programação completa disponível AQUI

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Estado participa de encontro em Francisco Beltrão e fortalece políticas públicas para os idosos

Published

on

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), participou nesta terça-feira (23) do Encontro Regional – Municípios que Cuidam, em Francisco Beltrão. O evento reuniu gestores, equipes técnicas e representantes de cidades do Sudoeste do Paraná para fortalecer as políticas públicas voltadas à pessoa idosa e ampliar a adesão ao Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa (Papi).

O evento reuniu municípios que estão em processo de adesão ao programa, em fase de certificação ou que desejam conhecer e integrar a política estadual voltada à pessoa idosa. A programação incluiu orientações técnicas, compartilhamento de experiências bem-sucedidas, formalização de compromissos e debates sobre os desafios do envelhecimento populacional.

Durante a abertura, a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Mariana Neris, destacou a importância da atuação conjunta entre Estado e municípios para preparar as cidades para as mudanças demográficas em curso.

“O Paraná tem trabalhado para fortalecer políticas públicas que garantam qualidade de vida, autonomia e participação social às pessoas idosas. O Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa é uma ferramenta importante para apoiar os municípios na construção de ambientes mais inclusivos, acessíveis e preparados para o envelhecimento da população”, afirmou.

Leia mais:  Junho Paraná sem Drogas: entrevista trata do uso indiscriminado de cigarro eletrônico e da relação disso com outras drogas

Ao longo da manhã, os participantes acompanharam a assinatura de termos de adesão e compromisso, além de um painel sobre os três pilares do programa e os dez passos necessários para a certificação dos municípios, mediado por representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Também foram apresentadas boas práticas desenvolvidas por administrações municipais da região.

O prefeito de Francisco Beltrão, Antonio Pedron, destacou o trabalho que o município desenvolvendo em prol das pessoas idosas. 

“Quando Francisco Beltrão se torna uma cidade amiga da pessoa idosa, isso é o reconhecimento de um trabalho construído diariamente por muitas mãos. Temos investido em ações que promovem qualidade de vida, inclusão, convivência e proteção para a nossa população idosa. Receber um encontro como este também é uma oportunidade de trocar experiências com outros municípios e fortalecer ainda mais as políticas públicas voltadas ao envelhecimento ativo e saudável”, afirmou.

O evento ocorre em um momento de fortalecimento da política estadual da pessoa idosa e de consolidação do Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa. A iniciativa busca ampliar a capacidade técnica dos municípios, fortalecer a governança local e incentivar a implementação de ações intersetoriais voltadas ao envelhecimento ativo e saudável.

Leia mais:  Paranaprevidência: beneficiários que não se recadastraram terão pagamentos bloqueados

MUNICÍPIO – Francisco Beltrão foi escolhido para sediar o encontro por sua atuação em políticas públicas e iniciativas voltadas ao cuidado da população. Neste mês, promove ações do Junho Violeta, campanha de conscientização e enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, tema que segue entre os principais desafios para a rede de proteção social, juntamente com todo o Estado.

No período da tarde, a primeira-dama de Francisco Beltrão, Rose Pedron, coordenou as visitas técnicas a equipamentos públicos, espaços de convivência e iniciativas locais voltadas à população idosa, permitindo conhecer na prática como esses programas estão sendo aplicados no dia a dia.

MUNICÍPIO PRESENTES – Além de Francisco Beltrão, participaram representantes de Marmeleiro, Pato Branco, Clevelândia, Mangueirinha, Nova Prata do Iguaçu, Sulina, Salto do Lontra, Realeza, Salgado Filho, Manfrinópolis, Chopinzinho, Boa Esperança do Iguaçu, São Pedro do Ivaí, Coronel Vivida, São Jorge D’Oeste, Planalto, Nova Esperança do Sudoeste, Itapejara D’Oeste, Coronel Domingos Soares, Palmas, Capanema, Enéas Marques, Saudade do Iguaçu, Palmas, Capanema, Bela Vista da Caroba, Santo Antônio do Sudoeste e Dois Vizinhos.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262