Paraná
Parceria entre Estado e prefeitura gera R$ 17 milhões em novos investimentos para Colombo
Colombo vai receber cerca de R$ 17 milhões para obras de pavimentação de diversas ruas urbanas, a construção de uma nova capela mortuária e a aquisição de um veículo para uso do município. Os novos investimentos fazem parte de uma parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura da cidade, na Região Metropolitana de Curitiba, e foram anunciados nesta quarta-feira (19) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e o prefeito Helder Lazarotto, no Palácio Iguaçu.
Segundo o governador, os investimentos anunciados agora somam-se a outros importantes projetos em andamento na cidade. Ele citou como exemplos a obra de construção do Hospital Geral de Colombo, que após concluído terá capacidade para realização de 400 cirurgias por mês, e a duplicação da Rodovia da Uva, cuja nova etapa prevê investimentos de R$ 363 milhões ligando o trecho já duplicado ao Contorno Norte de Curitiba.
“Colombo deu um salto de desenvolvimento e qualidade nos últimos anos e a responsabilidade do Estado é tentar acompanhar este crescimento. Este pacote que anunciamos agora se junta a outras grandes obras que estão sendo feitas em parceria com a prefeitura e a novos investimentos que anunciaremos em breve, o que demonstra a importância de Colombo para a Região Metropolitana de Curitiba e para o Paraná”, afirmou Ratinho Junior.
As vias que receberão o novo pavimento são a rua da Imbuia, do Cedro, Corbélia, Roncador, das Funcionárias, das Hortênicas, Euclides Bandeira, Rosa Maschio Batistão, Altívio Gomes Junior, Bom Sucesso, Arapoti e Campo Mourão. Elas estão localizadas nos bairros Parque Embu, Paloma, São Dimas, Guarani e Guaraituba.
As intervenções deverão beneficiar milhares de moradores que residem e transitam nas regiões, que atualmente possuem ruas acidentadas e desniveladas, além de pouca arborização. A expectativa é que, após concluídas, elas garantam mais acessibilidade para motoristas e pedestres, inclusive aqueles com deficiência, além de um novo projeto paisagístico.
O projeto inclui os serviços preliminares, terraplanagem, base, revestimento, meio-fio e sarjeta, além de serviços de urbanização, sinalização de trânsito e drenagem. A pavimentação será feita em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), cujo processo de produção é feito com alta tecnologia, garantindo mais resistência, impermeabilidade, capacidade de dilatação térmica e resistência à erosão.
O repasse dos recursos para as obras será feito pela Secretaria de Estado das Cidades. De acordo com o secretário, Eduardo Pimentel, a liberação segue uma estratégia estabelecida pelo Executivo Estadual de dar agilidade ao encaminhamento das demandas apresentadas pelos prefeitos.
“O governador determinou um atendimento rápido aos municípios e, no caso de Colombo, a prefeitura se empenhou muito nos processos, o que garantiu a liberação destes R$ 17 milhões a fundo perdido, além de mais R$ 25 milhões em novos projetos que temos sendo preparados na secretaria para as próximas semanas”.
Asfalto Novo, Vida Nova: Governo orienta municípios para acelerar liberação dos recursos
- OUTROS INVESTIMENTOS – A nova Capela Mortuária será construída no bairro Jardim Monza, um dos mais populosos do município. A sua construção receberá R$ 600 mil de investimentos estaduais e uma contrapartida de mais R$ 687 mil da Prefeitura de Colombo.
Com 190 metros quadrados, a unidade comportará até 240 pessoas, o que permitirá a realização de até dois velórios de maneira simultânea. Além de duas salas fúnebres, o espaço será equipado com copa, banheiro adaptado e estacionamento.
Também houve a liberação para a licitação visando a aquisição de um veículo no valor de R$ 112,5 mil. Os recursos foram obtidos através de uma emenda parlamentar e o carro será utilizado para atendimento das demandas das equipes municipais de saúde.
Para o prefeito de Colombo, os investimentos viabilizados com o apoio estadual beneficiam toda a população. “O Estado tem sido parceiro do município desde o início da gestão, liberando recursos importantes e que fazem girar a economia da cidade, fomentando o comércio e gerando empregos, porque as empresas que trabalham nas obras contratam a mão de obra local”, declarou.
PRESENÇAS – Também participaram do anúncio o vice-governador Darci Piana; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Ademar Traiano; e os deputados estaduais Alexandre Curi, Gilberto Ribeiro e Ney Leprevost.
Fonte: Governo PR
Paraná
PMPR apreende veículos e cigarros e prende homem na divisa do Paraná com Mato Grosso do Sul
A Polícia Militar do Paraná (PMPR) apreendeu uma carga de cigarros contrabandeados e prendeu um homem na manhã desta sexta-feira (26), na região do Porto São José, na divisa entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul. A ação ocorreu por meio do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), em ação conjunta com o Comando de Aviação da PMPR (COMAV), o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e a Receita Federal do Brasil (RFB).
A ação teve início durante uma operação integrada de combate aos crimes transfronteiriços, quando as equipes realizaram um bloqueio tático na margem paranaense do Rio Paraná. Durante a fiscalização, três veículos suspeitos de transportar produtos ilícitos foram visualizados a bordo de uma balsa que fazia a travessia entre os estados.
- Estado oficializa criação de novos batalhões da PMPR e do Corpo de Bombeiros
- Polícia Civil do Paraná inaugura nova sede da Delegacia da Mulher de Toledo
De acordo com o sargento Teles, da PMPR, ao perceberem a presença policial, os envolvidos iniciaram o retorno imediato da embarcação em direção ao Mato Grosso do Sul, na tentativa de frustrar a abordagem e empreender fuga.
Diante da situação, dois policiais militares utilizaram uma embarcação de pesca cedida por um morador local e realizaram o acompanhamento fluvial, logrando êxito em atravessar o rio e desembarcar simultaneamente com a chegada da balsa à margem sul-mato-grossense.
“Durante a tentativa de abordagem, os condutores de duas caminhonetes desobedeceram à ordem de parada e avançaram com os veículos contra os policiais militares, colocando em risco a integridade física da equipe. Para repelir a agressão e cessar a ameaça, foram efetuados disparos direcionados aos pneus de um dos veículos”, explica.
FLAGRANTE – Ainda no porto de desembarque, a equipe policial prendeu em flagrante o condutor de um automóvel utilizado como veículo “batedor” da carga ilícita. Na sequência, foi realizado acompanhamento tático terrestre, sendo localizada, aproximadamente quatro quilômetros do local, uma caminhonete Fiat Toro carregada com caixas de cigarros de origem estrangeira. O condutor abandonou o veículo em movimento e fugiu para uma área de mata, não sendo localizado.
As equipes acionaram apoio aéreo e empregaram drones nas buscas, porém as condições climáticas, marcadas por intensa neblina, impossibilitaram a realização dos voos. Um segundo veículo envolvido na ação conseguiu evadir-se.
APREENSÕES – Como resultado da ocorrência, foram apreendidas duas caminhonetes Fiat Toro, aproximadamente 2 mil pacotes de cigarros contrabandeados, duas antenas Starlink e três aparelhos celulares. Um homem, de 27 anos, foi preso em flagrante.
O prejuízo estimado ao crime organizado é de aproximadamente R$ 274,9 mil.
O preso, os veículos e todo o material apreendido foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal para as providências cabíveis.
Fonte: Governo PR
-
Paraná7 dias agoPolícia Civil do Paraná apreende armas e haxixe na Rodoviária de Curitiba
-
Paraná7 dias agoPrevisão é de tempo bom e ausência de chuva para a 4ª Corrida do Porto
-
Esportes4 dias agoFrança supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
-
Entretenimento7 dias agoLore Improta exibe ensaio de Levi em clima de Copa do Mundo: ‘Mini craque chegou’
-
Educação5 dias agoObmep premia 682 estudantes com medalhas de ouro em cerimônia
-
Polícial6 dias agoPCPR prende homem investigado por furto em Marmeleiro
-
Polícial7 dias agoPolícia Civil do Paraná apreende armas e haxixe na Rodoviária de Curitiba
-
Política Nacional4 dias agoComissão aprova criação de cadastro no SUS para mulheres vulneráveis com risco de câncer
