Connect with us


Paraná

Conferências municipais de assistência social iniciam discussões sobre prioridades locais

Publicado em

Começaram nesta segunda-feira (03) no Paraná as Conferências Municipais da Assistência Social. Ao todo, serão realizados 399 encontros que abordarão questões de relevância, tendo como o principal tema a reconstrução do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). 

O principal objetivo é eleger prioridades locais e encaminhar as propostas elencadas ao Estado e à União, além de conferir os avanços realizados em âmbito municipal. A sociedade civil organizada também pode participar de todo o processo, contribuindo para o fortalecimento da área.

As prioridades eleitas pelos municípios serão levadas para a conferência estadual, que ocorre de 3 a 5 de outubro, em Cascavel.

“Estamos vivendo um importante momento para a assistência social aqui no Paraná. Temos as eleições da Sociedade Civil do Conselho Estadual de Assistência Social, as conferências municipais e estadual, mostrando a importância desta área na construção de um sistema coeso e fortalecido para atender as pessoas em vulnerabilidade”, disse o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni. “A união entre a sociedade civil organizada e do poder público é essencial para a construção destas políticas públicas”, enfatizou.

Leia mais:  Capacitação da Secretaria de Saúde reforça atuação de profissionais em emergências

Em Cascavel, a conferência municipal acontecerá em maio. Para o secretário municipal Hudson Márcio Moreschi Júnior, essa etapa é fundamental. “Teremos no dia 25 de maio a conferência municipal aqui em Cascavel, para levantarmos as propostas e ouvirmos a população sobre temas importantes, para levarmos à conferência estadual. Aqui vamos realizar, de 11 a 26 de abril, pré-conferências, quando iremos até os distritos da cidade, ficar ainda mais próximos da população e ouvir as propostas para o aperfeiçoamento do serviço de assistência”, destacou

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Estado entrega reforma e quadra coberta aguardada há anos em escola de Pinhais

Published

on

O governador em exercício Darci Piana entregou nesta sexta-feira (26) as obras de ampliação e reforma do Colégio Estadual Walde Rosi Galvão, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Com investimento de R$ 1,8 milhão, a intervenção contemplou a construção de uma quadra poliesportiva coberta, além de melhorias na infraestrutura da unidade.

As benfeitorias proporcionam mais conforto, segurança e melhores condições para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e esportivas. O colégio atende 380 alunos dos anos finais do Fundamental e do Ensino Médio.

“A educação transforma vidas. Quando o Estado investe em educação, investe no futuro das pessoas. É isso que estamos fazendo aqui em Pinhas: entregando uma quadra que a comunidade esperava há muito tempo e reafirmando o compromisso de oferecer uma educação cada vez melhor para todos”, ressaltou Piana.

As obras foram concluídas no início de junho e ampliaram significativamente a estrutura física do colégio. Antes da intervenção, a unidade contava com 1.913,74 metros quadrados de área construída, distribuídos em 12 salas de aula e demais ambientes administrativos e pedagógicos.

Com a execução do projeto, foram incorporados uma quadra poliesportiva coberta, um pórtico de entrada e uma central de gás, ampliando em cerca de 28% a área construída da unidade escolar.

“É uma quadra moderna, que carrega também uma história importante. Era uma obra que estava paralisada em razão de problemas de corrupção, mas foi retomada no Governo Ratinho Junior e agora está sendo entregue à comunidade. É um investimento de recursos públicos que se transforma em dignidade para os estudantes, para a comunidade escolar e para os professores que irão atuar na unidade”, destaca o secretário de Educação Roni Miranda.

Leia mais:  Paraná liderou a importação de suínos de alta genética em 2023, aponta boletim agropecuário

ADEQUAÇÃO – A nova quadra coberta garante um espaço para as aulas de Educação Física, protegido das condições climáticas, além de ampliar as possibilidades de realização de atividades pedagógicas, esportivas, culturais e de integração da comunidade escolar.

A intervenção também representa a retomada e conclusão de uma obra aguardada pela comunidade, fortalecendo a infraestrutura da rede estadual de ensino e contribuindo para a melhoria do ambiente escolar.

“Essa obra representa muito para toda a nossa comunidade escolar, para os nossos alunos e também ex-diretores que muito lutaram para ter essa quadra, que eu tenho a honra de entrega agora, na minha gestão”, disse a diretora do Colégio, Soledade dos Santos Silva Ribeiro. “Agradeço em nome da comunidade escolar a todos que se envolveram para que essa entrega se concretizasse”.

OBRAS NO PARANÁ – A entrega das obras do colégio de Pinhais integra um conjunto de investimentos realizados pelo Governo para modernizar as unidades da rede pública estadual. As intervenções têm como objetivo ampliar a oferta de vagas, modernizar os espaços pedagógicos e melhorar as condições de ensino e aprendizagem para estudantes e profissionais da educação em todo o Paraná.

Leia mais:  Prêmio máximo de R$ 1 milhão do Nota Paraná sai para a cidade de Cambé pela 2ª vez em um ano

Atualmente, o Governo do Estado mantém 236 obras escolares em execução. Desse total, 16 correspondem à construção de novas unidades e 220 são reformas e ampliações. Os investimentos ultrapassam R$ 660 milhões, sendo R$ 366 milhões destinados a novas construções.

Elas estão em diferentes níveis de execução. Em Apucarana, Araucária, Colorado e Ibiporã já ultrapassaram 75% de execução. E em algumas cidades (Rio Branco do Sul, Pontal do Paraná e Itaperuçu) as obras estão no início.

PRESENÇAS – Também acompanharam a entrega o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; os deputados federais Sandro Alex e Luizão Goulart; a prefeita de Pinhais, Rosa Maria; o vice-prefeito, Marcinho Pereira; o presidente da Câmara de Vereadores de Pinhais, Anderson Pioco; as deputadas estaduais Marli Paulino e Márcia Huçulak; e a chefe do Núcleo Regional de Educação Área Metropolitana Norte, Silvia Vieira Dias.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262