Connect with us


Paraná

Governador se reúne com representantes do Banco Mundial e prospecta novas parcerias

Publicado em

O governador Carlos Massa Ratinho Junior se reuniu nesta sexta-feira (12) com representantes do Banco Mundial nos Estados Unidos. O encontro marcou o encerramento da passagem da comitiva liderada por ele a Nova York e Washington. A semana teve agendas com empresários, fundos de investimentos, diplomatas, representantes comerciais e bancos, nas quais foram apresentadas as principais iniciativas do Governo do Paraná e as possibilidades de construção de novas parcerias, principalmente na área de infraestrutura.

Ele teve encontros bilaterais com Ayat Solimna, diretora de Estratégia e Operações do Banco Mundial; Erivaldo Gomes, diretor executivo do Brasil da entidade; e Alfonso Garcia Mora, vice-presidente regional para América Latina, Caribe e Europa da instituição. A série de reuniões acontece na mesma semana em que o diretor do Banco Mundial para o Brasil, Johannes Zutt, visitou o Paraná para formalizar o início do financiamento de US$ 130 milhões entre as partes para investimentos em saúde, proteção do meio ambiente e modernização da administração pública.

O governador destacou o bom momento da economia do Paraná, a quarta maior do Brasil, com as menores taxas de desemprego da história recente e um ciclo robusto de investimentos privados, que já ultrapassa R$ 180 bilhões. “Estamos crescendo em ritmo acelerado na industrialização do agro paranaense, gerando muitos empregos e novas oportunidades. Exportamos em larga escala e temos um sistema de financiamento bem estruturado, com apoio do BRDE e da Fomento Paraná, além da infraestrutura de estradas e da Sanepar e Copel”, afirmou.

Ele também destacou o ecossistema de inovação e das universidades estaduais, reconhecidas globalmente pelos cursos bem estruturados. “Na base, a educação pública do Paraná é a melhor do Brasil, utilizando muita tecnologia. No ensino superior, temos sete universidades, polos tecnológicos, 21 mil doutores e ecossistemas de inovação nas grandes cidades. Esse trabalho garante ao mercado mão de obra qualificada e profissional. Estamos cada vez mais conectados com os anseios da sociedade civil”, complementou.

Por fim, Ratinho Junior apresentou um panorama da infraestrutura e perspectivas de futuro. O Estado captou financiamentos internacionais e aplicou mais de R$ 6 bilhões em infraestrutura nos últimos anos, consolidando algumas obras aguardadas pela população, como a revitalização da Orla de Matinhos, a pavimentação em concreto da PRC-280 e a duplicação da Rodovia dos Minérios. No horizonte estão o novo pacote de concessões rodoviárias, com 3,3 mil quilômetros, a Nova Ferroeste, a Ponte de Guaratuba e o novo Moegão do Porto de Paranaguá.

Leia mais:  Com duas pontes emblemáticas e novas rodovias, Estado tem 2023 de muitas obras

“Estamos trabalhando fortemente na questão de infraestrutura porque é o que viabiliza as possibilidades dos investimentos. O Paraná tem um papel para a segurança alimentar do mundo, a promoção da sustentabilidade e o crescimento das cidades. Tudo isso passa por uma boa infraestrutura. Trabalhamos nesses projetos desde o começo da gestão e em breve teremos um novo Paraná”, acrescentou.

Ele também destacou a iniciativa de transformar o Paraná em um hub de hidrogênio verde. Recentemente, Ratinho Junior anunciou a criação do Programa de Energia Verde no Estado; a desoneração tributária da cadeia produtiva do insumo; linhas de crédito que somam R$ 500 milhões para fomentar investimentos no setor; assinou a resolução que cria o Descomplica H2R, que estabelece critérios para licenciamento ambiental do combustível; e sancionou a lei que cria a Política Estadual do Hidrogênio Renovável. 

“Somos líderes na produção de energia renovável no País e agora queremos sair na frente na discussão sobre hidrogênio verde, criando um ambiente favorável para atrair investimentos dessa cadeia para o Estado”, afirmou Ratinho Junior. “Temos plenas condições liderar esse processo e ser grande um fornecedor de energia para a Europa e outros países. O hidrogênio utiliza como matéria-prima a água, que temos em abundância no Paraná”.

POSSIBILIDADES – No primeiro encontro, Ayat disse que acompanha o progresso do Paraná e as perspectivas do Brasil. “Esperamos poder continuar essa parceria que já temos com o Estado, compor novos projetos e ver como podemos ajudar com a economia e o desenvolvimento do Paraná. Temos linhas de trabalho voltadas à sustentabilidade e saneamento. Também estamos trabalhado muito a questão do câmbio climático, o mercado de carbono. Trabalhamos com foco no crescimento verde, inclusivo e resiliente”, disse.

Leia mais:  Em Curitiba, Ministério Público do Paraná oferece denúncia por homicídio contra homem que usou carro para atingir taxista em meio a desentendimento no trânsito

Segundo ela, outro foco é com a agricultura familiar. “Queremos ter uma parceria nessa questão de segurança alimentar e questões ambientais”, afirmou. O Paraná já desenvolve programas específicos para esse segmento, como o Coopera Paraná, que viabiliza investimentos em pequenas agroindústrias, e Renda Agricultor, que apoia projetos construídos com o orientação de técnicos do Estado para aquisição de equipamentos e pequenas reformas.

Já Erivaldo destacou que o Paraná consegue aliar desenvolvimento com proteção ambiental. “O Paraná tem muito bem consolidada a sua área de agro e área de floresta, são bem delimitadas. E não há intenção de mudar isso. Acho que Banco Mundial pode ser um parceiro do Paraná na iniciativa ambiental de fortalecimento de alguns programas”, disse.

Por fim, Alfonso afirmou que há interesse do Banco Mundial em visitar o Paraná para conhecer de perto alguns projetos. “O Paraná é uma referência nas áreas de energia, agronegócio, turismo, e temos potencial e interesse em colaborar com boas iniciativas”, complementou.

BANCO MUNDIAL – O Paraná já tem uma grande parceria com o Banco Mundial. O programa Paraná Eficiente é uma operação de crédito destinada para a modernização dos serviços de saúde e dos sistemas de informação ambiental, políticas de redução de riscos de desastres e o fortalecimento do planejamento do setor público com gestão de investimentos.

A entidade ajudará o Estado a transformar hospitais pequenos em unidades multiprofissionais e operacionalizar o i9 Ambiental, que busca unificar dados para agilizar processos relacionados à gestão ambiental, de recursos hídricos e territoriais, promovendo a melhoria sistêmica, a inovação e a modernização desta área no Estado.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Encontro de secretários da Segurança discute ações integradas de combate ao crime

Published

on

O Paraná dá início nesta segunda-feira (22), em Foz do Iguaçu, à sexta edição do Encontro dos Secretários de Estado da Segurança Pública (SulMaSSP). Até quarta (24) , representantes do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul estarão reunidos para discutir estratégias de enfrentamento ao crime organizado, com foco na segurança de fronteiras e divisas.

Criado por iniciativa do Governo do Paraná, o SulMaSSP reúne periodicamente os estados participantes para fortalecer a cooperação entre as forças de segurança, ampliar a troca de informações e alinhar ações operacionais diante dos desafios comuns enfrentados pelas regiões de fronteira.

“A abertura de mais uma edição do SulMaSSP reafirma o compromisso dos estados participantes com a atuação integrada no enfrentamento ao crime organizado. Este é um espaço importante para compartilhar experiências, alinhar estratégias e fortalecer as ações conjuntas que garantem mais segurança para a população”, afirma o secretário da Segurança Pública do Paraná, Saulo de Tarso Sanson.

Além dos secretários estaduais, o encontro conta com a participação dos chefes das forças de segurança dos estados. Entre os assuntos debatidos pelas Polícias Militares, Polícias Civis, Polícias Científicas, Polícias Penais e Corpos de Bombeiros Militares estão o tráfico de drogas e armas, contrabando, circulação de foragidos da Justiça, novas formas de financiamento de organizações criminosas e gestão integrada de cenários de crises e desastres.

Leia mais:  Em Curitiba, Ministério Público do Paraná oferece denúncia por homicídio contra homem que usou carro para atingir taxista em meio a desentendimento no trânsito

A pauta desta edição inclui ainda o combate a atividades ilícitas exploradas pelas facções criminosas. Entre os temas em discussão está a falsificação de bebidas, prática que gera recursos para organizações criminosas e impacta os estados participantes.

O encontro também discutirá propostas de aperfeiçoamento da legislação federal relacionada à segurança pública. Para isso, foram formados grupos de trabalho temáticos que apresentarão suas conclusões no último dia do evento. As contribuições poderão ser encaminhadas ao Congresso Nacional.

A programação está organizada em seis eixos: integração regional, qualificação profissional, cooperação institucional, gestão e inovação, fronteira e território e políticas públicas.

Os grupos de trabalho abordarão temas como recuperação de ativos do crime organizado; audiências de custódia; recrutamento e formação de profissionais da segurança pública; inteligência artificial; policiamento em comunidades indígenas; política antimanicomial; enfrentamento à violência contra a mulher; atenção à saúde física e mental dos servidores e gestão de crises e desastres.

O trabalho desenvolvido no âmbito do SulMaSSP complementa iniciativas já adotadas pelo Governo do Paraná para reforçar a segurança nas fronteiras, como bases operacionais de Polícia de Fronteira, a atuação do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) da Polícia Militar do Paraná e as operações integradas realizadas em parceria com a Polícia Federal.

Leia mais:  Estado subsidia valor da entrada e facilita a compra de imóvel para famílias de Londrina

HISTÓRICO – Criado em 2023, o SulMaSSP reúne os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul para ampliar a cooperação interestadual no combate ao crime organizado e fortalecer a atuação integrada das forças de segurança. Realizado em uma das principais regiões de fronteira do País, o encontro reforça o papel do Paraná na articulação de ações conjuntas voltadas à segurança pública.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262