Connect with us


Paraná

Ofertado pelo IDR-Paraná, programa Inova Queijo inicia curso para produtores do Sudoeste

Publicado em

Produtores, manipuladores de alimentos, representantes de agroindústrias e agentes de assistência técnica e extensão rural se reuniram em Francisco Beltrão (Sudoeste) para o início do Inova Queijo. Trata-se de uma iniciativa de formação e aperfeiçoamento de queijeiros, realizada pelo IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater), em parceria com o Sebrae-PR, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Associação dos Produtores de Queijo Artesanal do Sudoeste do Paraná (Aprosud). A reunião aconteceu sexta-feira (28.04)

O Inova Queijo pretende aprimorar o trabalho desenvolvido pelos pequenos produtores, melhorando a qualidade dos produtos. Além disso, a iniciativa quer mostrar o potencial, a qualidade e o sabor dos queijos artesanais do Sudoeste do Paraná para todo o Estado, o Brasil e o mundo. O Inova Queijo terá treze módulos, de quatro horas cada com aulas teóricas e práticas.

A abertura do curso, em Francisco Beltrão, contou com a participação de 300 pessoas, de 48 municípios diferentes. Foram montadas três estações dinâmicas para que os participantes discutissem três temas: leite, produção e mercado. Também foi realizado um encontro de lideranças do queijo e uma degustação de queijos regionais.

Leia mais:  Terceiro maior empregador do país, Paraná soma 121 mil vagas de emprego criadas em 2025

O sucesso do Inova Queijo levou os realizadores do evento a lançar programas para continuar o desenvolvimento da cadeia de queijo artesanal. No dia 30 de junho, por exemplo, será realizado o Inova Queijo Pocket, na Via Tecnológica do Leite, em Francisco Beltrão. A Aprosud e o Sebrae também iniciaram o programa de indicação geográfica do queijo do Sudoeste, que deve dar uma identidade própria à produção da região e contribuir para a conquista de mais mercado.

CULTURA – A produção de queijos e derivados de leite faz parte da cultura do Sudoeste paranaense desde sua colonização. No entanto, os especialistas afirmam que é necessário conectar essa tradição ao futuro, para garantir a sustentabilidade das pequenas propriedades rurais que têm a produção de queijos como uma de suas fontes de renda. “O Inova Queijo é uma oportunidade para apresentar novas tecnologias aos queijeiros. A iniciativa, que está na segunda edição e acontece a cada dois anos, tem a missão de contribuir para a superação dos desafios que a cadeia produtiva do queijo artesanal enfrenta.”, afirma Rosane Bragatto, gerente regional do IDR-Paraná.

Leia mais:  UEL leva ensino, extensão, inovação e serviços para a Expo Londrina 2024

Os encontros são itinerantes e discutem temas como as preferências do consumidor da região Sul do Brasil em relação ao queijo colonial artesanal, saúde e sanidade do rebanho leiteiro, boas práticas de fabricação, princípios básicos da tecnologia de queijos, maturação, embalagem, rotulagem, causas e prevenção dos defeitos/problemas dos queijos, gestão da agroindústria e o mercado de queijos.

O curso promovido pelo Inova Queijo não tem custo para os interessados. Qualquer produtor pode fazer sua inscrição em um ou mais módulos, de acordo com sua disponibilidade, através deste LINK. As aulas acontecem das 13h30 às 17h30, na UTFPR de Francisco Beltrão. O Polo de Pesquisa do IDR-Paraná de Pato Branco vai fornecer o leite para a realização das aulas práticas que exigem, apenas, que o queijeiro tenha participado de 70% dos módulos anteriores.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Paraná tem redução de 10% nos homicídios e 22% nos roubos no 1º trimestre de 2026

Published

on

O número de homicídios caiu 10% no primeiro trimestre de 2026, no comparativo com o mesmo período de 2025, segundo dados do Centro de Análise, Pesquisa e Estatística (Cape) da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp). Foram 303 homicídios registrados em 2026 contra 334 no primeiro trimestre de 2025, que já foi o ano com os menores números da série histórica. Em 2024 haviam sido 451 homicídios nos três primeiros meses do ano somados, o que significa uma queda de quase 33% para 2026.

Outro ponto interessante é que no primeiro trimestre de 2026 um total de 278 municípios, ou seja, quase 70% das 399 cidades paranaenses, não tiveram nenhum homicídio. E em 73 municípios (62%) houve apenas uma ocorrência nos primeiros meses de 2026.

Pelo terceiro ano seguido os indicadores de criminalidade vêm mantendo a tendência consistente de queda no Paraná, atingindo mais uma vez os menores índices históricos.

“O trabalho bem realizado de forma inteligente e contínua das forças de segurança do Paraná tem acumulado bons resultados que são mostrados pelos números e pela melhora na vida da população. Mas não podemos parar enquanto houver crime, então o Estado do Paraná continua investindo em tecnologia e equipamentos, além de ampliação e do treinamento do efetivo policial para continuarmos evoluindo”, afirma o secretário da Segurança Pública, Saulo Sanson.

Leia mais:  Secretaria das Cidades fecha 2025 com R$ 4,2 bilhões empenhados em obras e equipamentos nos municípios

ROUBOS – Os crimes patrimoniais também caíram. Os roubos, onde há uso de força ou ameaça, tiveram nova queda no Paraná, com uma redução no primeiro trimestre deste ano de quase 23% (de 4.075 para 3.148) em relação ao mesmo período de 2025 e de quase 37% na comparação com 2024.

Já os roubos de veículos tiveram queda de 20% no primeiro trimestre deste ano no confronto com 2025 (de 541 para 360) e de mais de 35% comparado a 2024. E os furtos de veículos caíram mais de 15% com relação ao primeiro trimestre de 2025 e mais de 30% na comparação com 2024.

Em relação aos ambientes, os roubos a comércios diminuíram mais de 20% na comparação do primeiro trimestre de 2026 com 2025 e de mais de 50% com relação a 2024. No mesmo período, os roubos a residências caíram 16% de 2025 a 2026 (de 399 para 335) e quase 40% de 2024 a 2026. Quanto aos roubos em ambientes públicos, como ruas e praças, por exemplo, a queda do primeiro trimestre de 2025 para o mesmo período de 2026 foi de mais de 26% e no comparativo com 2024 a redução foi de quase 46%.

Leia mais:  Estado divulga atrativos na Espanha e país se torna o 3º emissor de turistas ao Paraná

“Um detalhe importante é que estamos conseguindo reduzir os crimes mais violentos, aqueles que mais ameaçam a vida do cidadão, como os homicídios e roubos. Isso traz mais tranquilidade para que as pessoas possam manter as suas rotinas de trabalho e lazer”, ressaltou Sanson.

Confira os dados do primeiro trimestre de 2026 AQUI .

GRANDE EVOLUÇÃO DESDE 2018 – Quando a comparação dos números é com o primeiro trimestre de 2018, a redução dos índices de criminalidade é ainda maior, mostrando a grande evolução da segurança pública do Paraná nesse período. O número de homicídios foi de 558 no primeiro trimestre de 2018 contra 303 no mesmo período de 2026, uma queda de quase 46%.

Na análise dos roubos, a queda comparativa é de quase 80%, saindo de 15.523 em 2018 para 3.152 em 2026. No mesmo período comparativo, entre o primeiro trimestre dos anos de 2018 e 2026, os roubos de veículos despencaram quase 84%, de 2.212 para 360.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262